Em que se baseia o custeio ABC?

Perguntado por: Denis Igor Morais Baptista Rocha  |  Última atualização: 13. Februar 2022
Pontuação: 4.7/5 (52 avaliações)

O Custeio ABC é uma metodologia de rastreamento de custos das atividades realizadas por uma empresa e de verificação sobre como essas atividades estão relacionadas para a geração de receitas e o consumo de recursos. Sua principal função é amenizar as distorções provocadas pelo uso do rateio arbitrário.

Qual o objetivo do método de custeio ABC?

O Activity Based Costing ou Custeio Baseado em Atividades (ABC) é um método de custeio que tem como objetivo avaliar com precisão as atividades desenvolvidas em uma empresa (tanto industrial como de serviços ou comercial), utilizando direcionadores para alocar as despesas e custos indiretos de uma forma mais realista ...

O que é um direcionador de custos?

Os direcionadores de custos são as bases utilizadas para apropriar os custos dos recursos consumidos na empresa (salários, telefone, etc.) às atividades desempenhadas e das atividades aos produtos que se pretende custear.

O que é o sistema de custeio ABC?

Custeio ABC, do inglês Activity Based Costing, ou Custeio Baseado em Atividades, trata-se de uma metodologia aplicada em diversos negócios, auxiliando gestores a entenderem e definirem valores exatos sobre o quanto é gasto com a fabricação e a distribuição de um produto, ou, em outros casos, a prestação de um serviço.

Qual a principal vantagem do custeio ABC?

Vantagens e desvantagens do Custeio ABC
  • Melhor qualidade nas informações dos custos de produção ou serviços;
  • Pode ser usado como um sistema de contabilidade de gestão;
  • Menor necessidade de rateios arbitrários;
  • Identifica quais produtos ou serviços consomem mais recursos e seus consequentes gastos;

AULA 11 | CUSTEIO ABC (Exemplo Prático)

20 questões relacionadas encontradas

Qual a desvantagem do custeio ABC?

Como desvantagem apresenta-se a não obediência aos Princípios Fundamentais de Contabilidade, por não atender principalmente o princípio da competência, uma vez que os custos fixos, referentes a produtos e/ou serviços, ainda não vendidos, são levados diretamente para o resultado.

Qual a importância do custeio ABC para as empresas?

O Custeio ABC é uma metodologia de rastreamento de custos das atividades realizadas por uma empresa e de verificação sobre como essas atividades estão relacionadas para a geração de receitas e o consumo de recursos. Sua principal função é amenizar as distorções provocadas pelo uso do rateio arbitrário.

Quais as etapas de custeio ABC?

Para facilitar a implementação, recomenda-se seguir as seguintes etapas:
  • 1- Escolha das ferramentas adequadas. ...
  • 2- Planejamento e mapeamento de atividades. ...
  • 3- Definição e alocação de recursos. ...
  • 4- Definição dos Direcionadores. ...
  • 5- Cálculo e geração de relatórios.

O que é um direcionador de custos de um exemplo?

O direcionador de custos, no popular da controladoria chamados de “driver de custeio”, pode ser definido como uma transação que determina a quantidade de trabalho aplicada em uma atividade para saber o seu custo, assim como a quantidade de atividade usada para a produção de um produto ou a entrega de um serviço.

O que é um direcionador de recursos?

Os direcionadores de recursos são aqueles que demonstram a relação de consumo dos recursos por uma determinada atividade, ou seja o quanto cada atividade, produto ou serviço demanda para ser produzido, servindo para custear o produto.

O que são custos fixos exemplo?

Exemplos de custos fixos

Salário de funcionários; Aluguel de máquinas ou equipamentos envolvidos na confecção de produtos ou prestação de serviços; Manutenção de equipamentos; Entre outros gastos envolvidos na fabricação de um produto ou prestação de serviço que se mantém fixos independentemente da quantidade vendida.

Quais os tipos de direcionadores de custos?

O direcionador de custos determina a maneira como os recursos utilizam as atividades.
  • Há dois tipos de direcionadores de custos:
  • Direcionadores de custos de recursos: também conhecidos como direcionadores de custos de primeiro estágio, demonstram como as atividades consomem recursos e servem para custear as atividades.

O que são direcionadores de custos indiretos?

No custeio ABC todos os custos de overhead (custos indiretos) são apropriados primeiramente aos centros de atividade através os direcionados de recursos (estágio um), No estágio dois do processo ABC de apropriação, os custos de cada diferente atividade, cumprida em cada centro, são apropriados aos produtos através dos ...

Quais são os custos indiretos?

Os custos indiretos são aqueles que não possuem ligação direta com o produto. A principal característica deles é a impossibilidade da mensuração. Ou seja, não existe uma forma de medir as quantidades dos insumos utiliza pelos que os produtos que os consumiram.

Qual a importância do custeio baseado em atividades ABC para a tomada de decisões empresariais?

O sistema de custeio ABC permite melhor visualização dos custos através da análise das atividades executadas dentro da empresa e suas respectivas relações com os objetos de custos. ... No segundo estágio, denominado de “custeio dos objetos”, os custos das atividades são atribuídos aos produtos, serviços e clientes.

O que é classificação ABC qual sua finalidade?

A curva ABC tem, como principal finalidade, classificar todos os produtos que compõem o estoque de uma empresa de acordo com o grau de importância de cada um deles. Essa classificação pode ser feita de acordo com os preços de custo ou preços de venda de cada produto do estoque.

Como se forma o preço de venda utilizando como base o custeio ABC?

A lógica de funcionamento do custeio ABC é que as atividades consomem recursos e geram custos, enquanto os produtos utilizam as atividades e absorvem os custos. O método ABC aumenta o nível de detalhamento dos custos em relação ao método RKW. Cada atividade é relacionada a um produto ou serviço.

Quais são as desvantagens do custeio variável?

As maiores vantagens do método de custeio variável é definir a margem de contribuição, já mencionada acima, e esclarecer os custos dos produtos. No entanto, a sua desvantagem é que os dados apurados não são úteis em longo prazo e também não são podem ser usados na contabilidade da empresa.

Qual a vantagem e desvantagem do custeio variável?

As vantagens proporcionadas pelo custeio variável são basicamente com relação à produção de informações para a tomada de decisão. Do custeio variável extrai-se a margem de contribuição, que é a diferença entre o preço de venda e o custo do produto.

Qual o problema do custeio de absorção?

O custeio por absorção serve para calcular o custo total de um produto, considerando todos os custos diretos, como matéria-prima e tributações, até custos compartilhados, como o aluguel do pavilhão, manutenção de equipamentos, etc. Ele também serve para entender como a produtividade da empresa afeta nos custos.

O que são direcionadores de custos passei direto?

c. Direcionador é o termo utilizado para informar os custos diretos no Custeio ABC.

O que significa a sigla Rkw?

Esse método foi derivado do sistema desenvolvido na Alemanha no início do século XX conhecido por RKW (Reichskuratorium für Wirtschaftlichkeit). Em tradução literal para o português significa "Conselho Administrativo do Império para a Eficiência Econômica".

O que são direcionadores de primeiro estágio?

Os direcionadores de recursos ou de primeiro estágio são os fatores que determinam a ocorrência de uma atividade. Como as atividades exigem recursos para serem realizadas, deduz-se que o direcionador é a verdadeira causa dos custos.

O que é o custo padrão?

Custo-padrão é o custo planejado para a produção de um bem. Funciona como uma forma de planejamento, dentro de condições previstas. Também serve como uma medida de eficiência do processo produtivo, já que, ao ser comparado com o custo real, identifica os pontos em que podem ocorrer ineficiências ou desvios de recursos.

Qual a diferença básica entre o custeamento tradicional e o custeamento ABC?

“Atividade pode ser definida como um processo que combina, de forma adequada, pessoas, tecnologias, materiais, métodos e seu ambiente, tendo como objetivo a produção de produtos” Nagawaka (2001, p.

Artigo anterior
Quais os benefícios da prática de atividade física?
Artigo seguinte
Como apagar marcação no facebook?