Em que se baseia a Teoria do Conhecimento?

Perguntado por: Mauro Domingues de Moura  |  Última atualização: 20. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (46 avaliações)

De modo geral, a Teoria do Conhecimento tende a priorizar temas ligados à origem, limites e natureza de temas considerados cognitivos, ou seja, ocupa-se em entender, estudar e validar o conhecimento, a possibilidade de existência do conhecimento e quais os fundamentos, origens e valores.

O que é a teoria do conhecimento?

A Teoria do Conhecimento (ou Epistemologia) é aquela disciplina filosófica que trata em geral do conhecimento (e também de conceitos adjacentes como justificação, dúvida, certeza, crença, etc.).

Qual o objetivo da teoria do conhecimento?

A teoria do conhecimento, ou gnosiologia, é uma área da filosofia voltada para a compreensão da origem, natureza e a forma que tornam possível o ato de conhecer pelos seres humanos. Como disciplina da filosofia, a teoria do conhecimento surgiu na Idade Moderna, tendo como fundador o filósofo inglês John Locke.

Em que se baseia a teoria do conhecimento de Platão?

Segundo Platão, atingir o conhecimento implica converter o sensível ao inteligível – ou seja, despertar, reviver e relembrar esse conhecimento esquecido. Dessa forma, a alma se liberta das aparências para se abrir ao conhecimento das ideias verdadeiras.

Quais as principais teorias do conhecimento?

Uma revisão de literatura de temas relacionados as principais teorias do conhecimento é apresentada com ênfase no inatismo, na metafísica, no racionalismo, no empirismo, criticismo e fenomenologia.

Epistemologia (teoria do conhecimento) - Brasil Escola

25 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de conhecimento?

Existem quatro tipos de conhecimentos: empírico, científico, filosófico e religioso.

Quais são as duas grandes orientações da teoria do conhecimento?

41. São as duas grandes orientações da teoria do conhecimento: a) Física e Metafísica.

Quais são as principais ideias de Platão?

Platão acreditava que o Mundo Sensível está em constante movimento e mudança (algo que não ocorreria no Mundo das Ideias, que é eterno). Dessa forma, este mundo está suscetível a errar e a ser falho, ao contrário da realidade abstrata. Essas são as ideias de Platão, as principais e que caem nos vestibulares e Enem.

O que é a Teoria dualista de Platão?

Para Platão o mundo era dividido em duas esferas: a esfera inteligível e a esfera sensível . Essa divisão ficou conhecida como Dualismo Platônico. O mundo inteligível, segundo ele, era o mundo superior, já que era o mundo da sabedoria e do conhecimento.

Qual a função da teoria?

UMA DAS FUNÇÕES DA “TEORIA” É EXPLICAR DETERMINADOS DETERMINADOS FACTOS E FENÓMENOS FENÓMENOS. FENÓMENOS FENÓMENOS. UMA OUTRA FUNÇÃO DA “TEORIA” É AJUDAR-NOS A PREVER DETERMINADOS FACTOS OU FEMÓMENOS FEMÓMENOS.

O que a teoria do conhecimento pode nos ajudar no dia a dia?

Por ela, é possível estabelecer uma relação verdadeira entre todas as esferas do ser humano, unindo a metafísica (o que está além do mundo físico) e a física. Essa área também tenta identificar se o ser humano é capaz de compreender todo esse conhecimento de forma pura, estando neste mundo físico.

Quais são as três etapas do conhecimento?

Numa atividade acadêmica também tem as três fases do conhecimento: a difusa, a analítica e a sintética.

O que é conhecimento de acordo com a filosofia?

O conhecimento é a substantivação do verbo conhecer. Conhecer é o ato de entender, compreender, apreender algo por meio da experiência ou do raciocínio. O conhecimento fascina a humanidade desde a Antiguidade, quando a Filosofia passou a pensar os modos como o ser humano pode conhecer a verdade.

O que é teoria do conhecimento para Aristóteles?

Para Aristóteles, todo conhecimento principia com os sentidos ou as sensações (aisthesis), de maneira que não há “nada no intelecto que não estivesse antes nos sentidos”: a sensação, portanto, não é o engano ou a mentira, como dizia Platão.

O que é a filosofia do conhecimento?

O conhecimento filosófico é um conhecimento fundamentado na lógica e na construção ou definição de conceitos. É um conhecimento metódico que tem como objetivo encontrar explicações válidas para os diversos problemas propostos.

Por que a filosofia de Platão é considerada dualista?

Platão foi considerado um dos principais pensadores do período antropológico da filosofia grega. ... Inspirado pelas teorias de Parmênides acerca do imobilismo, Platão elaborou uma teoria metafísica dualista, que divide o mundo em duas categorias: o Mundo das Ideias e das Formas e o mundo sensível.

Qual o princípio dualista?

Dualismo é um conceito religioso e filosófico que admite a coexistência de dois princípios necessários, de duas posições ou de duas realidades contrárias entre si, como o espírito e matéria, o corpo e a alma, o bem e o mal, e que estejam um e outro em eterno conflito.

O que defendia o Platão?

Platão defendia o Inatismo, nascemos como principios racionais e idèias inatas. A origem das idéias segundo Platão é dado por dois mundos que são o mundo inteligivel, que é o mundo que nós, antes de nascer, passamos para ter as idéias assimiladas em nossas mentes.

Qual é a principal obra de Platão?

Tudo sobre quais as principais obras de Platão! A principal obra de Platão é, sem dúvidas, “A República”. Conhecida mundialmente por ser a síntese de suas principais ideias e falar sobre política, essa obra não foi escrita sozinha. Ela é uma dentre os outros 35 livros deixados por este grande filósofo!

Quais as características da teoria do conhecimento?

De modo geral, a Teoria do Conhecimento tende a priorizar temas ligados à origem, limites e natureza de temas considerados cognitivos, ou seja, ocupa-se em entender, estudar e validar o conhecimento, a possibilidade de existência do conhecimento e quais os fundamentos, origens e valores.

Como ocorre segundo Hume o conhecimento?

Para o filósofo, o conhecimento é desenvolvido através da experiência sensível do ser humano, a qual está dividida em duas partes: impressões e ideias. Essa teoria foi analisada em sua obra mais emblemática “Ensaio sobre o Entendimento Humano”, publicada em 1748.

Quais as formas de conhecimento para Kant?

Em Kant, há duas principais fontes de conhecimento no sujeito: A sensibilidade, por meio da qual os objetos são dados na intuição. O entendimento, por meio do qual os objetos são pensados nos conceitos.

Quais são as várias formas de conhecimento apresentadas?

As várias formas de conhecimento apresentadas neste capítulo são: conhecimento religioso, conhecimento filosófico, conhecimento do senso comum e conhecimento científico. A diferença é que cada una estuda um tipo de conhecimento específico.

Qual é o conceito de conhecimento?

A palavra conhecimento é algo que está presente na linguagem comum do dia a dia de todos nós. De uma forma empírica, podemos afirmar que conhecimento é o fato ou a condição de saber obtida através de uma experiência, vivência, ou de uma associação.

Artigo anterior
Como se Craftar um livro?
Artigo seguinte
Quem é o embaixador da Adidas?