Em que pese é que tipo de conjunção?

Perguntado por: Wilson Lucas Andrade de Valente  |  Última atualização: 16. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (45 avaliações)

Em que pese” como conjunção
A locução “em que pese” é classificada, conforme as diferentes classes de palavras, como uma conjunção concessiva. Por isso, seu sentido equivale àquele das formas “ainda que”, “apesar de”, “não obstante a”, “embora”, “conquanto” etc.

Em que pese é uma conjunção?

A expressão em que pese atua como uma conjunção concessiva, sendo variável em número, ou seja, concordando com o sujeito posposto. Exemplos: Em que pese o documento enviado, os diretores não estavam preparados para as alterações.

Quando usar o termo em que pese?

Quando queremos dar o sentido de “apesar de”, “mesmo que”, “não obstante”, “ainda que”, “independentemente de”, “malgrado”, “embora”, usamos a expressão em que pese, que é variável em número, ou seja, nesse caso o verbo pesar pode ser flexionado ou não,concordando com o sujeito posposto.

Em que pese os argumentos ou em que pesem os argumentos?

Moral da história: como o verbo concorda com o sujeito, "pesar" deve ser flexionado no plural ("Em que pesem os argumentos do ministro, o presidente Lula deve..."; "Em que pesem as irreprocháveis observações do articulista, a banca optou por não anular a questão, o que compromete a reputação da instituição").

Em que pese é sinônimo?

8 sinônimos de em que pese para 1 sentido da expressão em que pese: Apesar de: 1 apesar de, ainda que, mesmo que, não obstante, embora, malgrado, nada obstante, independentemente de.

CONJUNÇÃO - exemplos com todos os tipos para entender tudo - Toda Matéria

17 questões relacionadas encontradas

Como usar o qual seja?

A frase "O autor tem grave dever, qual seja o da lealdade processual" equivale a "O autor tem grave dever, o qual é o da lealdade processual". Se o antecedente está no plural, empregamos então "quais sejam": "Antônio possui algumas propriedades, quais sejam uma casa, um apartamento e uma chácara".

Como substituir a palavra considerando?

5 concebendo, imaginando, supondo, pressupondo, presumindo, tomando, conjecturando, conjeturando, especulando.

Em que qual?

Assim, é inadequado usar a expressão onde para indicar algo que não seja um lugar, como uma ideia, uma situação, uma decisão, uma entrevista, um filme, uma época,… Nessas situações, onde deverá ser substituído por: em que, no qual, na qual, nas quais ou nos quais.

Como se usa o quê?

O que ou o quê são construções corretas. Sendo compostas por duas palavras, a escrita de forma junta - oque - está errada. Que é um pronome indefinido sinônimo de qual coisa. Sendo usado em interrogações diretas e indiretas, é também chamado de pronome interrogativo.

O que são conjunções concessivas?

Na gramática da língua portuguesa, concessivo se refere às conjunções ou orações subordinadas por concessão. Consistem em frases que narram eventos contrários e subordinados ao fato importante expresso na oração principal, sendo que estes não impedem a execução desta ação.

Que não obstante?

O que é Não Obstante:

Não obstante é uma locução conjuntiva cujo significado se refere a uma situação de oposição a uma outra ideia apresentada, mas que não impede sua concretização. É sinônimo de "apesar de", "conquanto", "contudo", "a despeito de", "nada obstante".

Quando se acentua o quê?

O “que” é escrito com acento para apontá-lo como monossílabo tônico. ... Utiliza acento circunflexo quando um substantivo masculino antecede “que”. Geralmente significa “algo”, “alguma coisa”.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.

Qual a função do que?

Gramática. A palavra “que” pode exercer diferentes funções sintáticas no enunciado, como conjunção, pronome, substantivo, advérbio, preposição, interjeição ou partícula de realce.

Pode substituir em que por onde?

A palavra onde, como pronome relativo, somente pode ser utilizada para substituir um substantivo que exprima a idéia de lugar. Para a substituição de outros substantivos, utilize as formas "em que", "na qual" ou "no qual" em vez de "onde".

Em que exemplos?

Exemplo: «A universidade onde estudei é muito boa.» No entanto, pode ser substituído por em que ou na qual: «A universidade em que estudei é muito boa»; «A universidade na qual estudei é muito boa.» Nestes casos, a escolha deve recair sobre a melhor sonoridade.

O que é considerando?

Ter em consideração. 3. Ponderar; calcular; reputar.

Como escreve a palavra considerando?

Significado de Considerando

substantivo masculino Tendo em consideração, em conta: a educação está caótica, considerando a atual situação do Brasil. Etimologia (origem da palavra considerando). Gerúndio de considerar.

O que é dessa forma?

Indica a conclusão de uma ideia anterior: 1 dessa maneira, desse modo, desse jeito, desta forma, desta maneira, deste modo, deste jeito, assim, assim sendo, sendo assim, por isso, portanto, então, à vista disso, dessarte, destarte, isto posto, logo, por conseguinte, por consequência, consequentemente.

Qual seja entre vírgulas?

«O sujeito tem um papel importante na frase, qual seja o de conjugar o verbo.» Entendo essa expressão como uma oração adjetiva explicativa, por isso não uso vírgula após o «qual seja». ... Quando aparece apenas antecedido de vírgula tem, sobretudo, um valor expletivo, ou de realce: 2.

Quando usar dois pontos ou vírgula?

Diferença entre Dois Pontos e Ponto e Vírgula

Assim, o ponto é virgula indica uma pausa maior que a vírgula e menor que ponto, separando orações, ideias ou elementos textuais. Já os dois pontos, indicam uma pausa mais breve no discurso utilizado nos discursos diretos, explicações, citações, enumerações, dentre outros.

Qual seja sinônimo?

1 existam, vivam, estejam, achem-se, encontrem-se. Tornem-se: 2 tornem-se, fiquem, virem, façam-se.

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Como e quando usar?

Quando a conjunção ou é usada em enumerações com objetivo enfático: Pode vir quem vier: você, ou minha mãe, ou meu pai, ou minha avó, ou meu avô, ou o presidente, ou o papa. Ninguém me fará mudar de ideias!

Qual porque é usado no meio da frase?

- Por que: usado no início ou meio das orações. Aparece em frase interrogativas e pode ser substituído pelas expressões “pelo qual”, “ por qual”. ... As orações que possuem esse termo podem ser explicativas ou causais. Exemplo: vou ao parque porque (pois) quero brincar de balanço.

Artigo anterior
Qual o tamanho padrão de uma mesa de bar?
Artigo seguinte
Quais são os principais folguedos brasileiros?