Em que período o se é uma conjunção integrante?

Perguntado por: Joana Joana Pacheco Cruz  |  Última atualização: 16. März 2025
Pontuação: 4.1/5 (72 avaliações)

Resposta verificada por especialistas. É possível afirmar que o termo "se" se classifica como uma conjunção integrante no período colocado na alternativa D, uma vez que ele inicia uma oração subordinada substantiva.

Quando o se vai ser conjunção integrante?

Enquanto conjunção a palavra SE pode ser: 1.1. Conjunção subordinativa integrante: quando inicia uma oração subordinada substantiva. Exemplo: Perguntei se ela estava bem.

Como saber se é uma conjunção integrante?

É simples, basta analisar que antes dele há um substantivo (no caso, “as palavras”), e que ele faz a função de substituí-lo.

Que pode ser conjunção integrante?

Dessa forma, esse “que” se classifica como uma conjunção integrante pelo fato de introduzir uma oração subordinada substantiva. Vejamos, pois, este outro exemplo: Os alunos, que obtiveram boas notas, estão de férias.

Qual é a função da conjunção integrante?

⇒ Integrantes: são as conjunções presentes nas orações subordinadas substantivas, ou seja, que possuem a função do substantivo (sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo, complemento nominal ou aposto de outra oração): que e se. Exemplo: Rodrigo falou que gostaria de conhecê-la.

Aula de Português - Função do SE - Conjunção Integrante

26 questões relacionadas encontradas

Como saber se o se é pronome ou conjunção?

“Se” é pronome? A resposta para essa pergunta é: pode ser, mas nem sempre essa palavra exercerá a função de pronome. Como vimos na introdução, o “se” pode assumir outras classes gramaticais. As mais comuns são: conjunção (geralmente expressa condição) e verbo (indetermina o sujeito).

Como saber se é conjunção integrante ou pronome relativo?

O pronome relativo inicia oração subordinada adjetiva, e a conjunção integrante, oração subordinada substantiva. O pronome relativo sempre estará entre um verbo e um substantivo – ou palavra substantivada – que mantêm relação sintática entre si.

Como identificar uma conjunção?

Conjunção é a palavra invariável que relaciona duas orações ou dois termos que exercem a mesma função sintática. Quando duas ou mais palavras desempenham o papel de conjunção recebem o nome de locução conjuntiva.

Qual é a conjunção de se?

Enquanto conjunção, o "se" indica a idéia de condição, possibilidade; por isso, é uma conjunção condicional. É possível, portanto, iniciar uma sentença com uma oração condicional, ou seja, impondo-se uma condição para que um fato ocorra.

Que tipo de conjunção E se?

Condicionais: iniciam orações subordinadas estabelecendo relação de condição em relação a outra oração. As principais conjunções subordinativas adverbiais condicionais são “se”, “caso”, “desde que”.

Qual a função da conjunção se?

c) Conjunção subordinativa condicional – estabelece um sentido de condição, podendo equivaler-se a “caso não”. Ex: Se tivéssemos saído mais cedo, poderíamos aproveitar mais o passeio.

Como identificar a partícula se?

A partícula se pode aparecer na frase como: • Partícula apassivadora: Forma a voz passiva sintética (ou pronominal), juntando- se a verbos transitivos diretos. O verbo concorda com o sujeito. Exemplos: Vende-se casa. Vendem-se casas.

Quando o se é partícula integrante?

O pronome “se” será classificado como parte integrante do verbo quando esse for pronominal, ou seja, for, necessariamente, acompanhado de um pronome oblíquo átono.. Pronome como parte integrante do verbo (PIV) constrói a voz ativa.

O que é um pronome integrante?

A palavra se será pronome integrante do verbo quando aparecer junto de verbos pronominais, que são os que não se conjugam sem pronome. Por exemplo: suicidar-se, arrepender-se, queixar-se, zangar-se, ater-se, abster-se, etc. Além do pronome se, serão pronomes integrantes do verbo os pronomes me, te, nos, vos.

Quais são conjunções subordinativas?

As conjunções subordinativas servem como meio de ligação das orações, estabelecendo uma relação de dependência sintática entre elas. São termos invariáveis cuja principal função é unir uma oração principal (independente) a uma outra de nível sintático inferior para que exista um sentido completo.

Como usar a conjunção se?

– Se será conjunção condicional quando iniciar uma oração subordinada adverbial condicional, em que se expressa uma hipótese ou condição necessária para que se realize ou não a ação principal. Eis exemplos de conjunções e locuções conjuntivas condicionais: se, caso, desde que, etc.

Como se usa se?

O uso do “se” como índice de indeterminação do sujeito.

A indeterminação do sujeito é aquela na qual não conseguimos identificar quem realizou a ação. Neste caso, o “se” acompanha os verbos intransitivos, transitivos indiretos e de ligação, que obrigatoriamente são conjugados na terceira pessoa do singular.

Como usar o se?

Os verbos e o pronome “se” – dicas relevantes
  1. * Quando o verbo for de ligação. Como no exemplo a seguir:
  2. Era-se mais feliz aqui. * No caso de o verbo ser intransitivo. Perfeitamente constatável em:
  3. Quando se é persistente, luta-se em prol dos verdadeiros objetivos.
  4. Apartamentos à beira-mar são alugados.

Que conjunção integrante substitui por isso?

Cuidado com esses casos! “Bizu”: substitua toda a oração iniciada pela conjunção que por ISSO. Se for possível, é uma conjunção integrante mesmo!

Qual é a diferença entre um período simples é um período composto?

O período é um enunciado com sentido completo construído por uma ou mais orações. Quando há apenas uma oração, ou seja, um verbo, ele é chamado de período simples; quando há dois ou mais verbos, ele é chamado de período composto.

Artigo anterior
Com quantos anos mulher se aposenta por idade?
Artigo seguinte
Como funciona o título de capitalização Icatu?