Quem são os representantes das pteridófitas?

Perguntado por: Clara Vicente  |  Última atualização: 6. Januar 2025
Pontuação: 4.8/5 (52 avaliações)

Como representantes de pteridófitas podemos citar as samambaias e avencas, duas plantas muito utilizadas na ornamentação. No Brasil mais de 1000 espécies de pteridófitas são conhecidas.

Quais são os representantes das pteridófitas?

→ Classificação. As pteridófitas são atualmente classificadas em dois filos: Lycopodiophyta: Nesse grupo encontramos Lycopodium, Selaginella e Isoetes.

Quais são os três principais grupos de pteridófitas?

As pteridófitas são plantas vasculares sem sementes. As samambaias, avencas, cavalinhas e licopódios compõem o grupo das pteridófitas. As pteridófitas habitam principalmente ambientes úmidos e sombreados. Os filos Lycopodiophyta e Monilophyta agrupam os representantes atuais de pteridófitas.

Qual é a principal forma de reprodução das pteridófitas?

Reprodução das pteridófitas

Assim como nos demais vegetais, na reprodução sexuada das pteridófitas ocorre a alternância entre dois tipos de gerações, uma haplóide (n) e outra diplóide (2n). Por isso o ciclo é chamado de haplodiplobionte. A geração haplóide é o gametófito, estrutura que produz gametas através da mitose.

Qual a principal característica evolutiva das pteridófitas?

As pteridófitas (do grego pteridon = feto e phyton = planta), também chamadas de plantas vasculares sem sementes, são um grupo vegetal que se destaca pelo surgimento de uma importante novidade evolutiva: os vasos condutores de seiva (xilema e floema).

PTERIDÓFITAS - BOTÂNICA - Aula | Biologia com Samuel Cunha

36 questões relacionadas encontradas

Quem são os representantes do grupo das gimnospermas?

Os representantes mais comuns das gimnospermas são os pinheiros, sequóias e araucárias. As gimnospermas possuem certo valor comercial devido à extração madeireira, mas também são muito utilizadas como plantas ornamentais como os pinheiros domésticos.

Como é o ciclo de vida das pteridófitas?

O ciclo de vida das pteridófitas, assim como os ciclos das demais plantas, é caracterizado pela alternância de gerações. Isso significa que, durante a vida da planta, é possível observar uma fase gametofítica (que produz gametas) e uma fase esporofítica (que produz esporos).

Qual das seguintes características é exclusiva das pteridófitas?

Pteridófitas são plantas vasculares, ou seja, que apresentam vasos condutores de seiva. Essas plantas não possuem flores, sementes ou frutos e sua reprodução é dependente de água, uma vez que apresentam anterozoides flagelados que precisam nadar até a oosfera para que a fecundação ocorra.

Qual é a estrutura das pteridófitas?

Estrutura. O corpo das pteridófitas já pode ser dividido em raiz, caule e folhas. No caule, estão presentes os vasos condutores que nutrem todo o organismo. O caule pode ser subcutâneo e crescer abaixo do solo, ou, ainda, paralelo à sua superfície, sendo, assim, chamado de rizoma.

Quantas pteridófitas existem?

As pteridófitas constituem as plantas vasculares sem sementes, sendo atualmente classificadas em cinco classes – Lycopodiopsida, Psilotopsida, Equisetopsida, Marattiopsida e Polypodiopsida. As pteridófitas estão representadas por cerca de 10.500 espécies em todo mundo, sendo que a maioria ocorre nos trópicos.

Em que período surgiram as pteridófitas?

A parede celular das plantas é completa com lignina e compostos fenólicos e fundamentais para o revestimento dos vasos. Acredita-se que a pteridófitas tenha surgido a 460 milhões de anos.

Qual é a importância econômica das pteridófitas?

A principal importância econômica das Pteridófitas plantas, principalmente orquídeas e outras samambaias. Muitas espécies vêm sendo usadas na medicina, cerca de 220 espécies e, destas, aproximadamente 60 espécies são usadas no Brasil, entre elas, Dicranopteris pectinata (Willd.)

Qual é o nome científico de pteridófitas?

Pteridófitas (Filo Pteridophyta) - Biologia - InfoEscola.

O que indica corretamente um representante das pteridófitas?

e) Pteridófitas: plantas vasculares, sem flores; apresentam raízes, caule e folhas; possuem maior porte do que as briófitas. Ex.: samambaias.

Qual é a importância do vento na reprodução das pteridófitas?

Reprodução das pteridófitas

Os esporos geralmente são levados pelo vento e são germinados ao encontrar um substrato em condições favoráveis (ambientes úmidos) e assim formam o prótalo.

Qual é o habitat das pteridófitas?

As pteridófitas são plantas que gostam de lugares escuros e úmidos. Sendo assim, é fácil encontrá-las na Mata Atlântica e na Floresta Amazônica. Seus vasos condutores permitem que se adaptem a diversos ambientes, sendo por esse motivo utilizadas como plantas ornamentais por muitas pessoas.

Quais são os tipos de reprodução das pteridófitas?

A reprodução das pteridófitas acontece em um ciclo de alternância de gerações dependente da água para a fecundação e apresenta o esporófito como fase duradoura. As pteridófitas são as primeiras plantas vasculares, o que lhes permite, após a absorção da água e nutrientes do solo, transportá-los por todo vegetal.

Quais as características principais dos 4 grupos de plantas?

As plantas são divididas em briófitas (as mais simples, sem vasos condutores de seiva), pteridófitas (já têm vasos condutores de seiva, mas não têm flor nem semente), gimnospermas (que têm sementes não revestidas, como o pinhão, do pinheiro do Paraná), e as angiospermas (plantas com sementes revestidas em frutos e que ...

Qual a principal diferença entre as briófitas e as pteridófitas?

Quais as diferenças entre Briófitas e Pteridófitas? As Briófitas não possuem vasos condutores e sua fase de ciclo de vida predominante é a gametófita. As Pteridófitas possuem vasos condutores de seiva e sua fase predominante é a esporofítica.

Qual é o principal representante das briófitas?

São representantes das briófitas, os musgos, hepáticas e antóceros.

Qual é o nome do órgão masculino da flor?

As anteras de uma flor são os órgãos masculinos da flor. O estigma é a parte do aparelho reprodutor feminino, onde está o gameta feminino da flor. Para que ocorra a formação de sementes e frutos, é necessário que os grãos de pólen fecundem os óvulos existentes no aparelho reprodutor feminino.

O que as briófitas e as pteridófitas têm em comum?

De modo geral, briófitas e pteridófitas compartilham várias semelhanças, como o porte mais reduzido (elas não costumam crescer tanto) e a ausência de flores, frutos e sementes. Essa última característica, inclusive, faz com que elas sejam classificadas como plantas criptogramas.

Por que as pteridófitas dependem da água para sobreviver e as gimnospermas não?

Elas dependem da água para se reproduzir, por isso você observa a presença delas sempre em lugares úmidos, como por exemplo os musgos. Já as pteridófitas são vascularizadas e crescem mais do que as briófitas — o exemplo clássico é a samambaia. Assim como as briófitas, elas também dependem de água para reprodução.

Como são chamadas as pontuações escuras nas folhas das pteridófitas?

b) Os pontos escuros na face inferior da folha são os chamados soros, estruturas que surgem em resposta a um ataque de fungos patogênicos.

Artigo anterior
Qual o melhor bronze natural ou artificial?
Artigo seguinte
O que é preciso para Platinar o cabelo?