Em que ou em quem?

Perguntado por: Patrícia Miriam Simões Branco Azevedo  |  Última atualização: 11. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (73 avaliações)

Para nos referirmos às pessoas podemos usar tanto o pronome “quem” quanto o “que”. Foi ela quem me disse ou Foi ela que me disse? Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”!

Como usar o QUEM?

O uso do pronome relativo “quem”

Entre os principais pronomes relativos está o “quem”. Esse pronome refere-se a um termo, que pode ser um substantivo ou pronome, chamado de “termo antecedente”, substituindo-o no início da oração seguinte, que obrigatoriamente estará subordinada à primeira.

Como usar na qual é em quê?

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome.
  • Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais.
  • Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.
  • Com a preposição de: do qual, da qual, dos quais, das quais.

Que em pronome relativo?

O pronome relativo que é o de mais largo emprego, chamado de relativo universal, pode ser empregado com referência a pessoas ou coisas, no singular ou no plural. Não conheço o rapaz que saiu. Gostei muito do vestido que comprei. Eis os ingredientes de que necessitamos.

Como substituir a palavra que em uma redação?

Poderíamos usar, também, o em que ou na qual sem problema algum, já que se equivalem quando o antecedente é lugar. Não esqueça, então, que só se usa onde quando retoma lugar físico: “A casa onde…, A rua onde…”. Em outras situações, o conectivo poderá ser o que, o 'o qual', o cujo ou qualquer termo coesivo.

“Eu que fiz” vs. “Eu quem fiz”? Com Professor Noslen

18 questões relacionadas encontradas

Onde substitui em que?

Assim, é inadequado usar a expressão onde para indicar algo que não seja um lugar, como uma ideia, uma situação, uma decisão, uma entrevista, um filme, uma época,… Nessas situações, onde deverá ser substituído por: em que, no qual, na qual, nas quais ou nos quais.

O que posso usar no lugar do que?

1 em que lugar, em qual lugar, em que local, em qual local, em que parte, em que ponto, em que localidade. Exemplo: Onde você está? Em que: 2 em que, no qual, na qual, nos quais, nas quais.

Quando o que é um pronome relativo?

Pronome relativo é aquele que, normalmente, refere-se a um termo anterior (o antecedente) dentro de um enunciado, substituindo-o para que não seja necessário dividir a ideia em várias orações ou torná-la muito repetitiva.

Como saber qual é o pronome relativo?

Quando QUE é pronome relativo?
  1. substitui um substantivo, evitando a sua repetição;
  2. estabelece uma relação com o substantivo que substitui;
  3. aparece após o substantivo que substitui;
  4. pode ser substituído por o qual, a qual, os quais ou as quais.

Quando o que não é pronome relativo?

Veja estes exemplos: Sabemos que os livros educam e divertem. Observe que não há substantivo anterior ao que. Ele, portanto, não é pronome relativo.

Em que no qual na qual?

Ou seja, utiliza-se sempre onde para se referir a lugares, mas pode substituir-se por em que ou no qual, permanecendo a frase correta do ponto de vista gramatical e semântico. O mesmo não acontece com em que e no qual, que devem ser aplicados em situações que não se referem a lugares.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Quem ou a quem?

A forma correta de escrita é quem de acordo com a Gramática Portuguesa. Quem é um pronome relativo ( ou interrogativo ) que é usado para fazer referência a uma ou mais pessoas. Similar a dizer “alguém que”.

QUE É QUEM como sujeito?

O pronome relativo quem, quando introduz uma oração dependente, se torna sujeito dessa oração. Logo é obrigatória a concordância em pessoa e número entre o verbo e o sujeito ao qual está ligado.

Para quem ou pra quem?

Para é a forma mais correta de escrita da preposição, estando o seu uso sempre adequado. Deverá ser usada na linguagem escrita e na linguagem formal. Pra é a forma mais informal da preposição, devendo apenas ser utilizada na linguagem falada ou em textos informais e descontraídos.

Como saber se o que é pronome ou conjunção?

Para descobrir se se trata de uma conjunção integrante (que) é só analisar que antes dele não há um substantivo (haja vista que “necessário” é a palavra que o antecede). Portanto, ele não faz o papel de substituto de nenhum termo.

Como saber se o se é pronome ou conjunção?

“Se” é pronome? A resposta para essa pergunta é: pode ser, mas nem sempre essa palavra exercerá a função de pronome. Como vimos na introdução, o “se” pode assumir outras classes gramaticais. As mais comuns são: conjunção (geralmente expressa condição) e verbo (indetermina o sujeito).

Como analisar sintaticamente o pronome relativo?

Os pronomes relativos desempenham função sintática, na oração adjetiva. Para analisá-los, o melhor procedimento é montar a oração adjetiva substituindo o pronome relativo pelo seu antecedente. a oração adjetiva substituindo o pronome relativo pelo seu antecedente.

O que é pronome relativo em inglês?

Pronomes relativos em inglês são aqueles usados para ligar informações em uma frase. Alguns exemplos deles em português são “que”, “quem”, “o qual”, “cujo”… Em inglês eles também existem e têm a mesma função.

O que é pronome relativo em espanhol?

Os pronomes relativos (pronombres relativos) são aqueles que se referem a termos já mencionados e com os quais se relacionam. Esse tipo de pronome introduz uma oração subordinada adjetiva da qual faz parte.

Que é pronome relativo quando puder ser substituído pelo o qual?

Não se pode iniciar o período pela outra oração, pois o pronome relativo quem só funciona como sujeito, quando puder ser substituído por o que, a que, os que, as que, aquele que, aqueles que, aquela que, aquelas que. Outros exemplos: – Encontrei o garoto.

O que pode substituir o quê?

Como pronome interrogativo:
  • qual. ...
  • o qual, a qual, os quais, as quais. ...
  • o que, aquilo que, tudo o que. ...
  • quão, quanto, como, a que ponto. ...
  • de. ...
  • exceto, à exceção de, salvo, afora, menos senão, a não ser, tirante.

O que substitui o pronome que?

O pronome relativo que é o mais utilizado, sendo considerado um pronome relativo universal. Refere-se a coisas ou a pessoas e pode ser substituído por: o qual, a qual, os quais e as quais.

É mau ou mal?

“Mau” é sempre um adjetivo usado para descrever algo ou alguém de forma negativa. “Mal”, por sua vez, pode ser um advérbio de modo, um substantivo ou uma conjunção. Como advérbio, a palavra indica que algo não foi bem feito. Na forma de substantivo, refere-se à doença, tristeza ou problemas.

Qual é o sinônimo de em?

1 acerca de, acima de, além de, ante, ao respeito de, dentro de, depois que, diante de, em cima de, logo que, no encalço de, perante, sobre. Preposição que se contrai com artigos e pronomes: 2 nalgum, naquele, naquilo, nele, nesse, neste, nisso, nisto, no, noutro, num. Estes sinônimos foram úteis?

Artigo anterior
O que faz o cabelo crescer rapidamente?
Artigo seguinte
Quantos deuses havia no Areópago?