Em que ou em quais?

Perguntado por: Margarida Camila Pinheiro Guerreiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (32 avaliações)

“No qual”, “do qual” ou “em que”? Recomenda-se a utilização de “no qual”, “do qual” e “em que” quando não for um lugar físico.

Em que ou nas quais?

Assim, é inadequado usar a expressão onde para indicar algo que não seja um lugar, como uma ideia, uma situação, uma decisão, uma entrevista, um filme, uma época,… Nessas situações, onde deverá ser substituído por: em que, no qual, na qual, nas quais ou nos quais.

Quando Usa-se em que?

A expressão “em que” deve ser utilizada nas frases em que o “onde” não é permitido, por não se tratar de lugar físico. Observe os seguintes exemplos: -Nas mentiras em que caiu. -A direção divulgou nota em que afirma a contratação de novos funcionários.

Como substituir em que?

1 no qual, na qual, nos quais, nas quais, onde, quando.

Como substituir o uso do que na redação?

Nesse pequeno período, nós tivemos três ocorrências do pronome “que”. A sugestão da prof. Priscilla para melhorar o texto seria começar pela substituição da frase “que gravou a matéria” pela “autor da matéria”. Podemos trocar “que desagradou o público”, por “rejeitado pelo público”.

Pronomes Relativos I - o qual, a qual, os quais ou as quais?

23 questões relacionadas encontradas

Como evitar usar o quê?

Queísmo: 5 dicas práticas para não repetir o “QUE”
  1. 1) Use a oração reduzida de infinitivo. Ex: Planeje-se para que não haja prejuízo. ...
  2. 2) Use a oração reduzida de particípio passado. ...
  3. 3) Inverta a ordem da frase. ...
  4. 4) Use o pronome oblíquo. ...
  5. 5) Troque a oração adjetiva por uma locução adjetiva. ...
  6. Exercício para combater o queísmo.

Qual é a diferença entre na e em?

"Na" é a preposição em contraída com o artigo feminino "a". em+a Ex.: Estou na casa de minha amiga. "Em" é preposição. Ex: Estou em casa.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Em que no qual na qual?

Ou seja, utiliza-se sempre onde para se referir a lugares, mas pode substituir-se por em que ou no qual, permanecendo a frase correta do ponto de vista gramatical e semântico. O mesmo não acontece com em que e no qual, que devem ser aplicados em situações que não se referem a lugares.

Pode substituir no qual por onde?

Em que lugar: 1 em que lugar, em qual lugar, em que local, em qual local, em que parte, em que ponto, em que localidade.

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Qual é a diferença de porque é por quê?

No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.

Como usar o porquê?

Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.

Qual a função do pronome relativo QUE?

Temos que o pronome relativo “que” substitui seu antecedente, representado pelo vocábulo “alunos”. Nesse caso, ele exerce a função de sujeito da oração.

Como saber se o que é um pronome relativo?

Que é um pronome relativo quando:
  1. substitui um substantivo, evitando a sua repetição;
  2. estabelece uma relação com o substantivo que substitui;
  3. aparece após o substantivo que substitui;
  4. pode ser substituído por o qual, a qual, os quais ou as quais.

Qual a função do que?

Gramática. A palavra “que” pode exercer diferentes funções sintáticas no enunciado, como conjunção, pronome, substantivo, advérbio, preposição, interjeição ou partícula de realce.

Porque no Recife e não em Recife?

Não devemos reduzir o caso a uma simples discussão de certo ou errado. O fato é que no sul do país, costumamos omitir o artigo: “nasceu em Recife, vem de Recife, viajou para Recife”. Já os recifenses fazem questão do artigo.

Qual é a classe gramatical de que?

⇒ Pronome substantivo: equivale a que coisa. Quando for pronome substantivo, a palavra que exercerá as funções próprias do substantivo (sujeito, objeto direto, objeto indireto, etc.) Que aconteceu com você? ⇒ Pronome adjetivo: determina um substantivo.

Como evitar a repetição de palavras no texto?

9 estratégias para evitar a repetição de palavras no texto
  1. Leia bastante.
  2. Substitua as palavras.
  3. Faça o uso de hiperonímia e hiponímia:
  4. Sintetize os termos em uma única palavra.
  5. Empregue a técnica do epíteto.
  6. Faça o uso de metonímia.
  7. Omita termos por elipse.
  8. Transforme palavras por nominalização.

O que é o por quê?

Por que (separado e sem acento) é utilizado no meio das frases. Pode ser a junção da preposição por com o pronome relativo que ou com o pronome interrogativo que, assumindo assim dois empregos diferentes. Sendo pronome interrogativo, é sinônimo de: por qual motivo, por qual razão.

O que pode ser substituído por por quê?

PORQUE: é uma conjunção causal ou explicativa, podendo ser substituída por “pois”, “uma vez que”.

Quais os tipos de porquê?

Na língua portuguesa, existem 4 tipos de porquês (por que, porque, por quê e porquê) que são empregados da seguinte forma: Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa?

Qual é o porquê de pergunta?

Porque é uma conjunção subordinativa causal ou explicativa, unindo duas orações que dependem uma da outra para ter sentido completo. Quando usar por que? Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.

Qual é o porquê de resposta?

O porque, junto e sem acento, é utilizado principalmente em orações de resposta e/ou explicações. Tem como objetivo indicar a causa de algo ou a explicação de alguma coisa. Pode ser substituído por pois, visto que, uma vez que, entre outros.

Artigo anterior
O que é dolo e quais os seus elementos?
Artigo seguinte
Quais são os materiais isolantes?