Em que momento solicitar o Coombs indireto?

Perguntado por: Gustavo Igor Morais  |  Última atualização: 11. November 2024
Pontuação: 4.6/5 (45 avaliações)

No início do pré-natal o obstetra sempre solicita o exame para a tipagem sanguínea da gestante e, se ela tiver o fator Rh negativo, irá solicitar o exame de Coombs indireto e repeti-lo periodicamente durante a gestação.

Quando solicitar Coombs indireto na gestante?

Em caso de gestante Rh negativo e parceiro Rh positivo e/ou desconhecido, solicitar o teste de Coombs indireto. Se o resultado for negativo, repeti-lo em torno da 30ª semana. Quando o Coombs indireto for positivo, encaminhar a paciente ao pré-natal de alto risco7(D).

Quando se pede o Coombs indireto?

Para identificar se a gestante Rh negativa criou anticorpos, é necessário solicitar o exame de coombs indireto mensalmente para todas Rh negativas. A doença hemolítica foi a maior causa de mortalidade e morbidade perinatal até 1970.

Quando fazer o exame de coombs?

O teste de Coombs pode ser solicitado em várias situações, sendo fundamental para avaliar o risco para o desenvolvimento de anemia hemolítica na gestação, caso haja incompatibilidade sanguínea entre a mulher e a criança. Ou seja, se a mãe for RH negativo e filho RH positivo, o feto pode correr perigo.

Pode fazer Coombs indireto antes de engravidar?

Você poderá fazer o coombs fora da gravidez. Se ele for positivo, isto é, se você for isoimunizada, ele será também positivo fora da gravidez. Converse com o seu médico e solicite o exame antes de engravidar para que você fique tranquila.

TESTE DE COOMBS DIRETO E INDIRETO: O QUE É, COMO É FEITO E PARA QUE SERVE?

43 questões relacionadas encontradas

O que acontece se o Coombs indireto deu positivo na gravidez?

Caso este exame tenha como resultado coombs indireto positivo, essa gestante deve ser encaminhada para o pré-natal de alto risco para seguir com a investigação e intervenções pertinentes ao caso.

Quando a gestante deve tomar a imunoglobulina?

A administração da imunoglobulina anti-D deve ser realizada nas gestantes com Rh negativo, não sensibilizadas (Coombs indireto negativo), se classificação sanguínea do parceiro for Rh positiva ou desconhecida, nas seguintes situações: na 28ª semana de gestação (considerar sua utilização até a 34ª semana se for ...

Quando o Coombs indireto da Negativo precisa tomar vacina?

Quando identificada a incompatibilidade da mãe com o feto, a partir do teste chamado Coombs indireto, ou seja, o Rh da mãe é negativo (A -, B-, AB-, O-) e do bebê é positivo, é administrada a vacina entre 28 e 32 semanas da gravidez em todas as gestantes negativas com o objetivo de diminuir a chance de sensibilização.

Sou Rh negativo e estou grávida pela segunda vez?

A incompatibilidade do fator Rh não afeta a primeira gravidez, porque a mãe apenas desenvolve os anticorpos anti-Rh depois que tiver dado à luz ao primeiro bebê ou tiver tido um aborto espontâneo. A incompatibilidade do fator Rh pode ser prejudicial à segunda gravidez (e a todas as outras depois dela).

Sou Rh negativo e estou grávida pela primeira vez?

A principal precaução é verificar se você gerou anticorpos anti-Rh na gravidez anterior (se o sangue do primeiro é RH negativo não se preocupe, será feita a prevenção como se fosse a primeira gravidez na 28 semana e no pós parto.

Quando encaminhar a gestante para o pré-natal de alto risco?

Para o segundo grupo, é recomendado o acompanhamento de alto risco quando houve uma gravidez anterior com histórico de hipertensão, abortos de repetição, descolamento prévio da placenta, por exemplo.

Sou Rh negativo e estou grávida pela terceira vez?

À risco para está terceira gravidez?? É importante fazer o acompanhamento com o Coombs indireto. O normal é que o resultado seja negativo. Se mantiver negativo, à princípio isso não aumenta os riscos numa próxima gravidez.

Quando fazer imunoglobulina Pós-parto?

Profilaxia após o nascimento

Para uso pós-natal, o produto deve ser administrado em até 72 horas após o parto.

O que fazer com gestante Rh negativo?

O grande risco acontece quando a mãe possui Rh negativo e anticorpos irregulares negativos, e o pai é Rh positivo. Se essa situação for confirmada, é recomendado que a gestante receba injeções de anticorpos anti-Rh, principalmente com 28 semanas de gestação e 72 horas após o parto do primeiro bebê.

Quando acontece incompatibilidade ABO?

A incompatibilidade ABO é a causa mais frequente de icterícia hemolítica e ocorre quando a mãe do grupo sanguíneo “O” tem um RN dos grupos “A” ou “B”, visto que indivíduos do tipo sanguíneo “O” possuem anticorpos anti-A e anti-B que são passados pela placenta ao feto, levando a hemólise e liberação de bilirrubina ...

Como conseguir imunoglobulina anti-Rh pelo SUS?

A Vacina Imunoglobulina Anti-Rh ou Anti-D é disponibilizada no SUS? A Imunoglobulina Anti-Rh ou Anti-D só pode ser encontrada nos serviços privados de vacinação.

Quais são os exames do primeiro trimestre de gravidez?

Abaixo estão listados os primeiros exames que, geralmente, são pedidos no primeiro trimestre da gestação para iniciar o acompanhamento:
  • Tipagem sanguínea e fator Rh;
  • Teste de Coombs indireto nas pacientes Rh negativo;
  • Hemograma;
  • Urina tipo I;
  • Urocultura e antibiograma;
  • Glicemia de jejum;
  • Exame parasitológico de fezes;

O que acontece se não tomar a vacina de imunoglobulina?

Se o seu filho for Rh positivo e se você não fez a imunoglobulina, existe risco de isoimunização anti-Rh. Você poderá fazer o exame de coombs indireto ou pesquisa de anticorpos irregulares antes de uma próxima gravidez.

Quanto custa um exame coombs indireto?

Coombs Indireto - R$55,00 - Labi Saúde.

Quanto custa o exame de Coombs Direto?

Coombs Direto - R$21,00 - Labi Saúde.

Precisa de jejum para fazer o coombs indireto?

Jejum: Não é necessário jejum ou preparos especiais. Tubo seco: Realizar coleta utilizando tubo seco. Após retração completa do coágulo, centrifugar a amostra, separar o soro e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.

Onde é aplicada a injeção de imunoglobulina?

Local de aplicação

A recomendação é para que a Imunoglobulina Anti-RhD seja aplicada por via intramuscular.

Qual o risco de tomar imunoglobulina?

Os efeitos adversos durante a infusao podem mimetizar quadros infecciosos, incluindo sintomas como tremores, artralgias/mialgias, febre e cefaleia. Reaçoes do tipo opressao no peito, falta de ar e taquicardia também podem ocorrer. Efeitos adversos graves como lesao renal, hemólise ou trombose sao raros12.

Até quando fazer imunoglobulina Anti-d?

Quantas doses e quando aplicar a Imunoglobulina Rho(D)?

A IGRh (300 mcg) deverá ser administrada entre a 28ª e a 30ª semana de gestação de todas as mulheres Rh-negativas, com Coombs indireto negativo e com parceiros Rh positivos.

Artigo anterior
Quanto tempo dura uma coloração azul no cabelo?
Artigo seguinte
O que são os princípios administrativos?