Quais são os direitos reais de aquisição?

Perguntado por: Duarte Leite de Azevedo  |  Última atualização: 21. April 2022
Pontuação: 5/5 (47 avaliações)

Direitos reais de aquisição são aqueles em que é conferida ao seu titular a possibilidade de pelo seu exercício vir a adquirir um direito real sobre determinada coisa” (MENEZES LEITÃO, Luís Manuel Teles de.

Qual é o único direito real de aquisição?

O artigo 1.417 do Código Civil estabelece o seguinte: Mediante promessa de compra e venda, em que se não pactuou arrependimento, celebrada por instrumento público ou particular, e registrada no Cartório de Registro de Imóveis, adquire o promitente comprador direito real à aquisição do imóvel.

São características de direitos reais de aquisição?

Dentre as características existentes nos direitos reais as principais são: a) ele adere diretamente à coisa, sujeitando-a imediatamente ao seu titular; b) a propriedade tem o poder de seguir seu objeto onde quer que este se encontre (direito de seqüela);

O que são direitos reais sobre coisas alheias de aquisição?

O direito real sobre coisa alheia é o direito de receber por meio de norma jurídica permissão de seu proprietário para usá-la ou tê-la como se fosse sua, em determinadas circunstâncias ou sob condição de acordo com a lei e com o que foi estabelecido, em contrato válido.

Quais são as espécies de direitos reais?

De acordo com o artigo 1225 do Código Civil, os direitos reais de uso e fruição se dividem em cinco espécies: a superfície, as servidões, o usufruto, o uso e a habitação.

Direitos reais de aquisição

35 questões relacionadas encontradas

Quais sãos os direitos reais?

São direitos reais considerados no art. 1.225 do Código Civil: a propriedade, a superfície, as servidões, o usufruto, o uso, a habitação, o direito do promitente comprador do imóvel, o penhor, a hipoteca, a anticrese, a concessão de uso especial para fins de moradia, a concessão de direito real de uso e a laje.

Quais são os princípios dos direitos reais?

Princípio da aderência, especialização ou inerência: o titular sempre exerce diretamente o direito real, sem a necessidade de socorrer-se a outra parte. Ex.: se sou dono de um automóvel, não preciso pedir autorização para dirigi-lo; Princípio do absolutismo: o direito real é exercido erga omnes, ou seja, contra todos.

Qual a diferença entre direito real de garantia sobre coisa própria e sobre coisa alheia?

Existem dois grupos de direitos reais, direito real "coisa própria" e direitos reais sobre coisa alheia. Direito real sobre coisa própria conhecemos pelo nome de propriedade, os direitos reais sobre coisa alheia, por sua vez, são de dois grupos, gozo e fruição, e direitos reais de garantia.

O que eram os direitos reais sobre coisas alheias no direito romano?

Classificando os direitos reais sobre coisa alheia

São dois os tipos de direitos reais sobre coisa alheia: os de gozo, relativos aos direitos de usar, fruir e dispor da propriedade, e os de garantia, que atuam garantindo pagamento de dívidas. ... Já os direitos de garantia são a fidúcia, o penhor e a hipoteca.

Qual a função social dos direitos reais sobre coisa alheia?

Sendo assim, o próprio direito real na coisa alheia deverá observar a função social. Em outras palavras, se há incidência de um direito real em coisa alheia, essa incidência deverá atender à função social, ou seja, o exercício do direito real na coisa alheia não pode prejudicar terceiros.

O que é forma de aquisição?

Em outras palavras, a forma originária de aquisição ocorre por apropriação direta da pessoa à coisa. Em contrapartida, a forma derivada de aquisição surge diante da transmissão de um sujeito para outro. A forma derivada pode ocorrer por registro do título (art.

O que é direito aquisitivo?

Cuidados na compra e venda de imóveis

"Ao assinar o contrato, o comprador tem direito aquisitivo do imóvel, ou seja, a legislação garante que o comprador terá o direito de exigir a transmissão do bem.

O que é Compromissario de um imóvel?

A promessa de compra e venda é espécie de contrato através qual uma pessoa, física ou jurídica, denominada promitente ou compromitente vendedora, se obriga a vender a outra, denominada promissária ou compromissária (ou promitente) compradora, bem imóvel por preço, condições e modos pactuados.

Quais são os direitos do promitente comprador?

“O direito do promitente comprador consiste a promessa irretratável de compra e venda em um contrato pelo qual o promitente vendedor se obriga a vender ao compromissário comprador determinado imóvel, pelo preço, condições e modos convencionados, outorgando-lhe a escritura definitiva quando houver o adimplemento da ...

O que é um direito real de garantia?

Os direitos reais de garantia, previstos no art. 1.420 do atual Código Civil, conferem ao credor a prerrogativa de obter o pagamento de uma dívida com o valor ou renda do bem aplicado, de forma exclusiva, para sua satisfação.

Porque a propriedade é o único direito real sobre a coisa alheia?

A propriedade vinha no caput do código de 16. É o único dos direitos reais em ius re própria, direito real sobre a própria coisa, porquanto o proprietário concentra os 3 poderes de domínio em suas mãos. ... Nenhum outro titular tem tais poderes na Mao, por isso ius re própria. Art.

Quanto aos direitos reais sobre as coisas alheias assinale a opção correta?

Com relação aos direitos reais sobre coisas alheias, assinale a opção correta. Aquele que exercer o direito de excussão tem o direito de receber primeiro, independentemente da ordem dos registros da hipoteca. ... Os direitos reais de garantia são acessórios, ao passo que os direitos reais de gozo são autônomos.

O que são direitos reais de fruição?

Os direitos reais de gozo ou fruição são situações em que há a divisão dos atributos relativos à propriedade ou domínio. Tais direitos transmitem a outrem o atributo de gozar ou fruir a coisa.

Qual a diferença entre direito real e pessoal?

Os Direitos dividem-se entre Direito real, que é aquele que recai diretamente sobre a coisa e Direito pessoal, ao qual se refere o Direito das Obrigações uma vez que ele trata das relações entre os sujeitos ativos e passivos.

Quanto aos direitos reais sobre coisa alheia é incorreto afirmar que?

1.379 Código civil, parágrafo único. Exercício 4: Quanto aos direitos reais sobre coisa alheia, é INCORRETO afirmar que: A) Podem decorrer de contrato. B) São direitos oponíveis erga omnes. ... E) Não incluem mais a enfiteuse, extinta com a revogação do Código Civil de 1916.

Quais os princípios e regras gerais que regem os direitos reais de garantia?

Há cinco efeitos dos direitos reais de garantia que são; o privilégio, sequela, excussão, indivisibilidade e o vencimento antecipado da obrigação garantida. Privilégio – os credores com garantia real têm direito de receber em certa ordem quando concorrem com credores que não tem garantia.

Quais são os princípios fundamentais da propriedade?

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA PROPRIEDADE

1º - Oponibilidade erga omnes: o direito de propriedade é oposto con- tra qualquer pessoa da sociedade humana que o viole – caráter absoluto. 2º - Publicidade: o direito de propriedade só é oponível quando se torna público, e a propriedade se torna pública pelo registro.

O que significa o princípio do absolutismo no direito real?

Princípio do absolutismo: os direitos reais apresentam caráter absoluto, erga omnes, pois valem contra todas as pessoas. Em relação a eles a coletividade possui dever negativo ou omissivo, devendo respeitá-los na forma da lei. Princípio da tipicidade: os direitos reais existem de acordo com os tipos legais.

Qual a diferença entre proprietário e Compromissario?

"Distingue-se a posse oriunda de direito real, situação em que assume o possuidor o ônus do proprietário, daquela oriunda de direito pessoal, quando detém esse título pela só existência de um contrato, tal como a locação, o comodato, etc".

O que é Compromissario comprador?

O compromissário comprador, por sua vez, obriga-se a pagar o preço e cumprir todas as condições estipuladas na avença, adquirindo, em consequência, direito real sobre o imóvel, com a faculdade de reclamar a outorga da escritura definitiva, ou sua adjudicação compulsória havendo recusa por parte do promitente vendedor.

Artigo anterior
O que é um governo tirano?
Artigo seguinte
Como fazer um recibo de doação em dinheiro?