Em que momento Freud passou a questionar a etiologia da histeria?
Perguntado por: Matilde Leite de Pinto | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.2/5 (32 avaliações)
Foi somente a partir de 1886, com Breuer e Freud tratando casos de histeria não-traumática, que foi possível classificar os sintomas e questionar as circunstâncias em que eles teriam aparecido pela primeira vez.
Quando Freud descobriu a histeria?
Freud, em 1895, publica seus Estudos sobre a histeria em que apresenta seus achados e conclusões a respeito da histeria. Essa obra é composta pelo relato de cinco casos clínicos, sendo que quatro deles foram atendidos pelo próprio Freud.
Como Freud definiu a histeria?
Segundo a Psicanálise é uma neurose complexa caracterizada pela instabilidade emocional. Os conflitos interiores manifestam-se em sintomas físicos, como por exemplo, paralisia, cegueira, surdez,comportamentos disfuncionais, desordens convulsivas "funcionais", doenças psicossomáticas ou transtornos de personalidade.
Como se iniciaram os estudos de Freud com a histeria?
Freud aponta o método de Bernheim como algo para distrair o paciente em vez de ser algo efetivamente eficaz. Sem contar que notou que o recalque servia como defesa nos pacientes ao desconforto e sentimentos degradantes que tinham.
Por que a histeria foi importante para o nascimento da psicanálise?
A histeria ganha certa centralidade nos estudos iniciais da psicanálise. Afinal, foi através dessas queixas clínicas que o tratamento desenvolvido por Freud, influenciado por seus pares, pôde continuar a evoluir dentro do arcabouço teórico e prático da psicanálise.
Fragmento da análise de um caso de histeria I (S. Freud, 1905) | Psicanálise Paralêla 20
Como era tratada a histeria antes da psicanálise?
Para Hipócrates (século V a.C.), a histeria resultava dos efeitos neurotóxicos de um “útero frustrado” que procuraria gratificação através de movimentos erráticos na cavidade abdominal, causando as alterações motoras, sensoriais e emocionais próprias da patologia em questão.
Como a psicanálise explica a conversão histérica?
Uma pessoa com histeria é capaz de reter certa quantidade de causas provocadoras; essa quantidade é aumentada pela soma, até o ponto além da tolerância do sujeito, ocasionando a conversão. Deste modo, a formação dos sintomas histéricos pode processar-se com base em afetos relembrados ou em afetos novos.
Qual era o método utilizado por Freud e Breuer nesse período para o tratamento da histeria E o que almejavam com ele?
Nos Estudos sobre a histeria (1893), escritos por Freud em coautoria com Breuer, encontra-se a observação de que o método hipnótico, empregado para o tratamento destes casos promove um efeito catártico no paciente "...
Porque Freud abandonou o método catártico?
Essa técnica consistia em pressionar a testa do paciente na tentativa de trazer ao consciente os conteúdos inconsciente. Porém, Freud logo abandonou essa prática, porque encontrou resistências e defesas dos pacientes.
Quais foram os motivos que levaram Freud a abandonar a hipnose?
Afirma Weissmann (1958) que “talvez Freud tivesse dificuldades para hipnotizar; é possível que lhe faltasse a qualidade de um bom hipnotista e, isso também teria contribuído para ele abandonar o método da hipnose”.
Como surge a histeria?
Os sintomas da histeria, na maioria dos casos, começam quando uma grande carga de afeto e de emoção fica reprimida, levando a um grande sentimento de culpa e ansiedade. Além disso, alguns fatores hereditários também podem estar envolvidos, uma vez que este distúrbio é mais comum dentro da mesma família.
Quem inventou a histeria?
Esse segredo começou a ser desvendado pelo francês Jean Martin Charcot (1825-1893), um dos pais da neurologia, que descobriu, por meio da hipnose, que tais sintomas tinham origem psíquica.
Como se define a histeria?
Histeria é um tipo de neurose que se caracteriza predominantemente, pela transformação da ansiedade subjacente para um estado físico. A palavra vem do termo grego “hystéra”, que significa útero. A própria palavra nos revela o caráter feminino da doença, já que era atribuída a uma disfunção uterina.
O que levou Freud a abandonar a teoria do trauma e a hipnose como método de tratamento e adotar a teoria da fantasia e o método da associação livre?
Freud foi substituindo progressivamente o método da hipnose e o método catártico – que utilizava no início – pela associação livre. Essa evolução foi motivada por um objetivo muito concreto: evitar que o paciente fosse sugestionado.
Como Freud abandonou o método catártico e a hipnose e desenvolveu a técnica de associação livre?
Freud desenvolveu a associaçao livre com seus pacientes de uma forma gradual, possivelmente entre 1892 e 1898, e como resultado de experimentaçao de diversos outros métodos pré-psicanalíticos, como a hipnose, a sugestao e o método catártico.
Qual foi a técnica desenvolvida por Freud ao abandonar a hipnose?
Depois de abandonar a hipnose, passou a utilizar a técnica da pressão, que consistia em pressionara testa do paciente e solicitar que, de olhos fechados, se concentrasse, a fim de recuperar a lembrança perdida.
Qual a inovação teoria e técnica que Freud e Breuer apresentaram no tratamento dos fenômenos histéricos?
Utilizado entre 1880 e 1895, o “método catártico”, criado por Breuer, era uma forma de psicoterapia que permitia ao doente evocar a lembrança de acontecimentos traumáticos ocorridos no passado, quando da aparição dos primeiros sintomas histéricos; Breuer, e depois Freud, observaram que esses sintomas desapareciam à ...
O que é o método catártico?
Conforme o Dicionário de Psicanálisede Roudinesco (1998), o método catártico é o procedimento terapêutico pelo qual um sujeito consegue eliminar seus afetos patogênicos e, então, ab-reagi-los, revivendo os acontecimentos traumáticos a eles ligados. A fala é o meio pelo qual estes afetos são eliminados.
Qual o método usado pela psicanálise freudiana?
O método psicanalítico é o método criado por Freud para realizar terapia, compreender a mente humana e interpretar o funcionamento da sociedade.
O que significa a palavra conversão na psicanálise?
Atualmente, define-se conversão como a presença de um ou mais sintomas ou déficits que afetam a função motora voluntária ou sensorial, sugerindo a presença de uma doença neurológica ou de outra condição médica que não pode ser comprovada objetivamente.
Qual o entendimento que se tem sobre a histeria na atualidade?
Atualmente pensa-se a histeria enquanto comportamento, assim não existe um gênero específico contemplado sobre a égide da Histeria, sim temos homens "histéricos" também e não necessariamente os sintomas físicos somente.
Quais características da neurose histérica?
Perturbação mental na qual pode surgir um estreitamento do campo da consciência ou alterações motoras ou sensoriais. O sujeito raramente tem consciência de tais alterações. Elas parecem ter um valor simbólico, muitas vezes explicitado num ganho secundário.
Como era tratada a histeria feminina antigamente?
O procedimento era realizado por médicos dedicados a tratar o maior número possível de pacientes. Maines escreveu que os médicos usavam a masturbação para tratar a histeria em mulheres desde o período romano. Os médicos aliviavam a condição provocando "paroxismos" nas mulheres por meio da masturbação.
Como se tratar da histeria?
A melhor forma de tratamento para histeria consiste em fazer psicoterapia com um psicólogo, de forma a identificar formas de lidar com o excesso de ansiedade e aprender a lidar com as próprias emoções.
Qual a crítica que Freud fez em relação a hipnose?
Sigmund Freud criou esse método pois sua grande insatisfação com a hipnose era que ele via o fenômeno, mas não entendia qual era a raiz do problema de seus pacientes e por diversos fatores como por exemplo ele não se achar um bom hipnotista.
Quais são os passos de um inventário?
Quem pode pedir prestação de contas de condomínio?