Em que fase processual se argui a incompetência do juízo?

Perguntado por: Sofia Nascimento de Vieira  |  Última atualização: 23. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (21 avaliações)

340 do novo CPC. A sede adequada para se alegar a incompetência relativa ou absoluta é a contestação.

Qual o momento para a parte arguir tal incompetência?

Em poucas palavras, o momento oportuno para arguir toda a matéria de defesa é a contestação, sob pena de preclusão. Somente fatos supervenientes, objeções processuais e questões autorizadas por lei poderão ser arguidas em momento posterior.

Em qual momento se determina a competência em um processo?

Determina-se a competência no momento do registro ou da distribuição da petição inicial, sendo irrelevantes as modificações do estado de fato ou de direito ocorridas posteriormente, salvo quando suprimirem órgão judiciário ou alterarem a competência absoluta.

Qual o prazo é a forma correta de se alegar a incompetência do juízo?

O § 1o esclarece que a incompetência absoluta poderá ser alegada em qualquer tempo e grau de jurisdição e deve ser declarada de ofício pelo juiz, mas, em qualquer caso, a decisão sempre será tomada após ouvir a manifestação da parte contrária, seguindo o § 2º do artigo 64 do Novo CPC.

Qual o momento de alegar a incompetência absoluta?

§ 1o A incompetência absoluta pode ser alegada em qualquer tempo e grau de jurisdição e deve ser declarada de ofício. § 2o Após manifestação da parte contrária, o juiz decidirá imediatamente a alegação de incompetência. § 3o Caso a alegação de incompetência seja acolhida, os autos serão remetidos ao juízo competente.

Consequência do reconhecimento da incompetência do juízo

29 questões relacionadas encontradas

Como devem ser alegadas a incompetência absoluta e a incompetência relativa?

A incompetência absoluta deve ser declarada de ofício pelo Juiz (art. 113 do CPC). A incompetência relativa somente pode ser argüida pelas partes através de exceção (art. 112 do CPC), caso contrário, ocorrerá o fenômeno da prorrogação de competência (art.

O que diz a Súmula 33 do STJ?

- Não pode o Juiz apreciar de ofício a sua incompetência relativa. - Sendo relativa a competência do foro da mulher para a ação de separação judicial, não pode o Juiz do domicílio do marido, onde por este ajuizada a causa, declinar de sua competência sem argüição da mulher.

Quando alegar incompetência relativa?

Em outras palavras, a incompetência relativa deve ser alegada em preliminar de defesa do mérito. Caso assim não proceda o réu, haverá a preclusão da matéria, isto é, ocorre o prejuízo do direito de agir diante da perda de oportunidade.

Qual o prazo para a arguição da incompetência e a consequência originada do eventual acolhimento desta?

337 e 351 permite inferir que o prazo para que o autor manifeste-se a respeito da incompetência absoluta suscitada pelo réu é de 15 dias.

Quando o juiz se declara incompetente?

Indica que um juiz ou uma juíza declarou que não tem competência legal para julgar o processo. Isso ocorre quando o fato em questão não pode ser analisado naquela vara. Com essa decisão, o processo é automaticamente enviado para outra unidade.

Quais os critérios para a determinação da competência?

A competência pode ser fixada pelos seguintes critérios: a matéria tratada, o valor da causa, o funcional, em razão da pessoa (parte) e o territorial.

Como se determina a competência na execução?

Em conformidade com o art. 1000, IV, d doCPCC, o juízo competente para processar e julgar ação de execução de título extrajudicial é o do lugar do pagamento do título. O exequente pode, todavia, optar pelo foro de eleição ou pelo foro de domicílio do réu, como ocorreu na hipótese em exame.

Quais são os critérios para apurar a competência?

Existem alguns critérios básicos para a fixação da competência, os principais são: soberania nacional, o da hierarquia e atribuições dos órgãos jurisdicionais (critério funcional), o da natureza ou valor da causa e o das pessoas envolvidas no litígio (critério objetivo), e os dos limites territoriais que cada órgão ...

Quando a defesa pode alegar incompetência de foro?

340 prevê a faculdade de se apresentar a contestação no foro de domicílio do réu, antes dessa audiência, quando a defesa contiver alegação de incompetência. ... Distribuída a contestação, esta será remetida ao juiz da causa, que é o competente para julgar essa questão incidental.

Como argüir exceção de incompetência?

Como arguir a Exceção de Incompetência?
  1. Pessoa: quando o juiz é impedido (art. ...
  2. Lugar: a regra é a do local da prestação dos serviços (art. ...
  3. A Exceção deverá ser feita por escrito em 5 dias após o recebimento da notificação e antes da audiência (artigo 800 da CLT)– veja modelo aqui.

Como alegar incompetência?

A incompetência do juízo deve ser alegada pelo réu em preliminar de contestação e, ouvido o autor, o juiz decidirá pelo acolhimento ou não da alegação. Acolhendo-a, os autos são remetidos ao juízo competente, conservando-se os efeitos das decisões proferidas pelo juízo incompetente até que outra seja proferida.

Qual é o prazo para manifestação do exceto em exceção de incompetência fundamente com o respectivo dispositivo legal a sua resposta?

A Exceção de Incompetência territorial deverá ser apresentada como preliminar de contestação. Ao exceto será concedido prazo de 24 horas para manifestação respectiva, devendo a decisão ser proferida na primeira audiência ou sessão que se seguir.

Como e em que momento a reclamada deverá arguir a exceção de incompetência em razão do lugar nos dois ritos?

“(...) em eventual caso de exceção de incompetência territorial, deve ser apresentada pela reclamada no prazo preclusivo de cinco dias contados a partir do recebimento da notificação, antes da audiência e em peça própria o que, sendo feito, ensejará a suspensão do curso do processo, até que se decida a exceção (artigo ...

O que é arguição de incompetência?

1 – ARGUIÇÃO DA INCOMPETÊNCIA ABSOLUTA OU RELATIVA

Conforme demanda o art. 64 do CPC/2015, a incompetência, absoluta ou relativa deve ser alegada como questão preliminar na contestação, o que se faz pelos fatos e fundamentos a seguir aduzidos.

Deve ser alegada mediante exceção de incompetência relativa?

deve ser alegada mediante exceção de incompetência relativa. não pode ser alegada pelo MP. pode ser declarada de ofício pelo juiz. será prorrogada se o réu não a alegar na contestação.

O que é competência relativa?

A competência absoluta compreende as questões ligadas ao interesse do Estado, quais sejam, material, pessoal ou funcional. Por outro lado, a competência relativa está ligada ao interesse das partes, compreendendo o território ou o valor da causa.

Quais as hipóteses legais de prorrogação da competência relativa?

Segundo Cintra, Grinover e Dinamarco, a prorrogação da competência pode ser legal, ou seja, prevista em lei, como se dá nos casos em que há conexão ou continência entre duas ações (arts. 102 e 104 do CPC), como também pode ser voluntária, isto é, decorrente de vontade das partes.

É possível magistrado reconhecer de ofício à incompetência territorial?

A competência territorial das ações ajuizadas pelo consumidor, por ser relativa, não pode ser declinada de ofício pelo Juiz.

O que é a incompetência territorial?

Significa que o processo foi encerrado, porque não pode ser julgado naquele local.

É válida a cláusula de eleição do foro para os processos oriundos do contrato?

Súmula 335-STF: É válida a cláusula de eleição do foro para os processos oriundos do contrato. Válida, mas há ressalvas. A cláusula que estipula a eleição de foro em contrato de adesão é válida, salvo se demonstrada a hipossuficiência ou a inviabilização do acesso ao Poder Judiciário (STJ REsp 1299422/MA, julgado ...

Artigo anterior
Como eram formadas as tribos?
Artigo seguinte
Qual foro competente para ação de guarda?