Em que consiste a intervenção psicopedagógica?

Perguntado por: Marcos Emanuel de Cruz  |  Última atualização: 9. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (41 avaliações)

A intervenção psicopedagógica pode ser entendida como uma interferência realizada por um profissional da psicopedagogia em pessoas que apresentem dificuldades de aprendizagem. A psicopedagogia busca a melhoria das relações com a aprendizagem.

Como se dá a intervenção do psicopedagogo?

A intervenção psicopedagógica é um procedimento realizado pelo psicopedagogo com o intuito de melhorar o processo de aprendizagem e promover a autonomia e autoestima dos educandos. A interferência no processo de desenvolvimento acontece após o diagnóstico psicopedagógico.

Como funciona o atendimento psicopedagógico?

O atendimento psicopedagógico tem como objetivo ajudar pacientes a recuperarem o prazer pelo aprender, assim como corrigir déficits em seu processo de aprendizagem. Ele pode ser feito com crianças, adolescentes e adultos que se queixam de dificuldades variadas de aprendizado.

Quais os objetivos do tratamento psicopedagógico?

A especificidade do tratamento psicopedagógico consiste no fato de que existe um objetivo a ser alcançado: a eliminação do sintoma – os obstáculos na aprendizagem, diferentemente do que ocorre no tratamento psicoanalítico.

Como se inicia um projeto de intervenção psicopedagógica?

Alguns passos para realizar uma intervenção psicopedagógica:
  1. Analisa-se com mais atenção e cautela os erros dos alunos;
  2. Elabora-se a reformulação e adequação das práticas docentes, para que elas se aproximem da necessidade dos alunos e atenda as dificuldades que o mesmo apresenta;

PLANO DE INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICO EM 5 PASSOS

45 questões relacionadas encontradas

Como se inicia um projeto de intervenção?

O ponto de partida de um projeto de intervenção é a definição de uma situação problema, essa fase é chamada fase exploratória. Consiste na identificação inicial dos problemas ou situações problemáticas, esclarecimento dos objetivos, discussão sobre metodologia da mesma, divisão de tarefas, etc.

Como se inicia um projeto de intervenção psicológica?

MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE INTERVENÇÃO - PI

Organize seu resumo da seguinte maneira: Introdução, situação problema, justificativa, objetivo geral, metodologia e resultados esperados. O resumo deve ter entre 150 e 200 palavras.

Qual abordagem da psicopedagogia?

A Psicopedagogia é uma área própria que busca conhecer o sujeito de uma forma completa, com todas as suas limitações e dificuldades, para intervir no foco em que o indivíduo consiga desenvolver seus aspectos cognitivos, sociais e afetivos.

Como se faz um atendimento psicopedagógico?

O início do atendimento psicopedagógico acontece sempre com um período de avaliação. A avaliação é uma investigação para entender a origem das dificuldades de aprendizagem, o motivo da queixa e para auxiliar em um planejamento individualizado. Esse momento de avaliação leva de 5 à 8 encontros, normalmente.

O que é acompanhamento psicopedagógico?

O Serviço de Intervenção e Estudos Psicopedagógicos – SIEP prioriza atenção, sobretudo, em áreas da cognição e da aprendizagem significativa, sob uma abordagem integrada, implicando não somente os sujeitos, mas seus vínculos e saberes.

Quais são as etapas da avaliação psicopedagógica?

As etapas que compõem o modelo e o caracterizam: 1) Entrevista Familiar Exploratória Situacional (E.F.E.S.); 2) Entrevista de anamnese; 3) Sessões lúdicas centradas na aprendizagem (para crianças); 4) Provas e Testes (quando necessário); 5) Síntese diagnóstica – Prognóstico; 6) Entrevista de Devolução e Encaminhamento.

Quanto tempo dura um atendimento psicopedagógico?

Quanto tempo dura um atendimento e o que vai acontecer no consultório psicopedagógico? O período para uma avaliação psicopedagógica dura em torno de 8 a 10 sessões. Cada sessão tem a duração de 40 a 50 minutos, conforme combinado com a família, e estas sessões podem acontecer uma ou duas vezes por semana.

Como o psicopedagogo pode ajudar na dificuldade de aprendizagem?

Ao psicopedagogo cabe avaliar o aluno e identificar os problemas de aprendizagem, buscando conhecê-lo em seus potenciais construtivos e em suas dificuldades, encaminhando-o, por meio de um relatório, quando necessário, para outros profissionais - psicólogo, fonoaudiólogo, neurologista, etc.

O que o psicopedagogo pode fazer para ajudar o professor com os alunos?

Essa autora aponta como funções do psicopedagogo orientar família, auxiliar os professores e demais profissionais nas questões pedagógicas, colaborar com a direção e, principalmente, prestar assistência ao aluno que esteja com algum tipo de dificuldade escolar.

Como trabalhar a Psicopedagogia em sala de aula?

Em sala de aula o professor deve estimular, acariciar, aprovar, encorajar, alimentar, fazer com que a criança se sinta necessária, presente e ativa. Sem auto-estima, dificilmente a criança enfrentará seus aspectos mais desfavoráveis e as eventuais manifestações externas.

Qual o valor de um atendimento psicopedagógico?

Quanto custa uma consulta de psicopedagogia? Os psicopedagogos profissionais costumam fixar seus preços entre R$ 40 a R$ 80/sessão, porém, também podem avaliar por pessoa dependendo do tipo de consulta.

Quais os diferentes ramos da Psicopedagogia?

Existem dois tipos de Psicopedagogia: a Institucional e a Clínica. A linha da psicopedagogia Institucional promove uma relação entre os professores e o processo de ensino - aprendizagem, a fim de melhorar a instituição escolar e os problemas de aprendizagem na mesma.

Quais são as teorias que embasam a Psicopedagogia?

As teorias de aprendizagem das psicopedagogia podem ser divididas em Teorias Comportamentalistas, Teorias Cognitivistas e Teorias Humanistas.
  • Teorias comportamentalistas. ...
  • Teorias Cognitivistas. ...
  • Teorias Humanistas.

Como é feito o diagnóstico Psico-pedagógico?

Provas Projetivas Psicopedagógicas

Consiste em avaliar através de produções gráficas e relato de histórias a partir dos desenhos os vínculos que o sujeito estabelece em três grandes domínios: escolar, familiar e consigo mesmo.

Como fazer um plano de intervenção psicológica?

Convide a pessoa para a reunião sem dizer a ela do que se trata.
  1. O plano não deve parecer artificial. Peça para a pessoa fazer algo que não saia do comum.
  2. Todos já deverão estar reunidos no espaço quando ela chegar lá. Depois que ela chegar, diga que estão fazendo uma intervenção e que todos têm algo a dizer.

Como se inicia um projeto de intervenção psicopedagógica A análise dos dados da avaliação psicopedagógica?

2) Como se inicia um projeto de intervenção psicopedagógica? a) Análise dos dados da avaliação psicopedagógica. ... RESPOSTA CORRETA Esse é o primeiro passo para a realização do projeto, pois é necessário conhecer as queixas sobre as dificuldades do aluno ou do grupo para decidir como proceder.

Como fazer um projeto passo a passo?

Sugerimos o cumprimento das seguintes etapas:
  1. Definição do tema;
  2. Definição do objetivo geral;
  3. Definição dos objetivos específicos;
  4. Justificativa;
  5. Metodologia;
  6. Atividades;
  7. Acompanhamento, avaliação e disseminação;
  8. Definição do título do projeto;

Como elaborar uma proposta de intervenção?

A proposta de intervenção deve ter vínculo com a tese e ser coerente com os argumentos usados na redação. Fique ligado, pois o texto precisa ter um encadeamento lógico. A proposta bem elaborada deve conter um detalhamento do que fazer, como fazer, os meios e os participantes da proposta.

Quais as principais características de um projeto de intervenção?

As principais características de um Projeto de Intervenção, ou de uma pesquisa-ação, como também é conhecida, é a presença de uma base empírica, bem como a resolução de um problema coletivo e o envolvimento dos sujeitos daquela realidade social na intervenção propriamente dita.

Artigo anterior
Como alterar razão social no eSocial?
Artigo seguinte
Quem julga o agravo de instrumento cível?