Em que consiste a DL50 um importante indicador toxicológico?

Perguntado por: Telmo Paiva  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (3 avaliações)

Em toxicologia, dose letal mediana (DL50 ou LD50, do inglês lethal dose) é a dose necessária de uma dada substância ou tipo de radiação para matar 50% de uma população em teste (normalmente medida em miligramas de substância por quilograma de massa corporal dos indivíduos testados).

O que significa DL50 em Toxicologia?

Uma informação muito utilizada é aquela denominada Dose Letal 50 – DL50 que é a quantidade de uma substância química que quando é administrada em uma única dose por via oral, expressa em massa da substância por massa de animal, produz a morte de 50% dos animais expostos dentro de um período de observação de 14 dias ( ...

O que é DL50 e qual a sua importância?

Definição - O que é Dose Letal 50 (DL50)

Indica a quantidade de ingrediente ativo de uma substância tóxica (como agrotóxico) necessária para matar 50% de animais testados. Expressa-se em miligramas por quilograma (mg/kg) de peso do corpo do animal intoxicado.

O que é DL50 e CL50?

A DL50 (e CL50) é a prova mais comum de toxicidade aguda. Os estudos de toxicidade aguda têm por objetivo caracterizar a relação dose/resposta que conduz ao cálculo da DL50.

Como se calcula a DL50?

A classificação da toxicidade relativa dos agentes químicos de acordo com a DL50 seguiu a proposta de Schuartsman (1980): grau 6 (DL50 < 5 mg Kg-1) = supertóxico; grau 5 (DL50 = 5-50 mg Kg-1) = extremamente tóxico; grau 4 (DL50 = 50-500 mg Kg-1) = muito tóxico; grau 3 (DL50 = 0,5-5 g Kg-1) = moderadamente tóxico; grau ...

ÍNDICE TERAPÊUTICO, DE 50, DT 50 e DL 50.

18 questões relacionadas encontradas

O que é de 50 em Farmacologia?

Quando uma determinada dose do fármaco é capaz de produzir efeito terapêutico em 50% dos animais experimentais, é denominada dose efetiva média (DE50), contudo, se a dose causar a morte de 50% da população num determinado período, se tem a dose letal (DL50) daquele fármaco.

Como calcular a toxicidade?

A curva Gaussiana teórica representa a relação dose/resposta ou concentração/resposta, estatisticamente é calculada a partir da observação de mortalidade após a exposição à doses/concentrações da substância em teste. No cálculo da dose letal 50% (DL50) ou concentração letal 50% (CL50), essa curva é em geral empregada.

O que é a Toxicodinamica?

A toxicodinâmica é o estudo do mecanismo de ação toxicológica sobre as funções bioquímicas e fisiológicas dos seres vivos. O agente tóxico pode agir de uma forma geral sobre o organismo todo, em um determinado tecido, sobre um órgão específico, ou isoladamente em uma célula ou uma molécula.

Qual a diferença entre Agudo local e agudo sistêmico?

Quanto à abrangência de atuação os efeitos dos agentes tóxicos são classificados em: Efeito local: ocorre no local onde houve o primeiro contato do agente tóxico no organismo; Efeito sistêmico: é necessária a distribuição até atingir o órgão-alvo, diferente do local de penetração.

Quais são os tipos de toxicidade?

Existe uma escala contínua de toxicidade relativa com três níveis básicos: substâncias que são essencialmente não tóxicas e que podem ser consumidas numa dosagem de pelo menos dez vezes a mais do que normalmente são ingeridas, sem nenhum efeito substancialmente nocivo; substâncias que são levemente tóxicas e que podem ...

Qual a importância do índice terapêutico?

O índice terapêutico (razão da concentração tóxica mínima para a concentração média efetiva) ajuda a determinar a eficácia e a segurança do fármaco. O aumento da dose de um fármaco com um índice terapêutico pequeno amplia a probabilidade de toxicidade ou ineficácia do fármaco.

Quais são os tipos de doses?

Em farmacologia, a dose também apresenta subdivisões
  • Dose de ataque. É a dose de um medicamento capaz de elevar rapidamente a concentração de um fármaco na corrente sanguínea, a fim de que se obtenha o resultado terapêutico mais rapidamente.
  • Dose de manutenção. ...
  • Dose mínima. ...
  • Dose máxima. ...
  • Dose tóxica. ...
  • Dose letal.

Quais são as fases de intoxicação?

Fases de intoxicação

Fase Toxicocinética: Essa fase pode ser dividida em 4 subfases que ocorrem de maneira consecutivas: absorção, distribuição, metabolismo e excreção.

Como deve E a classificação toxicológica de um inseticida?

Na nova classificação (GHS), há cinco categorias toxicológicas, identificadas por faixas coloridas, com pitogramas, imagens e palavras de advertência: 1) extremamente tóxico (vermelha/perigo), 2) altamente tóxico (vermelho/perigo), 3) moderadamente tóxico (amarelo/perigo), 4) pouco tóxico (azul/cuidado) e 5) improvável ...

Quanto menor o índice terapêutico?

Um índice terapêutico alto é preferível a um baixo, pois a dose necessária para atingir o limite tóxico seria muito maior que aquela necessária para atingir o efeito terapêutico.

O que é Endpoint Toxicologia?

Os endpoints incluem ensaios bioquímicos de função de proteínas; repórter transcricional baseado em células (cell-based transcriptional reporter) e expressão gênica; linhagem de células e células primárias funcionais; e desenvolvimento de endpoints em embriões e stem cells embrionárias do conhecido zebrafish ( ...

O que é exposição aguda?

Tipo da exposição

Aguda - O contato ocorre em um período de tempo não superior a 24 horas. Crônica - Exposições se repetem durante um longo período de tempo (meses, anos ou toda a vida).

Qual é a via de absorção de maior perigo?

Uma vez no trato gastrintestinal, um agente tóxico poderá sofrer absorção desde a boca até o reto, geralmente pelo processo de difusão passiva. Poucas substâncias sofrem a absorção na mucosa oral, pois o tempo de contato é pequeno nesse local. O processo de endocitose é típico de organismos unicelulares.

O que são os xenobióticos?

Xenobiótico é o termo usado para designar substâncias químicas estranhas ao organismo humano. Podem ou não ter efeito nocivo à saúde, sendo que tal efeito possui relação com diversos fatores, como por exemplo a quantidade e o tem- po de exposição do indivíduo a alguma(s) dessa(s) substância(s).

Quais são os agentes tóxicos?

agentes tóxicos teratogênicos – são aqueles capazes de produzirem alterações no desenvolvimento do feto (mercúrio, selênio, manganês); agentes tóxicos carcinogênicos – são aqueles capazes de induzirem a transformação de células normais em células cancerígenas (benzeno, asbesto, formaldeído, anilina).

Qual é o objetivo da toxicologia?

A toxicologia analisa os efeitos das diversas substâncias químicas sobre os organismos vivos, seja humano, animal ou ambiente, observando seus danos e benefícios a curto e longo prazo. O seu objetivo principal é evitar que efeitos nocivos das sustâncias que utilizamos possam afetar a nossa saúde ou o meio ambiente.

Como funciona o teste de toxicidade?

Teste de toxicidade aguda são estudos experimentais feitos com organismos-teste que determinam se um efeito adverso observado ocorre em um curto período de tempo (em geral até 14 dias) após administração de uma única dose da substância testada ou após múltiplas dosagem administradas em até 24 horas.

Como avaliar um risco de toxicidade?

A avaliação de risco, embora seja abordada com diferentes enfoques por determinadas agências e governos, é composta por quatro etapas básicas: (i) identificação do perigo; (ii) avaliação dose-efeito e dose-resposta; (iii) avaliação da exposição; e por fim, (iv) a caracterização do risco.

Quais são os tipos de teste de toxicidade?

O conselho nacional de saúde estabelece 5 ensaios de toxicidade: a) Toxicidade aguda; b) Toxicidade subaguda; c) Toxicidade crônica; d) Teratogênese; e) Embriotoxicidade.

O que é dosagem em Farmacologia?

Dosagem é a quantidade de substância ativa existente no medicamento, por unidade de administração, volume ou massa. Há também a posologia, que é o estudo farmacológico a respeito da frequência da administração das dosagens regulamentares dos medicamentos e fármacos, assim como restrições e outras indicações.

Artigo anterior
Quais os pratos mais vendidos nos restaurantes?
Artigo seguinte
O que se aprende em matemática no Fundamental?