Em que ano foi assinada a lei 6001 do estatuto do indio?

Perguntado por: Helena Marques Abreu  |  Última atualização: 2. November 2021
Pontuação: 4.4/5 (72 avaliações)

LEI Nº 6.001, DE 19 DE DEZEMBRO DE 1973.
Dispõe sobre o Estatuto do Índio.

Quando foi publicado o Estatuto do Índio o que diz o Estatuto?

"Estatuto do Índio" é o nome como ficou conhecida a lei 6.001. Promulgada em 1973, ela dispõe sobre as relações do Estado e da sociedade brasileira com os índios. A Constituição de 1988 rompe esta tradição secular ao reconhecer aos índios o direito de manter a sua própria cultura. ...

O que diz o Estatuto do Índio?

O Estatuto do Índio estabelece que a União poderá, em qualquer parte do território nacional, destinar áreas de terras à posse e ocupação pelos índios, onde possam viver e obter meios de subsistência.

Por que a lei 6.001 foi elaborada?

1.3.Estatuto do Índio – Lei 6001/73

Criada em 19 de dezembro de 1973 com a finalidade de regulamentar a situação jurídica dos índios e de suas comunidades, o Estatuto se tornou uma lei ultrapassada e contraditória.

Será que os indígenas vivem do mesmo jeito não importando em que lugar?

Para os índios, o lugar em que se vive não é apenas um cenário, é um território: um espaço totalmente conectado com um jeito tradicional de estar no mundo, conectado com suas culturas. Por isso, cada povo tem um jeito de explicar seus modos próprios de ocupar um território.

Lei 6001 Estatuto do indio Completo

35 questões relacionadas encontradas

Como os indígenas vivem hoje em dia?

Apesar disso, a maioria dos 740 mil indígenas encontrados hoje no Brasil habita regiões de floresta, em terras destinadas pelo governo a eles. ... Nessas terras, os índios vivem em aldeias, em que geralmente eles mesmos produzem seu próprio alimento. As famílias se ajudam e as crianças são criadas livremente.

Onde os índios se organizavam?

A coletividade era uma característica marcante entre os índios. Suas cabanas eram divididas entre vários casais e seus filhos e, como não havia classes sociais, até mesmo o chefe da tribo dividia sua cabana. Duas figuras importantes na organização das tribos são o pajé e o cacique.

Como os indígenas foram tratados no plano jurídico?

A partir da perspectiva jurídica, a primeira Constituição Federal Brasileira que disciplinou sobre a questão indígena foi a promulgada em 1934, a qual assegura aos indígenas (silvícolas) a posse sobre suas terras, a proibição de alienação, portanto cabendo a União a competência de gestão destas terras.

O que diz a lei 11645?

A Lei Nº 11.645, de 10 de março de 2008, altera a Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-brasileira e Indígena”.

Qual a legislação que determina o que são terras indígenas?

A Constituição de 1988 consagrou o princípio de que os índios são os primeiros e naturais senhores da terra. ... No artigo 20 está estabelecido que essas terras são bens da União, sendo reconhecidos aos índios a posse permanente e o usufruto exclusivo das riquezas do solo, dos rios e dos lagos nelas existentes.

Para que serve o Estatuto do Índio?

LEI Nº 6.001, DE 19 DE DEZEMBRO DE 1973.

Dispõe sobre o Estatuto do Índio. Art. 1º Esta Lei regula a situação jurídica dos índios ou silvícolas e das comunidades indígenas, com o propósito de preservar a sua cultura e integrá-los, progressiva e harmoniosamente, à comunhão nacional.

Quais são os direitos dos povos indígenas no Brasil?

Confira quais são os Principais Direitos dos Povos Indígenas no Brasil
  • Direito à terra. As terras são tradicionalmente ocupadas pelos índios. ...
  • Direito à comunicação. ...
  • Direito à autodeterminação. ...
  • Direito à alteridade. ...
  • Direito ao consentimento. ...
  • Direito à educação, cultura e saúde. ...
  • Os principais direitos dos povos indígenas.

Quais os direitos dos povos indígenas?

4 - Os povos indígenas têm o direito coletivo de existir em paz e segurança como povos distintos e de serem protegidos contra o genocídio, assim como os direitos individuais à vida, integridade física e mental, liberdade e segurança da pessoa.

O que mudou depois do estatuto dos índios?

Com a promulgação da Constituição Federal de 1988, houve alguns avanços no tratamento dado aos povos indígenas. Foram reconhecidas suas diferenças culturais como originários habitantes e principalmente o direito de permanecerem como tal. Por essa razão, por serem considerados especiais receberam direitos especiais.

Qual é a atual situação da demarcação das terras indígenas no Brasil?

Segundo a Funai, a União tem o poder de estabelecer em qualquer área nacional, áreas que sejam destinadas aos povos indígenas. Atualmente, há no Brasil 35 reservas indígenas regularizadas e 15 encaminhadas para regularização.

Qual é o tratamento dado pelo Código Civil a capacidade dos indígenas?

O Código Civil vigente estabelece no art. 4§ único que a capacidade dos índios deve ser regida por lei especial, no caso, o próprio Estatuto do Índio, estipulando que somente será considerado capaz o índio “integrado”, pois este estaria, em regra, apto para exercer os atos da vida civil.

Como citar a Lei 11645?

Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília. BRASIL. Lei 11.645/08 de 10 de Março de 2008. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília.

É objetivo da Lei 11.645 08?

O objetivo da lei 11.645/08 é promover uma educação que reconheça e valorize a diversidade cultural dentro do país, o levantamento da questão é como se pode abordar o tema em sala sem aumentar o preconceito e que valorize a diversidade cultural e étnica brasileira.

Quais as finalidades da Lei 11.645 2008 no âmbito da temática indígena?

O estudo da história e da cultura indígena regulamentado pela lei Federal nº 11.645/2008 cria a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura dos povos indígenas nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio do país.

Como foram tratados os povos indígenas?

Índios brasileiros foram tratados como escravos e castigados em troncos.

É possível conciliar a construção da usina com o direito dos indígenas a terra?

Em caso da construção de usinas hidrelétricas em terras indígenas é inadmissível, por violar os princípios da precaução, e solidariedade intergeracional, no meio ambiente cultural, a imposição da aceleração de um procedimento complexo de licenciamento, que ignore os impactos socioculturais, ante a irreversibilidade do ...

Por que é importante garantir esses direitos aos índios e preservar as culturas indígenas?

Preservar a cultura indígena é reconhecer a contribuição do índio na formação dos diversos aspectos da vida nacional. ... O artigo 231 diz que são reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam.

O que é organização indígena?

As associações e organizações indígenas surgiram, em várias regiões do Brasil, na década de 1980. Mas foi após a promulgação da nova Constituição Federal, em 1988, que elas se multiplicaram, devido a possibilidade dessas associações se constituírem como pessoas jurídicas.

Como é o nome da casa onde os índios moram?

Oca é um dos nomes dados às casas indígenas, e é uma palavra de origem Tupi.

Como vivem os índios atualmente no Brasil 2021?

No Brasil, a grande maioria das comunidades indígenas vive em terras coletivas, declaradas pelo governo federal para seu usufruto exclusivo. ... Muitas delas estão demarcadas e contam com registros em cartórios, outras estão em fase de reconhecimento; há, também, áreas indígenas sem nenhuma regularização.

Artigo anterior
O que faz recuperador de credito?
Artigo seguinte
A comutação da pena?