Em qual situação o benefício do adicional de insalubridade pode ser excluído?

Perguntado por: Cláudio Garcia de Jesus  |  Última atualização: 7. Oktober 2024
Pontuação: 5/5 (28 avaliações)

Considerando que o adicional de insalubridade possui natureza de salário-condição, sendo devido apenas quando há exposição ao agente insalubre, devem ser excluídos da condenação os períodos em que o reclamante esteve afastado do labor.

Quando se perde o adicional de insalubridade?

Quando o empregador deixa de pagar o adicional de insalubridade? Assim que o funcionário deixa de ter contato com agentes que representam riscos à sua saúde, ele perde o direito de receber o adicional de insalubridade.

Quais são as situações em que o adicional de insalubridade pode ser suspenso ou eliminado?

Segundo o artigo 191 da CLT, o pagamento do adicional insalubridade é suspenso quando: São adotadas medidas que conservem o ambiente de trabalho dentro dos limites de tolerância; São utilizados equipamentos de proteção individual ao trabalhador, que diminuam a intensidade do agente agressivo a limites de tolerância.

Quando a insalubridade pode ser retirada do funcionário?

Ocorrerá nas seguintes situações: I – com a adoção de medidas que conservem o ambiente do trabalho dentro dos limites de tolerância; II – com a utilização de equipamentos de proteção individual ao trabalhador que diminuam a intensidade do agente agressivo aos limites de tolerância.

Em qual situação o empregado deixa de receber o adicional de insalubridade?

O adicional deixa de ser pago quando existe a eliminação ou a neutralização da insalubridade no ambiente de trabalho. Isso pode acontecer a partir da adoção de medidas de proteção, como o uso de EPI, por exemplo. Ou ainda, quando o trabalhador muda de função e deixa de estar exposto ao agente prejudicial à saúde.

Insalubridade 2024 - Regras Atualizadas

28 questões relacionadas encontradas

O que descaracteriza a insalubridade?

A insalubridade é definida pela legislação em função do grau do agente nocivo, levando em conta ainda o tipo de atividade desenvolvida pelo empregado no curso de sua jornada de trabalho, observados os limites de tolerância, as taxas de metabolismo e respectivos tempos de exposição durante a jornada.

O que diz a CLT sobre o adicional de insalubridade?

Diante do disposto no artigo 192 da CLT, o trabalho exercido em condições insalubres garante ao trabalhador a percepção de adicional, incidente sobre o salário-base do empregado, conforme inteligência da súmula 228 do Tribunal Superior do Trabalho.

Quanto vale 5 anos de insalubridade?

É comum ver as pessoas contando a cada 5 anos um acréscimo de 1 ano para mulher e 2 anos para homens, contudo, o correto é um fator de conversão de 1,2 para mulher e 1,4 para homem (embora o resultado seja o mesmo). Isso porque, a insalubridade acrescenta o tempo de trabalho em 40% para homens e 20% para mulheres.

Quem tem direito a receber 40% de insalubridade?

Os profissionais que recebem 40% de auxílio insalubridade são aqueles que no dia a dia de trabalho têm contato com alguns tipos de agentes biológicos. Tem direito a 20% de insalubridade quem atua em ambientes com ruído. Os 10% de adicional são pagos a pessoas colaboradoras que atuam com certos agentes químicos.

Quando a empresa é obrigada a pagar insalubridade?

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e a Norma Regulamentadora 15 (NR 15) estabelecem as regras sobre o pagamento do adicional de insalubridade. De acordo com a legislação, o adicional deve ser pago sempre que o ambiente de trabalho coloca em risco a saúde do trabalhador.

Quem trabalha com limpeza de banheiro tem direito a insalubridade?

A limpeza de banheiros públicos ou coletivos de grande circulação pode passar a fazer parte da lista de atividades consideradas insalubres.

Quando a insalubridade se torna direito adquirido?

O ADICIONAL DE INSALUBRIDADE GERA DIREITO ADQUIRIDO? Não. Uma vez que o agente foi neutralizado ou controlado, não existe obrigação de pagar o respectivo adicional. Para ficar ainda mais claro tal afirmação, mostramos uma súmula do TST (Tribunal Superior do trabalho).

Quem deve provar o adicional de insalubridade?

Pleiteado o pagamento de adicional de insalubridade, o ônus da prova quanto ao fato constitutivo do seu direito cabe à parte reclamante, nos termos dos arts. 818 da CLT e 373 , I , do CPC .

Como ficou a insalubridade com a reforma trabalhista?

Mudanças com a Reforma Trabalhista

Vale ressaltar que a aposentadoria por insalubridade deixa de ser integral. Ou seja, a aposentadoria especial, que dá direito a quem exerce atividade exposto a agente nocivo à saúde de se aposentar mais cedo, não terá mais integralidade no benefício.

Quais são as atividades consideradas insalubres?

Com base na NR-15, podemos citar como exemplos de insalubridade no trabalho:
  • Ruídos contínuos ou intermitentes;
  • Ruídos de impacto;
  • Radiações ionizantes e não ionizantes;
  • Condições hiperbáricas;
  • Exposição ao calor (acima de 28°C) ou frio (abaixo de 12°C) extremos;
  • Vibrações;
  • Umidade;
  • Poeiras minerais;

O que diz a Súmula 139 TST?

SÚMULA Nº 139 - ADICIONAL DE INSALUBRIDADE

Enquanto percebido, o adicional de insalubridade integra a remuneração para todos os efeitos legais.

Quanto vale 20 anos de insalubridade?

Será feita a média de 100% dos seus salários de contribuição desde 1994; Desse valor, você vai receber 60% + 2% ao ano que exceder 20 anos de atividade especial para os homens e que exceder 15 anos de atividade especial para as mulheres.

Quem recebe 40 de Insalubridade se aposenta mais cedo?

Conclusão. Em síntese, podemos concluir que o mero recebimento de adicional de insalubridade ou periculosidade não garante que o trabalhador irá se aposentar mais cedo. Entretanto, o recebimento dos adicionais é um indício de que a atividade exercida pelo trabalhor pode causar prejuízos à saúde e bem estar.

Quem recebe 40 de insalubridade aposenta mais cedo?

O fato de receber o adicional de insalubridade não é suficiente para garantir o direito à Aposentadoria Especial, isso é, nem todo trabalho insalubre é considerado atividade especial pelo INSS.

Quem ganha insalubridade se aposenta com quantos anos?

A aposentadoria especial por insalubridade é um benefício previdenciário para os trabalhadores que tiveram contato por 15, 20 ou 25 anos, com agentes nocivos à saúde (físicos, químicos ou biológicos) acima dos limites legais.

Como é contado o tempo de insalubridade para aposentadoria?

O cálculo do valor da aposentadoria especial atualmente é 60% da média de todas as contribuições feitas desde julho de 1994, mais 2% adicional a cada ano contribuído acima do tempo mínimo de contribuição. O tempo mínimo de contribuição é 15 anos para a mulher e 20 para o homem.

Quando mudou a lei da insalubridade?

O trabalho insalubre e a Lei n.º 13.467: considerações acerca da nova redação brasileira. [por] A Lei nº 13.467 de 2017 proporcionou uma modificação na estrutura laboral brasileira, ao que se designou chamar de reforma trabalhista, por alterar profundamente a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Quem define o grau de insalubridade?

A insalubridade é definida pela legislação em função do grau do agente nocivo, levando em conta ainda o tipo de atividade desenvolvida pelo empregado no curso de sua jornada de trabalho, observados os limites de tolerância, as taxas de metabolismo e respectivos tempos de exposição durante a jornada.

Qual o valor da insalubridade em 2024?

Para calcular o adicional de insalubridade em 2024, é necessário multiplicar o valor do salário mínimo nacional (R$1.412,00) pelo percentual correspondente ao grau de insalubridade.

Artigo anterior
Qual é o propósito do livro de João?
Artigo seguinte
Pode tomar o Cobavital à noite?