Em quais textos encontramos a função metalinguística?

Perguntado por: Martinho Leal  |  Última atualização: 11. Juni 2025
Pontuação: 4.4/5 (43 avaliações)

A função metalinguística está relacionada com a abordagem do próprio código, manifestando-se em textos, poemas e artes plásticas.

Onde está presente a função metalinguística?

A função metalinguística está presente nos dicionários, cujos verbetes explicam a própria palavra, no filme que tem por próprio tema o cinema, no poema que tem por tema o fazer literário, em uma peça de teatro que tem por tema o teatro e demais gêneros em que a linguagem está preocupada com o próprio código.

Como identificar a função metalinguística?

Linguagem que se utiliza de um código para falar dele mesmo

Imagine um filme que explica as melhores formas de como produzir um longa ou curta-metragem. Essa redundância – um filme falando sobre filme – é a função metalinguística, ou seja, o código é o tema da mensagem que é usado para falar sobre ele mesmo.

O que é metalinguística e exemplos?

Assim, a metalinguagem é considerada uma das funções da linguagem. Pode ser entendida como uma mensagem que evidencia a própria linguagem utilizada nela. Por exemplo, um romance que fala sobre literatura, um filme cuja temática é o cinema, um poema que fala de poesia etc.

O que é um texto com função metalinguística?

Na função metalinguística, o foco da mensagem é o código, seja ele linguístico (a escrita ou a oralidade), seja extralinguístico (música, cinema, pintura, fotografia, gestualidade etc.). Quando o emissor preocupa-se com o código, ele produz aquilo que chamamos de metalinguagem.

Função metalinguística - Brasil Escola

22 questões relacionadas encontradas

Quais são os 5 tipos de linguagem?

Quais são os 7 tipos de linguagem?
  • Linguagem formal.
  • Linguagem informal.
  • Linguagem verbal.
  • Linguagem não verbal.
  • Linguagem híbrida ou mista.
  • Linguagem visual.
  • Linguagem corporal.
  • Linguagem oral.

O que é uma habilidade metalinguística?

A habilidade metalinguística refere-se à capacidade de pensar a própria língua; que incluem as habilidades metalinguísticas sintática, semântica e fonológica. Os processos cognitivos envolvidos na leitura e na escrita estão relacionados ao processamento fonológico, incluindo memória e consciência fonológica15-17.

Qual alternativa demonstra a função metalinguística da linguagem?

Resposta verificada por especialistas. A função metalinguística é a função da linguagem que utiliza a própria língua para explicar o que ela é, ou seja, utiliza o código para explicar o próprio código (Alternativa B).

Qual elemento da comunicação está relacionada a função metalinguística da linguagem?

A função metalinguística está relacionada com a abordagem do próprio código, manifestando-se em textos, poemas e artes plásticas. Ouça o texto abaixo! As funções da linguagem são as finalidades dos elementos presentes nos atos de comunicação verbal.

O que é uma crônica metalinguística?

Sempre que um texto re ete sobre o seu próprio objeto estamos diante da função metalinguística. Temos como exemplo na literatura um poema que fala sobre a própria poesia, uma passagem em um romance em que o narrador se dirige ao leitor ou até mesmo um lme que discute o fazer do cinema, dentre outros exemplos.

Qual a diferença entre a função metalinguística é a função referencial?

Para diferenciar essas duas funções da linguagem é importante entender que a função metalinguística é aquela usada para explicar o código pelo próprio código, ou seja, se caracteriza por ser uma linguagem que fala dela mesma. Já a função referencial se refere de forma objetiva sobre vários temas.

Qual a diferença de metalinguística é Epilinguística?

Enquanto as habilidades epilinguísticas surgem espontaneamente durante o desenvolvimento linguístico, as habilidades metalinguísticas propriamente ditas parecem ser derivadas de uma aprendizagem explícita.

Qual é a função de um poema?

Tem a função de transmitir a informação de forma objetiva. Tem o foco no referente da mensagem.

Em que outros textos a linguagem poética pode ser encontrada?

Como mencionamos, a função poética pode ser encontrada em diversos gêneros textuais, sendo os principais deles o poema, o cordel e os anúncios publicitários. Neles, é muito comum vermos o uso de mensagens que brincam com a sua própria construção, como é o caso, por exemplo, dos poemas concretistas.

Quais são as funções da linguagem de um texto?

Emotiva, referencial, conativa, fática, metalinguística e poética: São seis as funções da linguagem, sempre inseridas em nossos atos comunicativos.

Como identificar cada função da linguagem?

Funções da linguagem e a comunicação
  1. Emissor: aquele que fala ou escreve, que transmite a mensagem.
  2. Receptor: aquele que ouve ou lê, que recebe a mensagem.
  3. Contexto: a realidade, o contexto material que envolve a produção do texto.
  4. Código: os símbolos utilizados para transmitir a mensagem.

Que tipo de linguagem usada no texto a verdade?

O tipo de linguagem utilizado no texto "A verdade" de Luís Fernando Veríssimo é a linguagem formal, já o gênero textual desse gênero é crônica.

O que é funções da linguagem e exemplos?

As funções da linguagem são elementos da comunicação que permitem enfatizar um elemento da mensagem. Por exemplo, você pode construir o texto com mais foco nos sentimentos do locutor, ou focar na forma como o interlocutor receberá a mensagem.

O que é metalinguagem na pintura?

Então calma lá: a metalinguagem é quando explicamos ou expomos algo a partir dele mesmo. Por exemplo, quando um pintor faz um autorretrato. De maneira mais técnica, a palavra metalinguagem tem origem do prefixo “meta”, vem de “metá”, que em grego significa “no meio de”, “entre”, “com”.

Pode-se definir metalinguagem como a linguagem que comenta a própria linguagem?

Pode-se definir “metalinguagem” como a linguagem que comenta a própria linguagem, fenômeno presente na literatura e nas artes em geral.

O que é metalinguagem poesia?

Afinal, o que é metalinguagem poética? A metalinguagem acontece quando a linguagem se debruça sobre si mesma: a poesia feita sobre a própria poesia. Quando o poeta reflete sobre o fazer poético, parece explicar para si mesmo e para os leitores o momento catártico que permeia a criação e dá vida a um poema.

Artigo anterior
Tem cura para poros dilatados?
Artigo seguinte
Qual o sintoma de fígado inflamado?