Em quais situações pode um estrangeiro ser expulso do Brasil?

Perguntado por: Verónica Ariana de Loureiro  |  Última atualização: 26. Mai 2024
Pontuação: 4.3/5 (31 avaliações)

É passível, também, de expulsão o estrangeiro que: a) praticar fraude a fim de obter a sua entrada ou permanência no Brasil; b) havendo entrado no território nacional com infração à lei, dele não se retirar no prazo que lhe for determinado para fazê-lo, não sendo aconselhável a deportação; c) entregar-se à vadiagem ou ...

Quando um estrangeiro pode ser expulso do Brasil?

O artigo 65 (Lei 6815/80) determina: “É passível de expulsão o estrangeiro que, de qualquer forma, atentar contra a segurança nacional, a ordem política ou social, a tranqüilidade ou moralidade pública e a economia popular, ou cujo procedimento o torne nocivo à conveniência e aos interesses nacionais”.

O que faz um estrangeiro ser deportado do Brasil?

A deportação é um instituto, decorrente de processo administrativo, o qual pode ser aplicado como sanção, nos casos em que o estrangeiro que esteja em território nacional de maneira irregular, se recuse a sair do país ou a regularizar sua situação migratória.

O que pode causar expulsão?

O que pode dar causa à expulsão é a condenação por genocídio ou por crimes contra a humanidade, de guerra ou de agressão, bem como a prática de crime doloso, quando há a intenção, passível de prisão.

Quando um estrangeiro pode ser extraditado?

Assim, esse estrangeiro é enviado de volta para o seu país de origem. A extradição só acontece com indivíduos que precisam responder por algum crime em outra nação. Além disso, o pedido deve ser feito por meios diplomáticos.

Estrangeiro condenado no Brasil por crime doloso, pode ser expulso?

42 questões relacionadas encontradas

Quais as regras para extradição de estrangeiros no Brasil?

Condições para a Extradição

Para que o ocorra a extradição, é necessário haver uma ordem de prisão emitida pela autoridade competente do país requerente. É preciso que o motivo da extradição seja tipificado como crime tanto pelo país requerente e pelo país requerido.

Quais são as situações em que não se admite a expulsão de estrangeiro do Brasil?

Nesse sentido, a Lei de Migração estabeleceu, no artigo 55, que não será expulso o estrangeiro que tiver filho brasileiro sob sua guarda ou dependência econômica ou socioafetiva, nem o que tiver cônjuge ou companheiro residente no Brasil.

É vedada a expulsão de estrangeiro?

É vedada a expulsão de estrangeiro casado com brasileira, ou que tenha filho brasileiro, dependente da economia paterna.

O que é a expulsão do estrangeiro?

Medida administrativa tomada pelo presidente da República para retirar do território nacional um estrangeiro que se mostra prejudicial aos interesses do País.

Quando a pessoa é expulsa do país?

Expulsão é o ato por meio do qual o Estado manda embora de seu território o estrangeiro que tem comportamento nocivo ou inconveniente aos interesses nacionais.

Qual a diferença entre deportar e expulsar?

A deportação é usada para remover indivíduos que violaram as leis de imigração, enquanto a expulsão é usada para remover indivíduos que violaram as leis criminais ou civis. A extradição, por sua vez, é usada para garantir que os indivíduos que cometeram crimes em outro país sejam responsabilizados por suas ações.

O que fazer para não ser deportado?

Dez dicas para não ser deportado
  1. Fique de olho na postura. ...
  2. A volta deve estar garantida. ...
  3. Não seja pego de calças curtas. ...
  4. Visto não garante nada. ...
  5. Passaporte duradouro. ...
  6. Documentos, documentos e mais documentos. ...
  7. Leve dinheiro no bolso. ...
  8. Saiba o mínimo do idioma local (inglês é imprescindível)

Quando a pessoa é deportada ela pode voltar ao país?

Vale lembrar que, de acordo com as leis dos EUA, é considerado crime o retorno ilegal de estrangeiro que já foi deportado. Caso seja detido novamente, ele poderá ser processado criminalmente e condenado a penas que variam de alguns meses até 10 anos de prisão. 9.

É proibida a expulsão coletiva de estrangeiros?

8. Em nenhum caso o estrangeiro pode ser expulso ou entregue a outro país, seja ou não de origem, onde seu direito à vida ou à liberdade pessoal esteja em risco de violação por causa da sua raça, nacionalidade, religião, condição social ou de suas opiniões políticas. 9. É proibida a expulsão coletiva de estrangeiros.

Qual é a autoridade responsável pela decisão de deportação de estrangeiros no Brasil?

De acordo com a legislação pertinente à matéria, é da atribuição do Departamento de Polícia Federal as questões relativas à deportação de estrangeiro irregular em território nacional, assim considerado aquele que aqui permanece a despeito da cessação do prazo legal de estada (arts. 98 e 99 do Decreto nº 86.715/81).

Quem paga os custos da deportação?

O próprio estrangeiro deverá arcar com os custos da deportação, em caso de não tiver recursos, o tesouro nacional irá arcar com as custas, e o estrangeiro só poderá voltar ao Brasil depois de ressarcir as despesas ao tesouro nacional.

Qual o motivo da deportação?

A deportação pode ser uma consequência de várias razões, incluindo a entrada ilegal em um país, a permanência após a expiração do visto, a condenação por um crime ou a ameaça à segurança nacional. A deportação pode ser um processo complexo e muitas vezes envolve a participação de advogados e outras autoridades legais.

Como é o processo de expulsão?

A expulsão consiste em medida administrativa de retirada compulsória do território nacional instaurada por meio de Inquérito Policial de Expulsão, conjugada com impedimento de reingresso por prazo determinado de estrangeiro com sentença condenatória transitada em julgado pela prática de (i) crime de genocídio; (ii) ...

Quem faz a deportação?

A deportação é o processo de remoção do imigrante irregular ou de imigrante regular que tenha cometido crime. A deportação é mais frequentemente involuntária, porém poderá, em alguns casos, a critério do juiz de imigração responsável pelo caso, ser voluntária.

É cabível a expulsão de estrangeiro com filho brasileiro?

Em voto nesta terça-feira (23), a ministra confirmou o entendimento firmado no ano passado, afirmando ser inadmissível a expulsão de estrangeiro que tenha filho brasileiro, mesmo que o crime tenha ocorrido em momento anterior ao reconhecimento ou à adoção da criança.

Qual é a Lei do estrangeiro?

ESTRANGEIRO NO BRASIL DIREITOS E DEVERES. A Lei 13.445/2017 estabelece os direitos e deveres dos estrangeiros no Brasil.

Quantas vezes um estrangeiro pode vir ao Brasil?

Isso que o estrangeiro pode ficar por 90 dias com direito a renovação por mais 90 dias para um total de 180 dias contínuos. Se vir o “4*” significa que só pode ficar 90 dias contínuos a cada período de 180 dias.

Quais são os direitos dos estrangeiros no Brasil?

Direito de reunião para fins pacíficos; direito de associação, inclusive sindical, para fins lícitos; acesso a serviços públicos de saúde e de assistência social e à previdência social, nos termos da lei, sem discriminação em razão da nacionalidade e da condição migratória; direito à educação pública, vedada a ...

O que são medidas de saída compulsória do estrangeiro?

A Lei de Migração prevê originalmente 3 medidas de retirada compulsória do estrangeiro: Repatriação; Deportação; Expulsão. O destino do sujeito retirado é o seu país de origem ou outro que o aceite. O custeio é feito com os recursos do estrangeiro - quando insuficientes, utiliza-se os recursos da União.

Quais as situações que impedem o pedido de extradição?

a) o que versar sobre a infração mais grave, segundo a lei brasileira; b) o do Estado que em primeiro lugar tiver solicitado a entrega, no caso de igual gravidade; se os pedidos forem simultâneos, o Estado de origem ou, na sua falta, o do domicílio.

Artigo anterior
Como é a cabeça de uma pessoa ansiosa?
Artigo seguinte
O que é mercadoria com diferimento?