Em quais premissas básicas do sistema GHS a elaboração da norma ABNT NBR 14725 foi embasada?

Perguntado por: Ema Diana Andrade Vaz  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (27 avaliações)

A elaboração da NBR 14725 foi embasada pelas seguintes premissas básicas do Globally Harmonized System of Classification and Labelling of Chemicals (GHS): a necessidade de fornecer informações sobre substâncias ou misturas perigosas relativas à segurança, à saúde e ao meio ambiente; o direito do público-alvo de ...

Qual a finalidade do GHS?

O Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos, referido pela sigla GHS (do inglês Globally Harmonized System of Classification and Labeling of Chemicals), é uma abordagem técnica desenvolvida para definir os perigos específicos de cada produto químico, criando critérios de ...

O que é GHS e para que foi criado?

O Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS por sua sigla em inglês) estabelece critérios harmonizados para classificar substâncias e compostos com relação aos perigos físicos, para a saúde e para o meio ambiente.

O que determina a NBR 14725 4?

Esta parte da ABNT NBR 14725 estabelece condições para criar consistência no fornecimento de informações sobre questões de segurança, saúde e meio ambiente, relacionadas ao produto químico.

Quais são as 5 informações que são obrigatórias no rótulo dos produtos químicos?

a) identificação do produto e telefone de emergência do fornecedor; b) composição química; c) pictograma(s) de perigo (ver Anexos C e D); d) palavra de advertência (ver Anexo D); e) frase(s) de perigo (ver Anexo D e E); f) frase(s) de precaução (ver Anexos D e E); g) outras informações.

REVISÃO – ABNT/NBR: 14725 -GHS-FISPQ-RÓTULOS

15 questões relacionadas encontradas

O que deve conter no rótulo de um produto?

O rótulo precisa informar ao consumidor sobre o produto e sua composição, conservação e validade. A Artflex lembra que cada produto possui uma orientação específica sobre quais informações devem estar contidas nos rótulos das embalagens.

Quais as principais normas para a rotulagem de reagentes químicos?

Dessa forma, as informações relacionadas a um produto químico específico precisam estar regulamentadas por meio de normas técnicas.
...
A ficha de segurança
  • vermelho é inflamabilidade;
  • azul é risco à saúde;
  • amarelo é reatividade;
  • branco indica perigos especiais, como ácido forte, gás asfixiante e produto radioativo.

O que é NBR 17505?

A NBR 17505 é uma norma que estabelece os requisitos exigíveis para os projetos de instalações de armazenamento, manuseio e uso de líquidos inflamáveis e combustíveis, incluindo os resíduos líquidos armazenados em tanques estacionários ou em recipientes.

Como fazer um trabalho de acordo com as normas da ABNT?

Passo a passo para formatar o trabalho seguindo as regras da ABNT
  1. Defina as margens da ABNT e outros pontos. ...
  2. Formate a capa na ABNT (NBR 14724) ...
  3. Faça a paginação dos elementos na ABNT (NBR 14724) ...
  4. Crie o sumário na ABNT (NBR 6027) ...
  5. Organize as citações e referências na ABNT (NBR 6023)

Qual NR fala sobre manuseio de produtos químicos?

A NR 32 é explícita na exigência de que os produtos químicos impliquem em riscos à segurança e saúde do trabalhador, tanto para fins de inventário no PPRA quanto para a ficha descrita – itens 32.3.4.1 e 32.3.4.1.1.

Quais são os elementos de comunicação de perigo do GHS?

Os símbolos de perigo normalizados que se aplicam no GHS, são aqueles que formam parte do conjunto de símbolos usados nas Recomendações das Nações Unidas relativas ao transporte de produtos perigosos, Regulamentação Modelo; com a adição de dois símbolos: o que representa perigo para a saúde e o símbolo de exclamação.

O que é rotulagem preventiva?

26.2.2.1 A rotulagem preventiva é um conjunto de elementos com informações escritas, impressas ou gráficas, relativas a um produto químico, que deve ser afixada, impressa ou anexada à embalagem que contém o produto.

Quais são os três grupos de riscos classificados pelo Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos GHS?

ESTRUTURA DO GHS

Por exemplo, para os Perigos ao Meio Ambiente existem as três classes: Perigoso ao ambiente aquático - Agudo, Perigoso ao ambiente aquático - Crônico e Perigoso à camada de ozônio.

Quem criou o GHS?

foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para proporcionar maior segurança no manuseio, transporte e consumo de produtos químicos.

Como o GHS influenciará as regulamentações existentes?

2.3 Como o GHS influenciará as regulamentações existentes? O GHS é um sistema voluntário, que não é objeto de um tratado internacional específico. Para fazer com que os países adotem o GHS em seus sistemas, as mudanças na regulamentação deveriam ter o comprometimento da indústria.

O que é Purple book?

A ONU (Organização das Nações Unidas) publicou, por último, uma 8ª revisão do livro “Purple Book” – GHS (Globally Harmonized System of classification and labelling of chemicals – Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos).

Como formatar o trabalho nas normas da ABNT 2021?

Tamanho padrão da folha: A4 (21 cm x 29,7 cm) Espaçamento entrelinhas de 1,5 ou simples. Fontes Times Roman ou Arial, tamanho 10, 12, 14, 16. A capa é um elemento, pré textual obrigatório, além da folha de aprovação, resumo em português e em língua estrangeira e sumário.

O que significa toda a Bacia de segurança?

A NR-16 da Portaria nº 3.214/78 considera que quando há armazenamento de inflamáveis líquidos em tanques, todos os trabalhadores da área de operação fazem jus ao adicional de periculosidade, conceituando área de risco como toda a bacia de segurança.

Como projetar bacia de contenção?

A bacia de contenção, de acordo com a NBR 17.505 (2013), deve ser adjacente a, no mínimo, duas vias diferentes. Estas vias devem ser pavimentadas ou estabilizadas e ter largura compatível para a passagem simultânea de dois veículos de combate a incêndio ou 5 m, devendo ser adotado o maior destes valores.

Como calcular o volume de uma bacia de contenção?

VOLUME DAS BACIAS DE CONTENÇÃO – SAIBA QUAIS AS NORMAS PARA CALCULAR
  1. Quando são tanques horizontais – Os volumes de todos os tanques devem ser somados, e a bacia de contenção deve ter capacidade para a soma dos dois volumes mais 10%.
  2. Bacia com um tanque horizontal – A bacia deve conter o volume do tanque mais 10%.

Como rotular produtos químicos?

Portanto, a rotulagem precisa ter os seguintes elementos:
  1. a) Identificação e composição do produto químico;
  2. b) Pictograma de perigo;
  3. c) Palavra de advertência;
  4. d) Frase de perigo;
  5. e) Frase de precaução;
  6. f) Informações suplementares.
  7. *Por Ingrid Stockler e Tatyanne Werneck – Colaboradoras da Ius Natura.

Qual a importância dos rótulos nos reagentes químicos?

O grande objetivo é informar o usuário qual o perigo que o produto apresenta para que se tenha todos os cuidados durante o armazenamento, o uso, o transporte e o descarte. ... Essa comunicação presente nos rótulos de produtos químicos orienta quais os efeitos que o produto provoca à saúde humana.

Qual a função da padronização das etiquetas dos reagentes químicos?

Portanto, ter uma padronização é essencial para facilitar a comunicação, sem precisar perguntar para alguém ou procurar informações sobre o material em específico.

Quais as principais informações que devem estar nos rótulos?

Saiba as informações que sempre devem estar presentes nos rótulos:
  • Lista de Ingredientes. Informa os ingredientes que compõem o produto. ...
  • Origem. Informação que permite que o consumidor saiba quem é o fabricante do produto e onde ele foi fabricado. ...
  • Prazo de Validade. ...
  • Conteúdo Líquido. ...
  • Lote. ...
  • Tabela Nutricional Obrigatória.

Quais são os itens que não podem conter nos rótulos?

Não podem ser utilizadas informações falsas ou que não possam ser comprovadas na embalagem do produto. Pães, Biscoitos, Doces, Compotas, Geléias, Temperos Prontos e outros. Informação pode levar o consumidor ao engano quanto à verdadeira procedência do produto. Além disso a informação não pode ser comprovada.

Artigo anterior
Por que Criamos palavras novas?
Artigo seguinte
O que é legitimidade no direito civil?