Em quais hipóteses o inquérito não pode ser instaurado?

Perguntado por: Lara Doriana Coelho  |  Última atualização: 3. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (75 avaliações)

Decorrido o prazo de decadência da ação privada (6 meses - art. 38 do CPP), o inquérito policial não pode ser instaurado – extinção da punibilidade. A instauração do inquérito policial não interrompe o prazo decadencial, devendo a queixa ser proposta antes de seu término.

Quando o inquérito pode ser dispensado?

(E) Nos crimes de ação penal pública incondicionada o inquérito policial é dispensável quando o Ministério Público dispõe de elementos informativos idôneos para embasar a denúncia. ... (B) O juiz deve arquivar o inquérito policial, de ofício, quando se convença da falta de justa causa para a persecução penal.

Quando não instaurar inquérito policial?

Além desta, as diligências também objetivam a colheita de elementos de informação relacionados à autoria, ou seus indícios, e a materialidade do delito, a fim de que o titular da ação penal possa ingressar em juízo. Ocorre que o inquérito policial não será instaurado para investigar todo e qualquer ilícito penal.

Quando o inquérito policial é instaurado?

Quando uma pessoa é presa em flagrante, deve ser encaminhada à Delegacia de Polícia. Nesta é lavrado o auto de prisão, que é um documento no qual ficam constando as circunstâncias do delito e da prisão. Lavrado o auto, o inquérito está instaurado.

Em quais hipóteses o inquérito policial militar é iniciado?

O IPM inicia com a notitia criminis, que é o conhecimento que a autoridade toma do fato aparentemente delituoso, procedendo-se a sua instauração.

HIPÓTESES QUE PERMITEM O HABEAS CORPUS PARA TRANCAMENTO DO INQUÉRITO

15 questões relacionadas encontradas

Quem pode iniciar o inquérito policial militar?

Se houver a instauração do Inquérito Policial Militar por delegação, caberá ao militar que recebeu a delegação iniciar as investigações, sendo que o superior hierárquico somente delegará tais atribuições devendo conter na portaria expedida de forma clara e objetiva a investigação, seguindo em consonância com o ...

Quem pode instaurar o inquérito policial militar?

A alínea c do artigo em foco dispõe que o inquérito policial militar deverá ser instaurado por requisição do Ministério Público, o que indiscutivelmente leva à possibilidade de o integrante do Parquet requisitar diretamente a instauração do feito à autoridade de polícia judiciária originária, que não poderá recusar-se ...

O que é instaurar um inquérito?

O inquérito policial ele é instaurado para a apuração da autoria e da materialidade do crime, a qual é instaurado pela autoridade policial, a qual deve respeitar os prazos para logo então encaminhar ao Ministério Público, que tem como função preparar a denúncia para a possível ação penal pública.

Como solicitar abertura de inquérito?

Uma das formas de instauração do inquérito é através de requerimento do ofendido, este requerimento se da por meio de petição simples denominada Requerimento de Instauração de Inquérito Policial.

Como saber se um inquérito virou processo?

A primeira forma de fazer a pesquisa para verificar se há instauração de inquérito policial é por meio de busca pelo nome no site do tribunal de justiça de São Paulo: Essa pesquisa por nome pode ser falha porque é possível de que o nome da pessoa não tenha sido registrado no inquérito policial.

Pode a autoridade policial se recusar a instaurar o inquérito?

Os delegados de polícia não podem recusar-se a cumprir requisição de autoridade judiciária ou de membro do MP para instauração de inquérito policial.

Quem pode arquivar o inquérito policial?

O arquivamento é determinado pelo titular da ação penal pública.

Quando o delegado deve instaurar inquérito policial?

Tendo tomado conhecimento do fato criminoso, o delegado pode instaurar de ofício o inquérito policial por meio de Portaria ou de lavratura do Auto de Prisão em Flagrante. ... O Auto de Prisão em Flagrante também pode desencadear inquérito em casos de crimes de ação condicionada à representação.

Quem pode dispensar o inquérito?

Quem pode dispensar é o titular da ação penal. Se for ação penal pública, o titular é o Ministério Público, que oferece denúncia. Se for ação penal privada, o titular é o ofendido que inicia a ação mediante o oferecimento de queixa. 4.1 - Dispensabilidade Legal: Quando a lei dispensa o inquérito.

Em que circunstâncias o delegado poderá arquivar o inquérito policial?

Ocorre que o Artigo 17 do Código de Processo Penal é categórico ao dizer: “A autoridade policial não poderá mandar arquivar autos de inquérito.” De acordo com a lei, somente o Juiz pode arquivar, mediante requerimento apresentado pelo Ministério Público.

Quanto tempo prescreve um inquérito policial?

O Código Penal determina que se a pena aplicada em concreto fica entre um e dois anos, o crime prescreve em quatro anos. Se a pena é superior a dois anos, mas não excede quatro, prescreve em oito anos, e assim por diante. Considera-se a pena contra a qual não cabe mais recurso.

Como protocolar requerimento de instauração de inquérito policial?

5º, CPP, a instauração do inquérito policial pode ser feita de vários modos: i) de ofício, ou seja, por iniciativa do Delegado, quando a polícia toma conhecimento do crime; ii) por requisição do Ministério Público ou Juiz; iii) pela prisão em flagrante; iv) por requerimento do ofendido (nos crimes de ação penal pública ...

Quem pode abrir um inquérito policial?

3o Qualquer pessoa do povo que tiver conhecimento da existência de infração penal em que caiba ação pública poderá, verbalmente ou por escrito, comunicá-la à autoridade policial, e esta, verificada a procedência das informações, mandará instaurar inquérito.

Como fazer um requerimento ao Delegado?

Eu, ________________________________________________, nascido (a) aos ___/___/_____, filho (a) de ________________________________________ e ________________________________________, portador (a) do RG nº ______________, CPF nº ___________________, residente no endereço ______________________________ ...

O que acontece quando se abre um inquérito policial?

Após receber o inquérito policial, o promotor de justiça poderá: (a) oferecer a denúncia; (b) pedir o arquivamento; (c) solicitar diligências; ou (d) realizar diligências. Note que a ação penal pública só terá início com o oferecimento da denúncia pelo Ministério Público no prazo legal, conforme disposição do art.

O que acontece após o inquérito?

Após finalizado, o inquérito será encaminhado ao Ministério Público sendo ali o início ou não de um processo.

Como funciona o inquérito?

O inquérito policial é um procedimento administrativo de caráter preliminar e inquisitivo, que deve ser presidido por uma autoridade policial, ou seja, um delegado de polícia, com o objetivo de reunir todos os elementos relacionados a qualquer tipo de infração, buscando formar um quadro realista do crime.

Como se inicia o processo penal militar?

Esse processo, normalmente, se origina do Inquérito Policial Militar ou do Auto de Prisão em Flagrante Delito ou Procedimento de Diligência Investigatória Criminal e se inicia com o recebimento, pelo Juiz-Auditor, da denúncia ofertada pelo Ministério Público Militar, seguindo-se os atos processuais a saber: Page 5 1) ...

São procedimentos do inquérito policial militar?

Art. 9º O inquérito policial militar é a apuração sumária de fato, que, nos têrmos legais, configure crime militar, e de sua autoria. Tem o caráter de instrução provisória, cuja finalidade precípua é a de ministrar elementos necessários à propositura da ação penal.

Qual a finalidade do IPM e quem pode ser o encarregado de um IPM?

A finalidade do IPM é bem semelhante ao IP comum. Pode ser conceituado como sendo um procedimento inquisitorial administrativo (sem a aplicação dos princípios do contraditório e ampla defesa), de caráter informativo, visando a apuração dos crimes militares e sua respectiva autoria.

Artigo anterior
Quais são os maiores estados do Nordeste?
Artigo seguinte
Quem faz jejum intermitente pode comer pão?