Em quais circunstâncias o perito judicial pode ser substituído pelo juiz?

Perguntado por: Eduarda Mélanie de Maia  |  Última atualização: 24. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (22 avaliações)

424. O perito pode ser substituído quando: I - carecer de conhecimento técnico ou científico; II - sem motivo legítimo, deixar de cumprir o encargo no prazo que lhe foi assinado.”

Em que situações o perito pode ser substituído?

468. O perito pode ser substituído quando: faltar-lhe conhecimento técnico ou científico; sem motivo legítimo, deixar de cumprir o encargo no prazo que lhe foi assinado.

Em que situações o juiz poderá invocar um perito?

Quando a solução de um fato controverso depende de determinado conhecimento técnico ou científico e o juiz não tenha se convencido com as provas pré-constituídas, normalmente, o juiz nomeia um perito judicial a fim de auxiliá-lo a descobrir com qual das partes está a razão.

Quais os casos de suspeição a que está sujeito o perito do juiz?

Há suspeição do juiz: I - amigo íntimo ou inimigo de qualquer das partes ou de seus advogados; II - que receber presentes de pessoas que tiverem interesse na causa antes ou depois de iniciado o processo, que aconselhar alguma das partes acerca do objeto da causa ou que subministrar meios para atender às despesas do ...

Em quais situações o perito pode Recusar-se a realizar uma perícia?

Os motivos cabíveis de impedir o nomeado realizar a perícia são clássicos, óbvios e idênticos aos aplicados ao juiz, tais como, quando: for parte no processo em que atuará; for casado com uma das partes ou advogados; tiver atual cargo de confiança com a parte; for amigo muito íntimo de uma das partes; for inimigo de ...

A perícia judicial e o juiz

42 questões relacionadas encontradas

Quando o perito pode recusar?

O perito pode recusar o encargo atribuído pelo juiz, alegando motivo legítimo. Motivo legítimo é aquele que, dentro do razoável, justifica a recusa (fatores pessoais e profissionais).

Quais os motivos que pode levar o perito nomeado a recusa?

O perito pode ser substituído quando: I – faltar-lhe conhecimento técnico ou científico; II – sem motivo legítimo, deixar de cumprir o encargo no prazo que lhe foi assinado.

Quais são as hipóteses de suspeição judicial?

O artigo 252 do Código de Processo Penal descreve, objetivamente, as hipóteses em que o juiz fica impedido de exercer sua função de jurisdição : 1) caso seu cônjuge ou parente tenha de alguma forma atuado no processo; 2) quando o próprio juiz tiver exercido outra função (advogado, servidor por exemplo) no mesmo ...

Quais as hipóteses de suspeição?

Aplicam-se os motivos de impedimento e de suspeição:
  • ao membro do Ministério Público;
  • aos auxiliares da justiça;
  • aos demais sujeitos imparciais do processo.

São exemplos de casos de suspeição a que está sujeito o perito do juízo ser amigo íntimo ou inimigo capital de qualquer das partes?

O perito deve declarar-se suspeito apenas nos casos previstos da NBC PP 01 – PERITO CONTÁBIL, não sendo possível declarar-se suspeito por motivo íntimo. III. São exemplos de casos de suspeição a que está sujeito o perito do juízo: ser amigo íntimo ou inimigo capital de qualquer das partes.

Como o juiz escolhe o perito?

A Nomeação do Perito É de competência privativa específica do Juiz. Di-lo o artigo 421 do atual Código de processo Civil. No Regime do Código de 1939, a nomeação era das partes por intermediário dos advogados, cabendo ao juiz, se fosse o caso, nomear um Perito Desempatador, de sua confiança.

Em qual hipótese é exigida a perícia?

A realização de perícia é necessária quando as questões controvertidas sobre determinado fato exigirem conhecimentos técnicos ou científicos especializados, que não podem ser demonstrados ou esclarecidos por pessoas sem habilitação profissional na área.

Quando a perícia médica é solicitada pelo juiz?

A perícia médica trabalhista pode ser solicitada no decorrer de uma ação judicial quando for necessário deliberar sobre a saúde do trabalhador, principalmente no que concerne ao surgimento de uma doença ocupacional que inviabilize que o profissional mantenha o exercício das suas funções.

Quando será substituído o perito e qual a punição cabível no caso de não cumprir o encargo no prazo que lhe foi estabelecido?

Quando o perito poderá ser substituído ? ... O perito pode ser substituído quando: I - carecer de conhecimento técnico ou científico; II - sem motivo legítimo, deixar de cumprir o encargo no prazo que lhe foi assinado.”

Pode substituir assistente técnico?

424 DO CPC , O ASSISTENTE TÉCNICO, DEPOIS DE INTIMADO SEM RECURSAR O ENCARGO, JÁ NÃO PODE SER SUBSTITUÍDO, SALVO POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR DEVIDAMENTE COMPROVADO".

Quem pode escolher o perito?

22 da Lei 9307/96 preveja que o Árbitro determine a realização de perícias, a escolha, do perito pode ser consensual. Cabe esclarecer que para a perícia consensual a causa deve permitir a autocomposição. ... E para a fundamentação da sentença o Juiz levará em conta o método científico utilizado pelo perito. (Art.

Quais são as hipóteses de impedimento e suspeição do juiz?

É dever do juiz declarar-se impedido ou suspeito, podendo alegar motivos de foro íntimo. O impedimento tem caráter objetivo, enquanto que a suspeição tem relação com o subjetivismo do juiz. A imparcialidade do juiz é um dos pressupostos processuais subjetivos do processo.

O que é processo de suspeição?

A suspeição e o impedimento são mecanismos jurídicos usados para afastar o juiz de um determinado julgamento. Busca-se garantir a imparcialidade. ... Se ele antes de ser juiz foi advogado, por exemplo, e participou da defesa de uma das partes (autor ou réu), ele não pode decidir.

Quais os casos de suspeição de um magistrado ou de um servidor da justiça?

Há suspeição do juiz:
  • amigo íntimo ou inimigo de qualquer das partes ou de seus advogados;
  • que receber presentes de pessoas que tiverem interesse na causa antes ou depois de iniciado o processo, que aconselhar alguma das partes acerca do objeto da causa ou que subministrar meios para atender às despesas do litígio;

Quando é cabível alegar a suspeição do juízo?

No prazo de 15 (quinze) dias, a contar do conhecimento do fato, a parte alegará o impedimento ou a suspeição, em petição específica dirigida ao juiz do processo, na qual indicará o fundamento da recusa, podendo instruí-la com documentos em que se fundar a alegação e com rol de testemunhas.”

Quais são as exceções de suspeição?

Assim se diz da alegação de suspeita de parcialidade que possa ser feita contra juiz, contra o órgão do Ministério Público, contra o escrivão ou serventuário da justiça ou contra o perito nomeado para funcionar na causa.

Como alegar suspeição do juiz no processo penal?

A suspeição pode ser alegada contra os juízes de qualquer instância (da 1ª ao Ministro do STF, v. art. 103 do CPP), também os membros do Ministério Público (CPP, art. 104) e outras pessoas que intervêm no processo: intérpretes, peritos, funcionários da justiça, serventuários (CPP, art.

É admissível como caso de não aceitação da nomeação?

RECUSA AO PERITO. I - NÃO CABE A PARTE, SOB A PRESUNÇÃO DE QUE O PERITO SOMENTE IRA REALIZAR SEU TRABALHO APOS RECEBIMENTO DE SEUS HONORARIOS, RECUSAT EXPERT NOMEADO PELO JUIZ. A RECUSA, NA HIPOTESE, SOMENTE E ADMISSIVEL NOS CASOS DE IMPEDIMENTO OU SUSPEIÇÃO, ART. 423, C.P.C.

Quais as situações que impedem o perito de atuar como perito contábil em algum litígio?

IMPEDIMENTO E SUSPEIÇÃO

São situações fáticas ou circunstanciais que impossibilitam o perito de exercer, regularmente, suas funções ou realizar atividade pericial em processo judicial ou extrajudicial, inclusive arbitral.

Em quais situações pode ocorrer o impedimento e suspeição do perito contador?

O perito-contador pode declarar-se suspeito quando, após, nomeado, contratado ou escolhido verificar a ocorrência de situações que venha suscitar suspeição em função da sua imparcialidade ou independência e, desta maneira, comprometer o resultado do seu trabalho em relação à decisão.

Artigo anterior
É melhor pintar o cabelo antes ou depois da progressiva?
Artigo seguinte
Quanto de chocolate vai num ovo de 500g?