Em quais áreas de conhecimento a psicologia da educação se fundamenta?

Perguntado por: Francisco Vítor Sousa  |  Última atualização: 28. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (68 avaliações)

RESPOSTA: d)Pedagogia e filosofia.

Quais áreas do conhecimento a psicologia da educação se fundamenta?

A psicologia da educação é uma subárea de conhecimento dentro da psicologia, que tem como função a produção de saberes relativos aos fenômenos psicológicos constituintes do processo educativo. Estudar psicologia da educação ou psicologia educacional é compreender o processo de ensino e aprendizagem.

Qual o principal objetivo da psicologia da educação?

A Psicologia da Educação fornece ao educador ferramentas para auxiliar os alunos a lidar melhor com essas e outras situações, instruindo-os com o que for necessário para superar o problema.

Quais são as teorias da psicologia da educação?

Há quatro teorias principais sobre estas fases da vida e seu desenvolvimento, muito utilizadas pelos psicólogos nas pesquisas sobre o comportamento de crianças e adolescentes. São elas: teoria da maturação, teoria psicanalítica, teoria da aprendizagem, teoria cognitiva.

Qual é a importância da psicologia para a educação?

De acordo com a psicóloga, Thalita Soares Agati, a psicologia dentro da área da educação tem a importância de colaborar assertivamente com o processo de ensino-aprendizagem permitindo que o discente reflita, análise, avalie e redimensione todas as suas capacidades e potencialidades, direitos e deveres, erros e acertos, ...

Psicologia 03 - Áreas do conhecimento

34 questões relacionadas encontradas

Qual teoria de Vygotsky?

1 → O que diz a teoria de Vygotsky

Essa é uma teoria sociointeracionista, ou seja, aponta a importância da interação do indivíduo com o meio. Dessa forma, é o contato com o ambiente, o convívio com outras pessoas e suas influências culturais que farão com que o indivíduo se desenvolva.

Quando foram construídas as bases da Psicologia da Educação?

Nos primeiros anos do século XX (1903), as aplicações da Psicologia à Educação tiveram como marco inicial a publicação do livro Educational Psychology e o periódico Journal of Educational Psychology, por E.L. Thorndike.

Quais são as relações aproximações e diferenças entre psicologia e educação?

A psicologia é, sem sombra de dúvida, uma ciência pedagógica, na medida em que se faz ciência aplicada. A pedagogia educativa, por sua vez, se faz psicologia ao reconhecer que o processo de ensino e aprendizagem é, no fundo, fruto de uma relação humana, para além de um processo meramente cognitivo.

Qual é o principal objeto de pesquisa da educação?

O trabalho de pesquisa parte do pressuposto que a escola emerge como objeto de estudo da Ciência da Educação (a partir de 1990) e ganha grande importância nas pesquisas da área da Administração da educação.

Quais os domínios objetivos e finalidade da psicologia da educação?

A Disciplina tem por objetivo geral sensibilizar e capacitar você para uma prática pedagógica orientada pela relação interdisciplinar entre a Psicologia e a Educação, incluindo aspectos históricos e intelectuais que conduzam para novas perspectivas em relação à compreensão de conceitos e o desenvolvimento de ...

O que estuda a psicologia da aprendizagem?

A Psicologia da Aprendizagem estuda o complexo processo pelo qual as formas de pensar e os conhecimentos existentes numa sociedade são apropriados pela criança. Para que se possa entender esse processo é necessário reconhecer a natureza social da aprendizagem.

Para qual fim a psicologia da educação contribui?

Coll (2004) entende-se que a psicologia da educação contribui para a compreensão dos processos de mudança que atravessa o sujeito no percurso das atividades educacionais, englobando o desenvolvimento e a aprendizagem.

Qual é o caminho percorrido para o surgimento da psicologia da educação?

Tem-se situado o surgimento da Psicologia da Educação no início deste século, por volta de 1903, quando foi lançado o livro de Thorndike, Educational Psychology, o qual nomeou pela primeira vez esta área de estudos e lhe deu corpo doutrinário.

Quais são as diferenças entre a psicologia e a educação?

Diferenças na atuação

Em ambiente escolar, um psicólogo cuida das questões comportamentais e emocionais do discente, e que possivelmente estão entravando seu aprendizado. Por sua vez, o pedagogo aborda as demais práticas de aprendizados e os processos educacionais e dificuldades dos alunos.

É a relação da psicologia enquanto profissão com a educação?

Porém, Psicologia não diz respeito apenas a um ramo específico de conhecimento humano. Há pouco mais de 40 anos, tornou-se uma atividade profissional devidamente regulamentada, atualmente, a Psicologia é ciência e profissão. O que gostaríamos de focalizar é a relação da Psicologia enquanto profissão com a Educação.

Qual é a diferença entre a psicologia e pedagogia?

No âmbito escolar, o psicólogo é quem aborda as questões emocionais e comportamentais do aluno que podem atrapalhar o seu aprendizado. O pedagogo, por sua vez, vai atuar em situações práticas que envolvem o processo de aprendizagem e as suas possíveis dificuldades.

Como surgiu a psicologia educacional no Brasil?

A história da Psicologia Escolar e Educacional no Brasil pode ser identificada desde os tempos coloniais, quando preocupações com a educação e a pedagogia traziam em seu bojo elaborações sobre o fenômeno psicológico.

Como a psicologia foi sendo construída?

Muitos estudiosos consideram que ela se emancipou da filosofia em meados do século XIX. Sendo assim, nos parece que não podemos resgatar a história da psicologia sem entendermos a filosofia como primeira forma de desenvolvimento do pensamento humano racional, quando das primeiras indagações do homem sobre o mundo.

Como surgiu a Psicologia da Educação quais são as relações entre a psicologia e a educação?

A Psicologia da Educação foi sendo construída com a finalidade de fornecer subsídios teóricos para a prática de ensinar e aprender, de forma a torná-las mais eficazes.

Quais são os principais conceitos da teoria de Vygotsky?

A teoria de Vygotsky aponta que a criança nasce com funções psicológicas elementares e que com o aprendizado da cultura e as experiências adquiridas, essas funções tornam-se funções psicológicas superiores, que são o comportamento consciente, a ação proposital, capacidade de planejamento e pensamento abstrato.

Qual é o conceito de Vygotsky?

Para Vygotsky, a cultura molda o psicológico, isto é, Determina a maneira de pensar. Pessoas de diferentes culturas têm diferentes perfis psicológicos. As funções psicológicas de uma pessoa são desenvolvidas ao longo do tempo e mediadas pelo social, através de símbolos criados pela cultura.

Quais são as principais teorias de aprendizagem?

Seis teorias da aprendizagem embasam as ações pedagógicas da ESP/CE: Teoria Experencial, Teoria Cognitiva da Aprendizagem, Teoria Social Cognitiva, Andragogia, Teoria da Carga Cognitiva e a Teoria de Fitts e Posner. A seguir, uma breve descrição de cada uma delas.

Como ocorrem os processos educacionais?

Informalmente o processo educacional ocorre no cotidiano das pessoas e nas relações humanas; essa ação cotidiana e informal refere-se à troca de experiência e à manutenção de valores da sociedade ou de um grupo dentro da sociedade.

Qual é a contribuição mais importante da psicologia do desenvolvimento?

Qual a importância da Psicologia do Desenvolvimento? Ao estudar e identificar diferentes aspectos das fases da vida, a Psicologia do Desenvolvimento apoia a construção e aperfeiçoamento do indivíduo em cada uma delas.

Qual é a importância do estudo da psicologia?

A Psicologia busca a compreensão acerca de como o ser humano cria a sua história, e o papel do psicólogo é utilizar essa ciência para conduzir uma pessoa à autodescoberta, à compreensão sobre as suas dificuldades e a forma com que se relaciona com o seu “mundo interior” e exterior.

Artigo anterior
O que é humanização no atendimento ao cliente?
Artigo seguinte
Quais são os membros superiores e membros inferior?