É verdade que as esponjas possuem pouca capacidade de regeneração?

Perguntado por: Lisandro Neto  |  Última atualização: 14. Mai 2024
Pontuação: 4.4/5 (33 avaliações)

Os poríferos, assim como ocorre em outros animais, têm grande capacidade de regeneração. Essa regeneração ocorre pela presença de células totipotentes capazes de se multiplicar originando outras células.

Como é a regeneração das esponjas?

- regeneração: as esponjas são capazes de sofrer regeneração, a partir de fragmentos que se desprendem de seus corpos. Quando uma esponja se desintegra, por ação mecânica ou casual, "brotos", ou massas de amebócitos são capazes de originar uma nova esponja.

Quando quebradas as esponjas do mar podem se regenerar?

Na fragmentação, pedaços do corpo da esponja se regeneram originando um novo indivíduo. No brotamento ocorre a formação de pequenos brotos sobre a esponja mãe. Os brotos podem se desprender e originar um novo organismo, ou podem permanecer ligados à esponja mãe, expandindo a colônia.

Qual é a vantagem de regeneração para a produção comercial de esponjas?

A vantagem da regeneração para a produção comercial de esponjas está justamente na produção de esponjas. As esponjas se reproduzem por brotamento, quando se corta um pedaço delas, ambas as partes irão crescer, é um meio de reprodução rápida e simples para a produção comercial de esponjas.

Como ocorre o processo de nutrição de uma esponja?

A alimentação das esponjas é feita através dos microporos. A água entra por eles e sai pelo ósculo, diminutivo de boca em latim, filtrando os organismos que são retidos, como alimento, nas células das esponjas.

ESPONJAS MARINHAS [as curiosidades mais interessantes relacionadas com as esponjas marinhas.]

32 questões relacionadas encontradas

Como as esponjas conseguem obter nutrientes e oxigênio?

Nutrição dos poríferos

Os poríferos são animais filtradores, ou seja, através dos porócitos, eles conseguem absorver água para a espongiocele. Essa água carrega consigo compostos orgânicos e até pequenos organismos, como fitoplânctons e protozoários, que servirão de alimento para o organismo.

Como a esponja do mar consegue superar o problema do transporte de nutrientes?

Esponjas-do-mar alimentam organismos maiores que elas

Durante esse processo, transformam o carbono e o nitrogênio em nutrientes para organismos maiores, como lesmas-do-mar e caranguejos.

Porque as esponjas tem grande capacidade de regeneração?

1. Mesmo se for esmigalhada, a esponja vai se regenerar. Isso se deve, em parte, à estrutura simples de seu organismo: sem órgãos bem desenvolvidos, é formada por apenas uns 20 tipos de células polivalentes, capazes de desempenhar funções variadas (alimentação, secreção etc.)

Por que a alimentação das esponjas é chamada de filtração?

Eles conseguem seu alimento por meio da filtração, removendo partículas de alimento que estão na água que entra pelo seu corpo através dos poros.

Quais são as características das esponjas?

As esponjas apresentam um corpo geralmente cilíndrico e rico em poros. Estes são formados por uma célula, que possui forma de anel, denominada de porócito. Esses poros servem de local de entrada para a água, que segue para uma cavidade central (espongiocele ou átrio) e sai por uma grande abertura, chamada de ósculo.

Qual é o tempo de vida de uma esponja do mar?

Esses poríferos podem viver por centenas de anos. Para algumas espécies, 600 anos é um número comum. Mas já foi encontrada uma esponja marinha com cerca de 2 mil anos de existência. A maioria das esponjas mede apenas alguns centímetros.

Qual é o nome científico da esponja do mar?

Porifera (do latim porus, poro + ferre, possuir) é um filo do reino Animalia, onde se enquadram os animais conhecidos como esponjas.

Qual é o animal com maior capacidade de regeneração?

Se há uma criatura que, por suas características biológicas, tem atraído o interesse dos cientistas por décadas é a salamandra. Isso principalmente porque ela é o único animal vertebrado capaz de se regenerar.

Qual o animal que se regenera?

O axolotle, nome popular do animal, é capaz de reconstituir por completo partes do corpo, como rabo, espinha e olhos. Por isso, tem potencial para se tornar um animal modelo para a biologia regenerativa.

Que características fazem com que as esponjas do mar sejam confundidas com plantas?

Resposta verificada por especialistas

As espojas são sesseis, não se movem, na verdade, até as plantas conseguem movimentar algumas partes do seu corpo, apesar de ser apenas um reflexo, já as esponjas nem isso podem fazer.

Por que as esponjas são animais?

Poríferos, também conhecidos como esponjas, são animais que vivem no ambiente aquático, são filtradores e podem reproduzir-se de maneira assexuada ou sexuada. Os poríferos são animais sésseis, ou seja, que não apresentam capacidade de locomoção.

Como as esponjas se defendem?

Assim, algumas espécies de esponjas possuem mecanismos de defesa - como compostos químicos tóxicos que alguns indivíduos do gênero Tedania e Neofibularia apresentam, podem causar dermatites na espécie humana.

Quais os órgãos de formação de uma esponja?

PINACÓCITOS - células achatadas que revestem a parede externa das esponjas como uma espécie de epiderme. COANÓCITOS - células flageladas. ESPONGIOBLASTOS - originam as fibras de espongina (formada por colágeno). MIÓCITOS – formam esfincteres ao redor dos poros e do ósculo (movimento não visível, extremamente lento).

Qual animal que renasce?

Resumo sobre a fênix

Renasce das próprias cinzas ou se reproduz sozinha (dependendo da versão). Tem uma forte ligação com o Sol e a ideia de renascimento. Acredita-se que tenha origem na mitologia egípcia.

Quais são os animais poríferos?

Os poríferos, ou filo Porifera, apresentam como representantes animais com características pouco complexas e que se destacam pela presença de um corpo rico em poros. Os representantes desse filo são as esponjas, animais aquáticos que vivem submersos e, na sua grande maioria, são marinhos.

Qual a importância das esponjas do mar?

Há mais de 8 mil espécies descritas que vivem nos mares e na água doce. Esses animais não possuem sistema nervoso e musculatura e também não se movimentam. Além disso, as esponjas são fundamentais para o equilíbrio de ecossistemas, como os recifes de corais.

Qual a semelhança que existe entre seres humanos e as esponjas marinhas?

As esponjas marinhas têm estruturas simples e pouco complexas: não apresentam sistema nervoso, músculos e nem intestino. Ainda assim, surpreendentemente, essas criaturas são nossas “parentes” mais distantes na cadeia evolutiva.

Que tipo de animal é o Bob Esponja?

Bob Esponja

Pertencente ao Filo Porifera, na realidade ele faz parte do grupo das esponjas-do-mar, organismos que não são quadrados e são sésseis, ou seja, não se movem e ficam fincados na superfície onde nascem.

Quanto a esponja é correto afirmar que?

Resposta verificada por especialistas. Quanto as esponjas é correto afirmar: ( C ) que não possuem tecidos verdadeiros e podem apresentar espiculas calcarias ou silicosas.

Artigo anterior
Como era a internet nos anos 80?
Artigo seguinte
São exemplos de mudanças organizacionais?