É um fator de risco para linfoma de Hodgkin?

Perguntado por: Erica Erica Melo Baptista  |  Última atualização: 8. Mai 2024
Pontuação: 4.9/5 (45 avaliações)

Fatores de risco Pessoas com sistema imune comprometido, como conseqüência de doenças genéticas hereditárias, infecção pelo HIV, uso de drogas imunossupressoras, têm risco um pouco maior de desenvolver Doença de Hodgkin.

Quais os fatores de risco do linfoma de Hodgkin?

FATORES DE RISCO
  • Idade: a doença é mais comum em adultos jovens, na faixa dos 15 aos 40 anos, e, depois, em pessoas com mais de 55 anos.
  • Sexo: o linfoma de Hodgkin é um pouco mais frequente em homens do que em mulheres.
  • Vírus: o risco é pequeno, mas alguns vírus podem aumentá-lo.

O que pode causar o linfoma de Hodgkin?

A causa do linfoma de Hodgkin é desconhecida, mas a exposição ao vírus Epstein-Barr pode ter alguma relação em algumas pessoas. Pode haver também uma associação hereditária. Ainda que existam algumas famílias nas quais mais de uma pessoa tem linfoma de Hodgkin, ele não é contagioso.

Quais os elementos que podem provocar o desenvolvimento do linfoma não-Hodgkin?

FATORES DE RISCO

Sexo: o linfoma não Hodgkin é um pouco mais frequente em homens do que em mulheres. Bactérias e vírus: a lista inclui o vírus de Epstein-Barr, o HIV e o HTLV (vírus linfotrópico da célula humana) e a bactéria Helicobacter pylori.

O que causa o câncer linfático?

As causas do linfoma não estão bem esclarecidas, mas podem estar relacionadas a infecções crônicas, que podem predispor a mutações das células linfáticas, a fatores ambientais e a infecção pelo vírus Epstein-Barr, causador da mononucleose. A infecção pelo HIV e pela bactéria H.

Linfoma de Hodgkin: Fatores de Risco

26 questões relacionadas encontradas

Quais os primeiros sinais de linfoma?

Sinais e sintomas que podem indicar um linfoma

Quando a doença atinge a região do tórax, é comum a presença de tosse, falta de ar e dor torácica. Na pelve ou no abdômen, os sintomas são desconforto e distensão abdominal.

Onde surge o linfoma?

Esse tipo de câncer pode ter início em qualquer local do corpo, mas é mais comum em gânglios linfáticos, presentes no tórax, pescoço e axilas.

Como se prevenir do linfoma de Hodgkin?

Não há como fazer prevenção. Ela atinge uma faixa etária especifica? A doença pode ocorrer em qualquer faixa etária; porém é mais comum entre adolescentes e adultos jovens (15 a 29 anos), adultos (30 a 39 anos) e idosos (75 anos ou mais).

Quais as complicações do linfoma de Hodgkin?

Quando o linfoma de Hodgkin afeta os gânglios linfáticos do peito, o inchaço desses gânglios pode comprimir a traqueia e causar tosse, falta de ar e dor torácica. Além disso, o baço também pode aumentar (esplenomegalia).

Tem linfoma benigno?

Linfoma é um tipo de câncer, portanto, não existe 'linfoma benigno'. Por definição, todos os linfomas são malignos e, dessa forma, torna-se redundante a expressão 'linfoma maligno'.”.

Qual o sintoma mais comum de linfomas Hodgkin?

Os sintomas tipicamente são linfadenopatia indolor, algumas vezes com febre, sudorese noturna, perda ponderal não intencional, prurido, esplenomegalia e hepatomegalia. O diagnóstico baseia-se na biópsia do linfonodo.

Qual exame detecta linfoma de Hodgkin?

O exame Pet scan também pode identificar se pequenas áreas do corpo contém a doença e até se o linfoma está respondendo ao tratamento.

Como se detecta linfoma de Hodgkin?

Como as infecções são a causa mais frequente do aumento dos linfonodos, o médico tentará encontrar um foco infeccioso na parte do corpo próxima aos linfonodos alterados. Se o médico suspeitar que um linfoma de Hodgkin possa estar causando os sintomas, será solicitada uma biópsia para elucidação diagnóstica.

Quando o linfoma de Hodgkin?

O sintoma mais frequente do linfoma de Hodgkin é o aumento dos linfonodos na região do pescoço, axila ou virilha. O nódulo pode aumentar com o tempo ou novos podem surgir na região ou mesmo em outras partes do corpo. Ainda assim, o linfoma de Hodgkin não é a causa mais frequente do inchaço nos linfonodos.

Quais os tipos de linfoma de Hodgkin?

O Linfoma de Hodgkin divide-se em LH com predominância linfocitária nodular e LH clássico. Este, por sua vez, subdivide-se em esclerose nodular, rico em linfócitos, celularidade mista e depleção linfocitária.

Como prevenir câncer de linfoma?

Não há uma forma própria de prevenção ao desenvolvimento de linfomas, tal como ocorre em outras formas de câncer, tendo como exemplo o câncer de pulmão, em que a cessação do tabagismo pode reduzir significativamente os riscos.

Quanto tempo vive uma pessoa com linfoma de Hodgkin?

Cerca de 80% dos doentes atingem uma remissão completa, ou seja, deixam de ter doença detetável. Isto traduz-se numa expectativa de sobrevida para além dos 10 anos. Para muitos jovens que tiveram linfoma de Hodgkin, essa expectativa multiplica-se por várias décadas e têm uma vida semelhante à população geral.

Quanto tempo o linfoma de Hodgkin demora para se manifestar?

Os linfomas não Hodgkin indolentes têm crescimento lento e podem demorar anos sem tratamento até causar sintomas. Já os agressivos crescem de modo rápido e requerem tratamento imediato.

Qual a gravidade do linfoma de Hodgkin?

Como se trata de um tipo de câncer, se não tratado, o Linfoma de Hodgkin evolui mais lentamente ou mais agressivamente, dependendo do subtipo, levando o paciente a um estágio avançado de doença (quando as chances de cura são mínimas) e, provavelmente, ao óbito.

Como o linfoma de Hodgkin se espalha?

Geralmente, esse câncer se espalha de forma ordenada, ou seja, de um grupo de linfonodos para outro grupo, por meio dos vasos linfáticos. Pode ocorrer em qualquer faixa etária, mas é mais frequente entre adultos e idosos. De forma geral, os homens têm maior propensão a desenvolver o linfoma de Hodgkin.

Onde se localiza o linfoma?

O linfoma não Hodgkin pode provocar aumento dos gânglios linfáticos. Quando isto ocorre, nos linfonodos próximos à superfície do corpo, como, por exemplo, no pescoço, virilha ou axilas, podem ser vistos ou sentidos como nódulos sob a pele, geralmente indolores.

Quais são os sintomas de linfoma no pescoço?

Sinais e sintomas do linfoma de Hodgkin
  • Dor nos gânglios inflamados.
  • Suores noturnos intensos, com ou sem febre.
  • Febre ou calafrios à noite ou mesmo durante o dia.
  • Perda de apetite.
  • Perda de peso inexplicável.
  • Fadiga ou perda de energia.
  • Coceira inexplicada.

O que altera no exame de sangue quando tem linfoma?

O hemograma só se altera no linfoma quando a doença infiltra a medula óssea (ou seja, estadios mais altos, mais observados em linfomas indolentes, de crescimento lento). Neste caso, se observará linfocitose (aumento dos linfócitos) e redução de uma ou mais linhagens mielóides (anemia, neutropenia e plaquetopenia).

Qual foi o linfoma do Reynaldo Gianecchini?

Reynaldo Gianecchini recorda linfoma não Hodgkin e encoraja seguidores: “É possível vencer o câncer”

Como é a coceira de quem tem linfoma?

Coceira intensa

Geralmente, aparecem como caroços ou nódulos avermelhados e roxos sob a pele, que surtem coceira. É fundamental analisar cuidadosamente cada caso e lembrar que na maioria das vezes, os sintomas se assemelham à gripes, resfriados, alergias, diabetes e outros.

Artigo anterior
O que são as leis morais?
Artigo seguinte
Quais os conflitos existentes no Brasil?