É totalmente correto afirmar que o direito de ação é um direito?

Perguntado por: Miriam Iara de Guerreiro  |  Última atualização: 29. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (5 avaliações)

(e) do direito de fazer agir o Estado e não do direito de agir. 07. (FCC - 2007 - TRT - 23ª REGIÃO (MT) - Analista Judiciário) É totalmente correto afirmar que o direito de ação é um direito: (a) subjetivo, privado, autônomo e concreto.

O que é o direito de ação?

O direito de ação é um direito público subjetivo do cidadão, expresso na Constituição Federal de 1988 em seu art. 5º, XXXV. Neste importante dispositivo constitucional encontra-se plasmado o denominado princípio da inafastabilidade da jurisdição.

Por que o direito de ação é um direito subjetivo?

Se direito subjetivo é um poder de vontade, a ação procesual é um direito subjetivo, por vincular o exercício da jurisdição à vontade do autor, ainda que se trate do cumprimento de um dever, como ocorre nos chamados direitos-função.

Quais as teorias do direito de ação?

Teoria da ação como direito autônomo

Destarte, formaram-se três correntes fundadas em sua autonomia: a) a que a considerava como um direito autônomo e concreto; b) a que a qualificava como direito potestativo; e c) a que a classificava como direito autônomo e abstrato.

Quais são as características do direito de ação?

O Direito de ação é uma característica do direito material de reagir a uma violação de direitos, e é autônomo em relação ao direito material violado. ... A ação seria o direito público, subjetivo, autônomo e abstrato à prestação jurisdicional sobre uma demanda de direito material.

CONDIÇÕES DA AÇÃO - LEGITIMIDADE AD CAUSAM | Parte 1 | Direito Processual Civil

20 questões relacionadas encontradas

Quais são as condições da ação?

Compõem as condições da ação: a. legitimidade ad causam; b. interesse processual e c. possibilidade jurídica do pedido.

Quais são os elementos da ação?

A ação é composta por três elementos: as partes, o pedido e a causa de pedir. O CPC, em seu art. 337, § 2º, disciplina que uma ação é idêntica a outra quando possui as mesmas partes, a mesma causa de pedir e o mesmo pedido.

Qual teoria adotada pelo nosso direito pátrio quanto ao direito de ação?

Teoria eclética do direito de ação

Nessa visão, o direito a ação não é absolutamente concreto ou abstrato, busca um bom senso entre as duas correntes supracitadas. Essa corrente é adotada pelo Código de Processo Civil (CPC), e facilmente explicada utilizando o exemplo pátrio.

O que é ação na teoria geral do processo?

A ação é o poder de dar início a um processo e dele participar, com o intuito de obter do Poder Judiciário uma resposta ao pleito formulado.

Qual é a natureza jurídica do direito de ação qual é a teoria adotada atualmente?

A ação é um direito publico, subjetivo de natureza geral e abstrata, de provocar a atividade jurisdicional do Estado, que tem o dever de presta-la. Nela se contem uma pretensão, que nada mais é do que a afirmação da pretensão de um direito, justificando o pedido de jurisdição do Estado sobre determinado assunto.

Porque o direito de ação é um direito subjetivo público autônomo e abstrato?

É por isso um direito abstrato, porque exercível por quem tenha ou não razão, o que será apurado somente na sentença, e, além do mais, genérico, pois não varia, é sempre o mesmo, por mais diversos que sejam os interesses que, em cada caso, possam os seu titulares aspirarem.

O que é um direito subjetivo?

O direito subjetivo é a situação jurídica, consagrada por uma norma, através da qual o titular tem direito a um determinado ato face ao destinatário. Em geral, o direito subjetivo é consagrado por uma norma de direito que conduz a uma relação trilateral entre o titular, o destinatário e o objeto do direito.

Qual a diferença entre o direito objetivo e subjetivo?

direito objetivo é sinônimo de ordenamento jurídico enquanto direito subjetivo é sinônimo de prerrogativa; direito objetivo também é chamado de norma agendi enquanto direito subjetivo também é chamado de facultas agendi; ... o direito objetivo garante os direitos subjetivos.

Quem tem o direito de ação?

O direito de ação é o instituto através do qual aquele que tenha um interesse lesado ou ameaçado de lesão faça chegar às portas do Poder Judiciário o pedido de prestação jurisdicional, solucionando assim o litígio.

O que é o direito de ação abstrato E o que é o direito de ação em concreto?

A teoria abstrata da ação, por sua vez, concebe a ação não como direito à decisão final favorável, mas sim como direito à decisão final, qualquer que seja seu conteúdo. Em outras palavras, ação é direito à aplicação do direito objetivo ao caso concreto, pelos órgãos credenciados para tanto.

O que é um direito condicionado?

Direito condicional é aquele que só se aperfeiçoa, ou se aniquila, pelo advento de um evento futuro e incerto. A condição é a cláusula que subordina o efeito do ato a acontecimento futuro e incerto, de forma que o titular de um direito condicional só o adquire em definitivo se sobrevier a condição suspensiva.

O que é a ação de um processo?

Como o próprio termo indica, processo significa ação de avanço, dar andamento, marchar, seguir em frente, ao passo que procedimento significa o modo como se desenvolve os atos e fatos necessários para que se produza algum efeito ou se atinja algum objetivo ou se chegue a algum resultado específico.

O que é ação na Justiça?

Ação é a faculdade de invocar o poder jurisdicional do Estado para fazer valer um direito que se julga ter, através de um conjunto de atos formais admitidos em juízo, tendo como finalidade obter, exercitar, conservar, recuperar ou fazer declarar um direito ou resolver um conflito de interesses entre as partes.

O que é uma ação na Justiça?

A ação judicial é quando uma das pessoas processa a outra e pede a interferência do Estado. O Poder Judiciário, que é nossa autoridade legal, é chamado para decidir quem merece ganhar aquela causa.

Quais teorias surgiram para explicar a natureza jurídica da ação?

“Distinguindo-o do direito subjetivo material a ser tutelado e reconhecendo em princípio seu caráter de direito público subjetivo, duas correntes principais disputam a explicação da natureza do direito de ação: a) a teoria do direito concreto à tutela jurídica; b) a teoria do direito abstrato de agir.”

Qual a teoria da conduta adotada pelo Código Penal?

Qual teoria (da conduta) foi seguida pelo nosso Código Penal? Para a doutrina tradicional, nosso Código adotou a teoria finalista. O Código Penal Militar, a seu turno, é declaradamente causalista, tratando dolo e culpa como elementos da culpabilidade (art.

Quais são as 03 três condições da ação?

Entendemos, no que tange o processo civil, condições da ação como um feixe composto por três institutos, quais sejam: legitimidade ad causam, interesse de agir e possibilidade jurídica do pedido.

Como se classificam as ações?

Segundo o ordenamento jurídico atual as ações se classificam em ações de conhecimento, de execução e cautelar, conforme o provimento jurisdicional solicitado pelo autor da demanda. A ação de conhecimento visa ao provimento de mérito, julgamento da causa, gerando um processo de conhecimento.

O que é o objeto de uma ação?

Aquilo que se pede na ação. Objeto do pedido.

Quais as condições da ação CPC?

O CPC de 1973 consagrou expressamente essa categoria no art. 267, VI, o qual autoriza a extinção do processo, sem resolução do mérito, quando não concorre qualquer das seguintes condições da ação: possibilidade jurídica do pedido, legitimidade das partes e interesse processual.

Artigo anterior
Quantos copos de água para eliminar refrigerante?
Artigo seguinte
O que fazer para puxar assunto com alguém?