É possível revogar medida protetiva?

Perguntado por: Denis Leonardo Pinheiro de Morais  |  Última atualização: 11. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (15 avaliações)

STJ: Medida protetiva pode ser anulada por meio de habeas corpus.

É possível tirar medida protetiva?

A vítima não pode cancelar uma medida protetiva. Quem pode revogá-la é o juiz que a concedeu. O que a vítima deve fazer é informar o juiz de que os motivos que justificaram a medida protetiva não existem mais.

Quando a medida protetiva perde a validade?

Qual o prazo de validade da medida protetiva? A Lei Maria da Penha não prevê um prazo de validade para a medida protetiva, de modo que o juiz deverá conceder um prazo conforme as peculiaridades do caso concreto.

O que é revogar uma medida protetiva?

Indica que foi anulada uma medida protetiva anteriormente concedida a mulher vítima de violência doméstica (Lei Maria da Penha), criança, adolescente ou idoso.

Qual a validade de uma medida protetiva?

O mesmo Tribunal já consignou o entendimento de que o prazo fixado de 60 (sessenta) dias “para validade das medidas protetivas de urgência [...]

OPINIÃO JURÍDICA - Como retirar medida protetiva

29 questões relacionadas encontradas

O que acontece se a vítima quebrar a medida protetiva?

O artigo 24-A da Lei 11340/06, inserido no ordenamento jurídico pela Lei 13.641/2018, tipifica a conduta de descumprir decisão judicial que defere as medidas protetivas, prevendo pena de três meses a dois anos de detenção.

Como saber se a medida protetiva está valendo?

A ferramenta já está disponível no portal do TJRJ e permite que a mulher solicite à Justiça uma medida protetiva de urgência sem que precise sair de casa. Para tanto, basta clicar no link usando um computador ou mesmo um celular. O dispositivo não precisa ser baixado e não ocupa espaço na memória do aparelho.

Tem como retirar a queixa da Lei Maria da Penha?

"O artigo 16 da lei informa que existe a possibilidade de retirar a queixa mas deve ser feito com a designação de uma audiência antes da denúncia do processo. Apenas com esses requisitos é possível retirar a chamada queixa em relação ao crime", detalha Anna Virginia.

Como acompanhar medida protetiva pela internet?

Desenvolvido pela Polícia Militar, o App SOS Mulher é um serviço exclusivo para vítimas com Medida Protetiva. O App permite aos usuários cadastrados pedirem ajuda sempre que estiverem em perigo, por meio do acionamento de um botão localizado na própria ferramenta por apenas cinco segundos.

Como saber se a medida protetiva foi deferida MG?

Ao acessar o Sistema de Informação Policial (SIP 2.0), é possível verificar a data de deferimento e a data de notificação do suspeito.

Onde renovar a medida protetiva?

As medidas protetivas estão sendo renovadas de forma automática sem que as mulheres, vitimas de violência doméstica, precisem ir até uma Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI) para isso. Geralmente uma medida tem prazo de 6 meses.

Como pedir prorrogação medida protetiva?

As mulheres podem pedir, a partir de quinta-feira (9), a renovação das medidas protetivas em casos de violência doméstica e familiar por formulário online ou ligando por telefone disponibilizado pelo Governo do Estado.

O que é manutenção de medida protetiva?

“A vigência das medidas protetivas da Lei Maria da Penha independe do curso da ação penal, podendo se perenizar mesmo quando o feito é arquivado por desinteresse da ofendida. Elas visam à proteção da mulher, e não a prover a instrução do processo”.

Como retirar medida protetiva 2021?

Caso a vítima de violência doméstica entenda que as MPU não são mais necessárias, deverá manifestar esta vontade perante a Vara de Violência Doméstica, cabendo ao juiz (a), frente a todos os elementos e circunstâncias que envolvem aquele caso específico, determinar a revogação ou manutenção das medidas.

Como consultar medida protetiva em MG?

Insira seu nome ou o número do processo para fazer a consulta no Tribunal de Justiça de Minas Gerais gratuitamente
  1. Busque seus processos. Consulte pelo seu nome ou número do seu processo através de uma busca unificada.
  2. Entenda o que está acontecendo. ...
  3. Fique sempre atualizado.

Como Abrir medida protetiva?

Então, como posso pedir uma medida protetiva? A mulher pode comparecer pessoalmente a uma delegacia especializada de proteção à mulher ou comum ( caso não exista delegacia especializada na sua cidade) para relatar a violência sofrida e pedir a medida protetiva.

O que acontece quando se retira uma queixa?

Retirar Queixa

Primeiro, a vítima, pode vir a responder por “notícia falsa de crime” e “crime de obstrução de justiça”, entre outras, além do que, pode lhe causar maior dano futuro, frente a sensação de impunidade que será imbuído no comportamento do agressor.

Como fazer para retirar uma queixa na delegacia?

Requerer audiência específica para tal fim.

É necessário que a vítima de violência doméstica, através de seu defensor constituído, peticione no processo de violência doméstica o requerimento de designação para audiência de retratação/justificação, momento em que poderá retirar a queixa, ou seja, renunciar ao processo.

Como retirar uma ocorrência?

É possível cancelar um Boletim de Ocorrência já emitido? Sim. Desde que compareça pessoalmente na Delegacia de Polícia que aparece no boletim e solicitar que se insira no boletim o motivo pelo qual está solicitando o cancelamento.

Quando a vítima não quer representar?

E quando a vítima não apresenta representação, manifestando expressamente o desejo de renunciar ao direito de representar? Sendo condição de exercício da ação penal pelo Ministério Público, este não poderá formular proposta de transação penal.

Precisa de advogado para pedir medida protetiva?

A solicitação das MPUs é o único ato "processual" que NÃO precisa de advogado/defensor público; em todos os demais desdobramentos, é um DIREITO da mulher ser acompanhada por seu representante processual.

Quem emite medida protetiva?

"A autoridade policial, legalmente investida, ostenta o poder e o dever legal de determinar as imposições de medidas protetivas".

Quanto é a fiança da Lei Maria da Penha?

De acordo com a lei, o valor da fiança no caso de pena menor de quatro anos vai de um salário mínimo (R$ 1.039) até cem salários mínimos. Mas existe a possibilidade de o valor ser aumentado ou diminuído, dependendo da condição financeira do autor.

Artigo anterior
Quem é e o que pode atrapalhar diretamente o meu sucesso profissional?
Artigo seguinte
Como ver o saldo da Xbox Live?