É possível recorrer de multa após o prazo?

Perguntado por: Alice Adriana Melo de Campos  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (39 avaliações)

Não é possível recorrer de multa após o prazo, mas é possível fazer um requerimento geral semelhante ao recurso ou ingressar com ação judicial para anular o auto de infração. A notificação de autuação é a primeira carta que o motorista recebe e ali começam as dúvidas.

Como recorrer de multa fora do prazo?

“A qualquer tempo é possível recorrer, mesmo que encerrado a instância final administrativa. Todo cidadão que se sentir lesado em seu direito, poderá acionar o Poder Judiciário, ingressando judicialmente contra multa ou penalidades em geral indevidas.

Tem como recorrer de uma multa depois do prazo?

Se você ainda quiser recorrer e continuar tentando cancelar as penalidades geradas pela infração, precisará procurar um advogado. Quando a instância administrativa se encerra, é possível recorrer somente na esfera judicial. Além disso, conforme a Resolução nº 619/16 do CONTRAN, art.

Como recorrer a multa de trânsito após 30 dias?

Mas o que fazer se você verificar que sua notificação foi expedida mais de 30 dias depois da data da infração? É a sua chance de fiscalizar o trabalho do órgão. Neste caso, você deve recorrer, alegando atraso na expedição da notificação.

Quando a multa não chega em 30 dias?

Em seu artigo 281, Inciso II, o CTB estabelece que o auto de infração seja cancelado se a notificação de autuação não for enviada em até 30 dias, contados a partir do registro da infração.

Perdi o Prazo de Defesa Previa, Ainda Posso Recorrer ?

21 questões relacionadas encontradas

O que acontece se a multa não cair em 30 dias?

Caso tenha ocorrido intervalo de mais de trinta dias (nem que seja 31 dias), a autuação já possui vício suficiente para solicitar cancelamento e arquivamento da multa. A Lei é muito clara no que tange a requisitos obrigatórios que órgãos de trânsito devem observar e o prazo para expedir a notificação é um deles.

Quanto tempo prescreve multa do Detran?

A multa de trânsito prescreve em cinco anos. Conforme o artigo 33 da Resolução Contran nº 619/2016 (que foi alterada em alguns pontos pela Resolução nº 845/2021):

Como provar que não estava no local da multa?

Para comprovar a impossibilidade da infração, é possível anexar documentos que a comprovem, como uma declaração do trabalho de que você não estava no local da infração naquele horário ou um recibo de pedágio de outro lugar no momento em que se registrou a infração.

Quem tomou multa na pandemia?

Para cancelar uma infração recebida na pandemia, é preciso saber que existem três tipos de defesa contra uma multa de trânsito: a defesa prévia, o recurso em primeira instância junto à Junta Administrativa de Recursos de Infrações e o recurso em segunda instância junto ao Conselho Estadual de Trânsito.

O que fazer quando você perde o prazo para indicar condutor?

Conclusão: se você perdeu o prazo para indicar o condutor infrator e está respondendo processo administrativo de suspensão dos direitos de dirigir, cuja penalidade mínima é de 6 meses, poderá ingressar com um processo judicial para se eximir da responsabilidade.

Como recorrer de uma multa online?

Para recorrer da multa aplicada pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran. SP) o interessado deve entrar no site do Detran de São Paulo e clicar em “Solicitar e acompanhar recurso de penalidade”.

Quando posso recorrer da multa?

Mesmo depois de ter vencido o prazo de 30 dias você ainda pode realizar um recurso e recorrer a essa multa, que é diferente da defesa prévia.

Como está funcionando as multas na pandemia?

As notificações das multas ficaram suspensas de fevereiro a novembro de 2020, mas as autuações continuaram sendo registradas. ... A partir deste período, a primeira notificação de autuação deve chegar em até 30 dias corridos depois do registro da multa.

Como fica a pontuação da CNH na pandemia?

10 de nov, 2021 · 7 minutos de leitura. A lei n°14.071/20, que foi aprovada em abril deste ano, estabeleceu novas regras e alterou alguns pontos já existentes no Código de Trânsito Brasileiro. Uma delas, foi o aumento do limite de pontos permitidos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que passou de 20 para 40.

O que aconteceu com as multas de 2020?

O Detran de São Paulo, que cobra multas de IPVA e licenciamento em atraso, por exemplo, informou à TV Globo que todas as multas pendentes de 2020 já foram enviadas. Já a Prefeitura, responsável pela emissão de cerca de 85% de todas as multas emitidas na capital, ainda irá enviar 5,8 milhões até o mês de abril.

Como anular multa por falta de cinto de segurança?

A defesa prévia se faz logo que se recebe a primeira notificação, chamada de notificação de autuação. Ela é a primeira possibilidade para recorrer da multa de cinto de segurança. Também é nessa fase que é possível transferir os pontos para outra pessoa, caso você não seja o condutor no momento do registro da infração.

O que fazer se a multa não é sua?

A providência é fazer um Boletim de Ocorrência e tentar a mudança da placa no Detran local (o procedimento varia conforme o estado). Mas isso não isenta o dono do carro de entrar com recurso contra as infrações para se ver livre das multas.

Quando a notificação da multa não chega?

Quando você não receber a notificação de uma multa em um prazo máximo de 60 dias a partir da data impressa na multa ou da data em que a multa for aplicada, você pode fazer um recurso baseado no Art. 281, Parágrafo único.

Quanto tempo a multa sai do sistema depois de paga 2021?

O prazo para que a multa seja quitada e atualizada no sistema é de até 15 dias úteis após a confirmação do pagamento.

Quantos pontos perde a CNH 2021?

Nova lei aumenta o limite de pontuação para a suspensão da CNH, porém, pode ser reduzido para 30 e 20 pontos de acordo com multas. A lei n°14.071/20, que foi aprovada em abril deste ano, estabeleceu novas regras e alterou alguns pontos já existentes no Código de Trânsito Brasileiro.

Como ficam os pontos das multas de 2020?

Ao somar 20 pontos em 12 meses com duas ou mais infrações gravíssimas em seu registro, o condutor perderá a CNH. Quando cometer apenas uma infração dessa natureza no mesmo período, o limite do condutor será de 30 pontos. E quando não cometer nenhuma infração gravíssima em 12 meses, esse limite vai para 40 pontos.

Como fazer uma carta para recorrer de uma multa de Trânsito?

Eu,_______________ RG _____________, CPF ____________, CNII ___________, residente à rua__________, na cidade de_____, venho baseado na Lei n0 9.503 de 23/09/97, interpor recurso contra aplicação de penalidade por suposta infração de trânsito, conforme notificação em anexo (que deve estar grampeado ao documento).

Como fazer uma defesa prévia de multa?

– precisa constar todos os dados pessoais do condutor (nome; nacionalidade; estado civil; CPF; RG; CNH; endereço; modelo do veículo, placa e número do RENAVAM); – na sequência, você deve apresentar os argumentos da sua defesa contra a imposição da penalidade, solicitando o arquivamento do auto da infração.

Como fazer um recurso para multas?

Informações básicas do modelo de recurso de multa

Placa do carro que recebeu a multa e número do auto de infração; Descrição dos fatos e fundamentos legais e/ou documentos que comprovem a alegação que está sendo feita; Data e assinatura do requerente ou do representante legal.

Como indicar o real infrator depois do prazo?

Atualmente esse prazo é de 15 dias, conforme o Código de Trânsito Brasileiro. O proprietário pode indicar o real infrator através de formulário recebido junto à notificação de autuação. Em alguns órgãos de trânsito é possível realizar o serviço pela internet.

Artigo anterior
Que quantidade de leite Um leitão mama diariamente?
Artigo seguinte
Porque a ansiedade causa tontura e zumbido no ouvido?