Quais são os fotossistemas?

Perguntado por: Pedro Daniel Araújo de Morais  |  Última atualização: 8. Juni 2024
Pontuação: 5/5 (60 avaliações)

Há dois tipos de fotossistemas: fotossistema I (FSI) e fotossistema II (FSII). Ambos os fotossistemas contêm muitos pigmentos que ajudam a coletar energia luminosa, bem como um par especial de moléculas de clorofila encontradas no núcleo (centro de reação) do fotossistema.

Quais são os tipos de fotossíntese?

A fotossíntese é dividida em dois processos básicos: reação luminosa e reação de fixação de carbono.

Quais são os fotossistemas envolvidos no processo e qual a função de cada?

No processo de fotossíntese, é possível verificar a presença de dois fotossistemas ligados por uma cadeia transportadora de elétrons: o fotossistema I e o fotossistema II. O fotossistema I absorve luz com comprimentos de onda de 700 nm ou mais, enquanto o fotossistema II absorve comprimentos de onda de 680 nm ou menos.

Onde estão localizados os fotossistemas?

Os fotossistemas são complexos proteicos envolvidos no processo de fotossíntese. Podem ser encontrados nos tilacoides de plantas, algas e cianobactérias (nas plantas e algas estão localizados nos cloroplastos), ou em membranas citoplasmáticas de bactérias fotossintéticas.

Como funciona o fotossistema?

Os fotossistemas são complexos fotoquímicos conhecidos como fotossistemas I e II (PSI e PSII), que apesar de sua separação espacial trabalham em série, através do transporte de elétrons, para a realização das reações de armazenamento de energia da fotossíntese.

O que é um Fóton? #cienciaquimica #foton #partículas

40 questões relacionadas encontradas

O que acontece no fotossistema 1?

A fotofosforilação cíclica ocorre no fotossistema I, composto basicamente por clorofila a. Ao receber a energia luminosa, um par de elétrons excitados deixa a molécula de clorofila a. A partir disso, o elétron vai sendo transferido de uma substância para a outra em uma cadeia transportadora de elétrons.

O que são plantas C3 C4 e cam?

A diferença entre plantas C3, C4 e CAM está relacionada à fixação do carbono e a denominação para o processo que remete ao fato do organismo absorver dióxido de carbono.

Qual a função do fotossistema Z?

O esquema Z da fotossíntese é a base para a compreensão dos organismos fotossintéticos produtores de oxigênio. Ele é responsável pela operação dos fotossistemas física e quimicamente distintos (I e II), cada um com seus próprios pigmentos antena e centros de reação fotoquímicos.

Que fotossistema é responsável pela liberação de oxigênio molecular?

As raízes geralmente não os possuem. Eles são os responsáveis por permitir as trocas gasosas. A planta troca gás carbônico e oxigênio com o ambiente através dos estômatos. Durante a fotossíntese, a planta permite a entrada de CO2 na folha e a liberação do O2 para o ambiente.

Quem faz a fotossíntese?

Fotossíntese é um processo realizado pelas plantas para a produção de energia necessária para a sua sobrevivência. Como acontece? A água e os sais minerais são retirados do solo através da raiz da planta e chega até as folhas pelo caule em forma de seiva, denominada seiva bruta.

Qual é o principal local de uma planta em que ocorre a fotossíntese?

A fotossíntese ocorre em organelas denominadas cloroplastos. Essas organelas estão presentes nas mais diversas partes da planta, entretanto, a sua maior ocorrência é no tecido interior das folhas, denominado mesófilo.

Como explicar a fotossíntese?

Fotossíntese é um processo realizado por organismos fotossintetizantes, como as algas, no qual a energia solar é convertida em química para produção de moléculas orgânicas. Fotossíntese é um processo pelo qual ocorre a conversão da energia solar em energia química para realização da síntese de compostos orgânicos.

Qual a parte da planta que é responsável pela fotossíntese?

A folha é a parte da árvore responsável por realizar a fotossíntese, o processo através do qual a planta produz o seu próprio alimento.

O que são fotossistemas 1 e 2?

Há dois tipos de fotossistemas: fotossistema I (FSI) e fotossistema II (FSII). Ambos os fotossistemas contêm muitos pigmentos que ajudam a coletar energia luminosa, bem como um par especial de moléculas de clorofila encontradas no núcleo (centro de reação) do fotossistema.

O que e ATP na fotossíntese?

ATP (adenosina trifosfato) é a principal molécula transportadora de energia nos seres vivos. A maior parte da energia química que os organismos necessitam para realizar seu metabolismo é proveniente das reações de hidrólise dessas moléculas.

Qual a principal reação da fotossíntese?

gás carbônico + água + luz = glicose + oxigênio

Quando a luz incide em uma molécula de clorofila, essa absorve parte da energia luminosa que permite a reação do gás carbônico com água, produzindo carboidratos e liberando oxigênio.

Que molécula coletora compõe o fotossistema I?

Cada fotossistema é composto por dois componentes: o complexo antena, responsável pela absorção da energia luminosa, e o centro de reação, constituído por proteínas e clorofila, onde a energia luminosa é convertida em energia química.

Qual e o esquema da fotossíntese?

Processo da fotossíntese, de forma resumida, acontece quando a água e os sais minerais são retirados do solo por meio da raiz (no caso das plantas), percorrendo a planta em forma da chamada seiva bruta. Ao chegar às folhas, a luz do sol é absorvida através da clorofila, pigmento que dá a elas a cor verde.

Em qual fotossistema ocorre a fotólise da água?

Um bom exemplo de ocorrência de fotólise é a fotossíntese, processo fisioquímico realizado pelos vegetais a fim de produzir energia. A reação mais importante da fotossíntese é a fotólise da água, que ocorre na fase clara.

O que é o ATP?

ATP é a sigla utilizada para denominar a adenosina trifosfato, uma molécula indispensável que garante a liberação de energia para as células dos seres vivos.

O que é NADPH na fotossíntese?

NADPH. NADPH é produzido a partir de NADP+. A principal fonte de NADPH em animais e outros organismos não fotossintéticos é a via das pentoses-fosfato, por glicose-6-fosfato desidrogenase (G6PDH) na primeira etapa. A via da pentose fosfato também produz pentose, outra parte importante da NAD(P)H, de glicose.

Qual a diferença C3 e C4?

Em condições de alta temperatura e luminosidade, a fotossíntese C4 tem uma taxa mais alta e é mais eficiente do que a C3. Esse desempenho é possível pela presença da bainha vascular.

Porque as plantas C4 são mais eficientes que a C3?

As plantas C4, de uma forma geral em condições de suprimento de água adequado, apresentam maior eficiência no uso de água (E.U.A.) do que as C3, pois podem ter os estômatos mais fechados, mantendo sua assimilação de CO2 e perdendo menos água (MAGALHÃES, 1979).

São exemplos de plantas CAM?

Nas angiospermas, as plantas CAM têm sido encontradas nas famílias Cactaceae, Crassulaceae, Orchidaceae, Bromeliaceae, Liliaceae, Euphorbiaceae e outras. Entre as espécies de importância econômica com metabolismo CAM estão o abacaxi, o sisal e as numerosas espécies de cactos e orquídeas.

Artigo anterior
O que significa tomar uma posição?
Artigo seguinte
O quê é chá das 5 horas?