É possível pisar em Júpiter?

Perguntado por: Daniela Gabriela Moura de Assunção  |  Última atualização: 5. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (17 avaliações)

Apesar de não ser possível pousar em Júpiter, é possível aterrissar nas luas de Galileu, levando à possibilidade de exploração humana tripulada. Os principais alvos são Europa, devido à possibilidade de vida e oceanos, e Calisto, devido à sua pequena dose de radiação.

O que acontece se pisar em Júpiter?

Após percorrer pouco mais de 150 quilômetros através da atmosfera jupteriana, a gente se depararia com temperaturas de mais de 150 °C e pressão equivalente a 23 atmosferas terrestres. Depois de 500 quilômetros, chegaríamos a uma camada de nuvens de amônia e perderíamos quase que completamente a visibilidade.

Como seria estar dentro de Júpiter?

Modelo do interior de Júpiter, com um núcleo sólido, envolto por uma camada de hidrogênio metálico, hidrogênio líquido (verde) e pela própria atmosfera (em inglês).

Porque não se pode viver em Júpiter?

Podemos cogitar os gigantes gasosos: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno? Nem pensar. Esses planetas não têm a superfície rochosa de que necessitamos para viver, portanto não serão nossas futuras casas. ... Júpiter tem uma das luas mais intrigantes do Sistema Solar, Europa.

O que acontece se você pisar em um planeta gasoso?

Os planetas gigantes (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno) têm apenas um núcleo sólido, que é envolto por uma grande camada de gás, porém esse gás é extremamente comprimido, a pressões muito altas, nas camadas internas, logo abaixo da região visível. Assim sendo, seria impossível pousar qualquer sonda neles.

É POSSÍVEL PISAR EM JÚPITER? COMO SERIA O POUSO?

32 questões relacionadas encontradas

É possível viver em um planeta gasoso?

São Paulo - Pesquisadores da Universidade de Washington acabam de descobrir que planetas gasosos podem se tornar habitáveis graças às estrelas nas quais orbitam.

É possível caminhar em um planeta gasoso?

É um planeta composto de gases, diferentemente dos rochosos, como a Terra. ... Os quatro maiores planetas do Sistema Solar são gasosos. Em Júpiter e Saturno, um hipotético astronauta não poderia caminhar, apenas mergulhar em sua superfície líquida. Em Urano e Netuno, ele encontraria rocha e gelo.

O que aconteceria se Júpiter não existisse?

Sim, porque no final das contas, se não existisse esse planeta tipo Júpiter, que consiga estabilizar as órbitas em um sistema solar, os planetas rochosos internos acabariam sendo destruídos. Essa estabilidade em uma escala de bilhões de anos tem permitido o surgimento da vida na Terra.

Porque não podemos pisar em Saturno?

Ele é classificado como um gigante gasoso, porque é composto basicamente por gases (hidrogênio e hélio). Isso significa que Saturno não tem uma superfície sólida, ou seja, não existe ali um 'chão' para se pisar: se fizéssemos isso, iríamos afundar, afundar e afundar.

Quantas vezes a Terra cabe dentro de Júpiter?

A massa de Júpiter é 2,5 vezes maior do que os outros sete planetas do Sistema Solar juntos. Um gigante. Caso o interior de Júpiter fosse oco, caberiam 1300 Terras dentro dele. É um planeta gasoso, como Saturno, Urano e Netuno.

Qual é a temperatura de Júpiter?

Os astrônomos estimam que a temperatura central seja de 20.000 graus Celsius, cerca de três vezes maior que a temperatura do centro da Terra.

O que é mancha vermelha no planeta Júpiter?

A Grande Mancha Vermelha é um enorme anticiclone da atmosfera de Júpiter localizado na latitude 22°S. De forma oval e coloração em tons de vermelho, é uma das características mais distintivas do planeta e corresponde a uma tempestade de grandes dimensões e com carácter mais ou menos permanente.

Qual planeta a gente vive?

Planeta Terra, nossa casa

Para fazer a sua parte é necessário transformar a maneira como você interfere na natureza quando está no seu refúgio, no seu porto-seguro, no seu lar, doce lar.

Qual o melhor planeta do Sistema Solar?

Cansou da Terra? Conheça as 5 opções mais habitáveis do Sistema Solar
  • Marte. Tem sido a opção número 1 por ser um planeta razoavelmente parecido com a Terra em relação a gravidade, e o fato de ser perto permite uma viagem de até 9 meses. ...
  • Vênus. ...
  • Titan. ...
  • Callisto.

Porque só a Terra é habitável?

Um planeta de zona habitável ou "goldilock" é um planeta que tem condições favoráveis ao surgimento, desenvolvimento e evolução de vida devido ao facto de estar a uma distância da estrela ou estrelas que orbita em que a sua temperatura não é nem demasiado alta nem demasiado baixa e há atmosfera e água sob o estado ...

Como Júpiter salvou a Terra?

Se observações de astrônomos estiverem corretas, Júpiter sofreu um impacto de um asteroide ou cometa na segunda-feira - e isso pode ter salvado a Terra de uma colisão devastadora. Observadores relataram uma explosão de dois segundos na superfície de Júpiter no cinturão equatorial norte do planeta.

Como Júpiter protege a Terra?

Esse gigante gasoso seria como um pai para a Terra, ao protegê-la de terríveis meteoroides, asteroides e cometas com potencial de entrar em rota de colisão com o nosso planeta.

Qual a função de Júpiter no Sistema Solar?

Graças à sua massa, Júpiter acaba funcionando como uma espécie de “faxineiro” do Sistema Solar, sugando para ele diversos asteroides e corpos celestes que poderiam se chocar contra a Terra ou outros planetas, reduzindo em muito o número de impactos.

Como funcionam planetas gasosos?

Os planetas gasosos são compostos por gases que, em função das baixas temperaturas, encontram-se em estado sólido. São eles: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. ... As camadas do planeta são compostas por hélio em forma líquida e hidrogênio molecular, sua atmosfera se formou com hidrogênio e hélio gasoso.

O que define um planeta ser gasoso?

São chamados de planetas gasosos (ou planetas gigantes) os planetas que se encontram dentro ou fora do Sistema Solar compostos majoritariamente por gases (principalmente hidrogênio, hélio e metano), no entanto, também possuem elementos em forma líquida e sólida devido às condições de extrema pressão em seu interior.

Qual o maior planeta gasoso?

Um gigante gasoso, Júpiter é o quinto e maior planeta do Sistema Solar. Foi o primeiro a se formar, após a aparição do Sol. Júpiter tem um décimo do raio do Sol e 2,5 vezes a massa de todos os outros planetas do Sistema Solar somados.

Como seria viver em Netuno?

Você vai ficar no escuro completo por 42 anos e a temperatura é de quase 200 graus de frio. Ao redor de Netuno, há uma camada possivelmente formada por água, amônia e metano congelados. Sua atmosfera é composta por hidrogênio e hélio. Como outros planetas gasosos, têm ventos velozes que alcançam 2.000 km/h.

Que planeta tem o maior raio?

Júpiter é o planeta de maior massa (318 vezes a massa da Terra, mais que todos os outros planetas juntos) e maior raio (cerca de 71500 km, 11 vezes o raio terrestre).

Artigo anterior
O que é radiculopatia c6?
Artigo seguinte
Quem tem gordura no fígado pode tomar suco de laranja?