É possível pagar INSS de anos anteriores?

Perguntado por: Lia Ribeiro Lourenço  |  Última atualização: 15. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (59 avaliações)

É possível pagar INSS de anos anteriores? Sim, é possível pagar INSS de anos anteriores. Além disso, é preciso observar se você está pagando contribuições feitas até 1996, pois até aquele ano não era previsto o pagamento de multas para contribuições atrasadas.

Tem como pagar INSS atrasado para aposentar?

O trabalhador que não fez o pagamento da contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em algum período pode fazer o recolhimento retroativo. O recolhimento retroativo é possível até cinco anos, com o pagamento dos encargos financeiros do atraso, as multas e os juros.

Tem como pagar INSS de anos anteriores?

Se o período atrasado tiver menos de 5 anos, você pode calcular o valor diretamente na Internet. Para períodos anteriores, vá até uma agência do INSS. Observando estes pontos, você poderá contribuir em atraso com sucesso.

Como pagar INSS atrasado mais de 5 anos?

Para contribuições atrasadas há mais de 5 anos, é calculada a média salarial do segurado, com o descarte dos 20% menores salários de contribuição.

Quanto tempo posso pagar INSS retroativo?

Até cinco anos, é possível fazer o recolhimento retroativo, arcando com os encargos financeiros do atraso – multas e juros. A partir de cinco anos, você só pode pagar contribuições retroativas ao INSS se arcar com uma indenização previdenciária. Nos tópicos a seguir, você vai entender melhor cada um desses casos.

POSSO PAGAR INSS ATRASADO? COMO FAZER?

23 questões relacionadas encontradas

Como pagar INSS retroativo desempregado?

Como pagar o INSS

O pagamento da contribuição para ser realizado é necessário que o desempregado tenha a guia de recolhimento. O documento pode ser obtido através do site Meu INSS, para isso, é preciso ter em mãos o número do NIT ou NIS, além do nome completo, CPF e o código de recolhimento.

Como pagar INSS para completar tempo de contribuição?

Para fazer isso, basta acessar o site da Receita Federal para calcular os recolhimentos atrasados, emitir as guias e fazer o pagamento. Atenção: você deve pagar juros e multa pelo atraso de pagamento das contribuições previdenciárias.

Quando vale a pena pagar INSS atrasado?

Ou seja, só vale a pena pagar o INSS em atraso se isto permitir que você se aposente mais cedo ou com um valor maior. E, como você deve ter percebido, só é possível identificar isto após uma análise detalhada do seu caso. Em caso de dúvida, um advogado especialista em INSS pode ajudá-lo.

Como solicitar cálculo de período decadente INSS?

Vai ser possível gerar a GPS pela internet ou agendar um atendimento pelo telefone 135. Pelo telefone, quando estiver falando com o atendente, informe que quer o serviço “Solicitar cálculo de período decadente”. O seu pedido poderá ser acompanhado pelo Meu INSS (site ou aplicativo) ou pelo telefone 135.

O que acontece se eu não pagar mais o INSS?

A empresa que não pagou INSS cometeu um crime previsto no Código Penal, conforme o Artigo 168A: “Deixar de repassar à previdência social as contribuições recolhidas dos contribuintes, no prazo e forma legal ou convencional. Pena de reclusão de 2 (dois) a 5 (cinco) anos e multa.

Quem pode pagar INSS atrasado?

INSS atrasado para o Contribuinte individual

O trabalhador que exerce atividade profissional remunerada e não é empregado com registro em carteira, é considerado contribuinte individual e tem direito a pagar o INSS atrasado de qualquer época em que deixou de contribuir.

Como pagar os anos que faltam para aposentadoria?

A resposta é depende. Para usar esse tempo para se aposentar, você precisa comprovar que trabalhou como empresário ou autônomo no período em aberto. Assim, com a devida comprovação, poderá pagar as contribuições retroativamente.

Tem como acelerar a aposentadoria?

São dicas valiosas de como adiantar sua aposentadoria:
  1. Separe com cuidado toda a documentação.
  2. Faça um documento mostrando todos os seus períodos e direitos.
  3. Atualize seu cadastro no INSS (o CNIS).
  4. Faça o agendamento e pedido corretamente.
  5. Se precisar, use o mandado de segurança.

Qual o juros do INSS em atraso?

Juro e Multas

O pagamento é 20% da média de uma porcentagem de 80% das últimas contribuições, com base em cada mês de atraso, e juros de 0,5%. Ademais, será necessário quitar a multa de 10% sobre o valor da contribuição. Essa é uma forma de realizar o cálculo da multa INSS em atraso autônomo.

Como calcular contribuição retroativa INSS?

Se as parcelas estão vencidas há menos de cinco anos, elas podem ser calculadas diretamente no site da Receita Federal, utilizando o Sistema de Acréscimos Legais (SAL). Para isso, basta ter o número do NIT/PIS/PASEP em mãos e preencher as informações solicitadas nos campos específicos que o próprio site faz o cálculo.

Como calcular uma guia de parcelamento de INSS em atraso?

Como calcular juros e multa do INSS em atraso?
  1. Juros equivalente à Selic – taxa básica de juros da economia -, sendo que o cálculo é feito a partir do 1º dia do mês seguinte ao vencimento até ao mês anterior ao pagamento, mais 1% no mesmo intervalo de 30 dias.
  2. Multa: corresponde a 0,33% por dia de atraso.

Como saber se vale a pena pagar INSS?

“Para quem vai começar com mais idade, é melhor contribuir com o valor mínimo, que é de 11% sobre o salário mínimo para contribuinte individual ou facultativo”, recomenda Silvia. “Pelos valores atuais, o segurado vai pagar R$ 121 por mês e terá uma renda vitalícia de um salário mínimo, hoje R$ 1.100.”

Quando vale a pena contribuir com 20 para o INSS?

A alíquota de 20% deve ser paga pelo Contribuinte Individual ou Facultativo que pretende conquistar a aposentadoria por tempo de contribuição ou que deseja uma aposentadoria por idade com o valor maior que o salário mínimo.

Como pagar o INSS por conta própria 2022?

4 passos para pagar o INSS como autônomo
  1. Fazer a inscrição no Programa de Integração Social (PIS);
  2. O trabalhador autônomo é inscrito como “contribuinte individual”.
  3. Escolher o tipo de contribuição;
  4. Efetuar o pagamento da Guia da Previdência Social (GPS).

Como acelerar processo no INSS?

Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.

Quem nunca contribuiu pode pagar retroativo?

Portanto, não basta cumprir o requisito do tempo de contribuição. Também é necessário cumprir o requisito da carência e isso não é possível com o pagamento do INSS retroativo.

Quem contribuiu por 5 anos tem direito a aposentadoria?

Para fazer jus à regra de transição da carência reduzida, é necessário ter, no mínimo, 72 anos de idade em 2022 (mulheres), ou 77 anos de idade (homens). E para se aposentar com 5 anos de contribuição (60 meses de carência), é preciso ter 91 anos, se for mulher, e 96 anos, se for homem.

Quem contribuiu por 8 anos tem direito a aposentadoria?

Se você escolher essa regra de transição, você deve pagar um pedágio de 100% do tempo restante para a aposentadoria, ou seja, o dobro. No seu caso, você deveria contribuir mais 4 anos, totalizando 8 anos de contribuição para ter direito a sua aposentadoria.

Para quem nunca contribuiu com quantos anos se aposenta?

Quem nunca contribuiu para o INSS pode se aposentar com 65 anos de idade.

Artigo anterior
A audiência pública tem por finalidade?
Artigo seguinte
Quanto tempo tenho que ficar deitada com Utrogestan?