É possível o foro de eleição no processo do Trabalho por quê?

Perguntado por: Mélanie Francisca Assunção Machado Moreira  |  Última atualização: 19. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (7 avaliações)

No processo do Trabalho, não se admite o foro de eleição, pois caso assim se procedesse haveria impossibilidade de o empregado locomover-se para Manaus, onde teria sido estabelecido o foro de eleição, inviabilizando o direito de ação do obreiro. É portanto, uma medida de proteção ao operário.

É possível a cláusula de eleição de foro no contrato de Trabalho?

Segundo ensinamentos de Carlos Henrique Bezerra Leite, nos domínios do processo do trabalho não é facultado às partes da relação de emprego a instituição de cláusula prevendo o foro de eleição, pois as regras de competência da justiça do trabalho são de ordem pública e, portanto, inderrogáveis pela vontade das partes.

Qual o foro competente para ajuizar ação trabalhista?

De acordo com o artigo 651 da CLT, a competência territorial para julgar a ação é determinada pela localidade onde o empregado prestou serviços ao empregador. Todavia, se o local de prestação de serviço for diferente do local de contratação, ambos os foros serão competentes, cabendo ao empregado a escolha.

O que é o foro de eleição?

O foro contratual ou foro de eleição é o convencionado pelas partes contratantes, que optam por submeter as ações relativas as obrigações e direitos estipulados no negócio jurídico escrito, a apreciação do foro escolhido. A cláusula de eleição de foro obriga os herdeiros e os sucessores.

Pode haver prorrogação de competência no processo trabalhista de juiz incompetente?

A incompetência relativa é arguida por meio de exceção. Caso o réu não o faça, no momento oportuno, dar-se-á a prorrogação da competência e o juiz que era incompetente passa a ser competente, embora pudesse ter sido afastado.

Profa. Ana Reale. Foro de Eleição

35 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de prorrogação de competência no direito processual trabalhista?

Há duas possibilidades para que ocorra a prorrogação: Aceitação do autor: propor ação em órgão é incompetente ratione loci[1]; Aceitação do réu: deixar de se opor no prazo legal a incompetência relativa.

Quando ocorre a prorrogação da competência?

A modificação de competência, também conhecida como prorrogação de competência, ocorre quando o âmbito de competência de um juiz ou tribunal é maximizado, possibilitando que aprecie e julgue processos para os quais, em regra, não seria a autoridade judiciária competente.

O que é o foro em um contrato?

O foro é o local (cidade/comarca do Judiciário) escolhido para tramitar uma ação judicial futura, que vá tratar das questões do contrato.

O que é o foro no direito?

Foro (ou fórum) é o local onde são processados assuntos relacionados com a justiça, com o Direito. É o mesmo que tribunal.

O que é o foro da comarca?

Comarca e Foro

O foro, que também é chamado de tribunal, consiste no local onde são tratados todos os assuntos relacionados à justiça. Já a comarca consiste na área territorial de atuação onde um juiz irá exercer sua jurisdição. Saiba também o significado de Foro e Fórum.

Onde ajuizar ação trabalhista CLT?

TST reafirma que competência para ajuizar ação trabalhista é do local da contratação. A competência para o ajuizamento de uma ação trabalhista é do local da contratação ou da prestação de serviços, conforme determina a CLT.

Onde deve ser ajuizada a reclamação trabalhista?

De acordo com as regras da competência territorial, o empregado deve propor a reclamação trabalhista no local da prestação de serviços, podendo optar pelo local da contratação quando o empregador realiza atividades em locais diversos daquele onde foi celebrado o contrato (artigo 651 da CLT).

Onde devo entrar com uma ação trabalhista?

Além disso, o artigo 791 da CLT detalha quais as regras para que um colaborador entre com uma reclamação trabalhista, que é citada como dissídio na legislação. Art. 791 – Os empregados e os empregadores poderão reclamar pessoalmente perante a Justiça do Trabalho e acompanhar as suas reclamações até o final.

Em quais tipos de contratos a cláusula de eleição de foro é permitida?

Portanto, a cláusula de foro de eleição modifica a competência (apenas relativa). É um modo voluntário de modificação de competência, que também poderia ser alterada de forma legal (ex: conexão). Essa regra só é aceita em contratos escritos.

É possível a fixação de foro de eleição verbal?

O acordo há de constar de negócio escrito, aludindo expressamente a determinado negócio jurídico. Foro de eleição oral, por sua vez, é para o direito, ato jurídico inexistente. O foro contratual, como qualquer negócio processual, obriga herdeiros e sucessores.

É válida a cláusula de eleição do foro para os processos oriundos do contrato?

Súmula 335-STF: É válida a cláusula de eleição do foro para os processos oriundos do contrato. Válida, mas há ressalvas. A cláusula que estipula a eleição de foro em contrato de adesão é válida, salvo se demonstrada a hipossuficiência ou a inviabilização do acesso ao Poder Judiciário (STJ REsp 1299422/MA, julgado ...

O que é foro e vara?

Vara: é o local correspondente a lotação de um juiz, onde este efetua suas atividades. A exemplo, "24ª Vara do Trabalho". Foro: a depender da fonte e da utilização, podemos encontrar que é sinônimo de fórum; que se refere a própria jurisdição, o âmbito do poder de julgar.

Qual o foro do processo?

Foro - Novo CPC (Lei nº 13.105/15)

Conforme prevê o Código de Processo Civil, o foro comum é o do domicílio do réu, existindo também foros especiais, como o da residência da mulher, da situação da coisa, entre outros.

Qual a diferença de foro e juízo?

[11] O foro é uma divisão territorial do exercício da jurisdição pelos magistrados; os juízos são divisões da jurisdição dentro do próprio foro.

Como colocar o foro em um contrato?

A cláusula de eleição de foro é um item do contrato, no qual as partes podem definir o local em que os conflitos advindos daquele instrumento serão julgados. A escolha dessa cláusula é possível, pois o Código de Processo Civil permite a modificação da competência em razão do território, desde que não haja abusividade.

O que é foro da situação do imóvel?

Foro da situação da coisa (regra geral).

Essa competência é absoluta para as ações que recaírem sobre direito de propriedade, vizinhança, servidão, divisão e demarcação de terras e nunciação de obra nova (art. 47, § 1o). Para as ações possessórias que envolvam bens imóveis também não há mudanças.

Qual comarca colocar no contrato?

O foro eleito em contrato para resolver problemas judiciais deve prevalecer sobre o foro de residência do impetrante. Para a 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, esse entendimento é válido desde que a localidade tenha sido escolhida em comum acordo, sem vício social e assim expressa no contrato.

Que situações autorizam a prorrogação da competência no que tange ao Processo Civil?

Se a incompetência relativa não for alegada pelo réu em preliminar de contestação, ocorre a preclusão desse direito, e há a prorrogação da competência, de forma que o juízo anteriormente incompetente, passa a ser competente para o julgamento da causa.

O que é prorrogação de competência como pode ser classificada?

Prorrogar-se-á a competência relativa se o réu não alegar a incompetência em preliminar de contestação." Depois de reconhecida a incompetência relativa, remete-se os autos aos juízes competentes, porém não há anulação dos atos já praticados, ou seja opera efeitos ex-nunc.

Em que situações pode haver mudança de competência?

A modificação das regras de competência pode ocorrer, também, no momento da propositura da ação, quando o autor abre mão de foro estabelecido em seu benefício na cláusula de eleição ou em norma legal dispositiva de competência relativa e promove a demanda no domicílio do réu.

Artigo anterior
Como se faz a análise de um conto?
Artigo seguinte
Como ocorre a deformação plástica nos metais?