É possível inventariar apenas um bem?

Perguntado por: Cristiano Gaspar  |  Última atualização: 22. Mai 2025
Pontuação: 4.6/5 (74 avaliações)

Geralmente, as discussões quanto à divisão de bens costumam envolver vários elementos patrimoniais, além de privilégios e obrigações. Dessa forma, a depender do saldo patrimonial ou da quantidade de herdeiros, fica inviável a realização do inventário de um único bem.

Como fazer inventário de um único bem?

O inventário poderá ser feito judicial ou extrajudicial. Sobretudo, em ambos os casos é obrigatória o acompanhamento por um advogado. Em resumo, o inventário extrajudicial é realizado no Cartório de Notas de qualquer lugar.

É possível fazer um inventário parcial?

É admissível o inventário com partilha parcial, embora vedada a sonegação de bens no rol inventariado, justificando-se a não inclusão do(s) bem(ns) arrolado(s) na partilha.

É necessário fazer inventário quando existe apenas um bem?

Então, qual é a resposta para a pergunta: precisa fazer Inventário, se tiver apenas um Herdeiro? Se eu consegui te explicar direitinho, você saberá que a resposta para essa pergunta é: SIM. Porque não há outro modo de transferir a propriedade de um bem que está no nome da pessoa falecida, para o nome do Herdeiro.

Sou obrigado a colocar todos os bens no inventário?

Sim, é obrigatório. Caso contrário, os bens ficarão bloqueados e sujeitos à incidência de multas.

É POSSÍVEL FAZER O INVENTÁRIO DE PARTE DOS BENS?

39 questões relacionadas encontradas

O que acontece se não colocar todos os bens no inventário?

Herdeiros que escondem patrimônio do falecido estão sujeitos a perda do direito sobre o bem. O artigo 1.992 do Código Civil prevê que se o herdeiro, inventariante ou não, deixar de apresentar bens no inventário, perde o direito sobre eles.

O que acontece se não colocar um bem no inventário?

Mas, se o inventário não for realizado, há uma série de consequências negativas para os herdeiros. A começar pela cobrança da multa do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD), conforme prevê o art. 21 da Lei nº 10.705. Primeiramente, a multa será equivalente a 10% do valor do imposto.

Quando não é preciso fazer um inventário?

Só não é preciso fazer inventário quando a pessoa falece e não deixa nenhum bem ou direito e também nenhuma dívida. Outra situação em que o processo não é necessário é quando o falecido deixa somente dinheiro como herança. Neste caso, um alvará judicial basta para a transmissão dos valores aos herdeiros.

Quais são os bens que não entram no inventário?

Além disso, existem investimentos que não entram no inventário. Entre eles, podemos destacar fundos fechados e fundos imobiliários e previdência privada. A previdência privada é um importante instrumento para sucessão patrimonial.

Qual é o valor cobrado pelo advogado em inventário?

Você pode consultar a tabela de honorário da Ordem dos Advogados do Brasil aqui, mas adiantamos que em 2022 o valor que um advogado cobra para inventário é de no mínimo R$ 3.827,59 acrescidos de +6 sobre o quinhão de cada herdeiro.

O que é um inventário parcial?

O inventário parcial é um procedimento contábil que consiste em contabilizar apenas uma parte dos itens de estoque de uma empresa, em vez de contabilizar todos os itens de uma só vez.

Como funciona o inventário parcial?

O inventário parcial envolve a verificação dos níveis de estoque, em uma pequena seção de seu inventário, geralmente separada por uma determinada mercadoria, marca, tipo ou itens de um fornecedor específico.

Tem como dividir herança sem fazer inventário?

Sim! É possível vender bens herdados antes de concluir o inventário, por meio da cessão de direitos hereditários. Outra possibilidade é a venda por meio de um alvará judicial, que também pode ocorrer durante o processo de inventário. Além disso, há a cessão de posse.

É possível fazer inventário somente do carro?

Neste caso, como foi deixado apenas um veículo como herança, não haverá necessidade de fazer o inventário, bastando apenas que João procure um advogado para solicitar ao juiz a expedição de um alvará judicial para que seja possível fazer a transmissão do bem para o seu nome.

Precisa inventariar um carro?

Em termos práticos, será somente após concluído o inventário que os herdeiros serão proprietários dos bens. Mas e como fica quando o único bem deixado é um automóvel? Neste caso, nada muda! Para regularizar o veículo em nome dos herdeiros, será necessário a realização do Inventário.

Como proceder o inventário e partilha quando há somente um único herdeiro?

E quando há apenas um herdeiro? Ainda que seja um procedimento mais fácil para um herdeiro único, é necessário formalizar a transferência de bens com a orientação de um advogado. Porém, tudo isso pode ser resolvido com uma Carta de Adjudicação, afinal, não será realizada partilha de bens entre mais pessoas.

O que caracteriza sonegar bens no inventário?

Sonegados são os bens que deveriam ter sido inventariados ou trazidos à colação, mas não o foram, pois ocultados pelo inventariante ou herdeiro. No caso, há indício da ocorrência de sonegação de bens pela inventariante.

Quanto tempo leva para fazer um inventário?

Em média, um inventário extrajudicial demora um mês para ficar pronto, isso, desde que toda documentação fique pronta. Entretanto, é comum que esse processo chegue a durar até seis meses.

Quem pode sacar o dinheiro da conta do falecido?

A retirada desse dinheiro deve ser feita preferencialmente pelo herdeiro principal. Para isso, é preciso apresentar a comprovação da divisão dos bens pelo processo de inventário.

Qual o valor da multa por não fazer inventário?

O prazo para a realização de um inventário estipulado pela legislação é de 60 dias, o atraso superior a 180 dias acarreta multa de até 20% sobre o Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD). Destaca-se também, a complexidade em vender um bem por exemplo, em caso de descumprimento do inventário.

Quando um irmão não quer assinar o inventário?

Nesse caso, será necessário fazer o inventário judicial, que requer a participação da justiça e não é resolvido facilmente, como o inventário em cartório. O herdeiro que não quis fazer o inventário vai ser comunicado pelo juiz sobre a abertura do processo.

Pode fazer inventário depois de 20 anos?

Na hipótese de falecimento ocorrido, por exemplo, há mais de 20 anos, o inventário pode ser feito por escritura pública, nos moldes da nova Lei 11.441/07? Sim. Se todos os herdeiros forem maiores e capazes, e não houver testamento.

Pode vender o bem antes do inventário?

Sim, é possível. O inventário é o meio pelo qual se faz o levantamento dos bens, valores e dívidas do falecido, visando o recolhimento do imposto de transmissão ao Estado, o que pode ser feito de duas formas: judicial e extrajudicial.

Tem como vender um bem sem inventário?

Se você vai vender ou comprar um imóvel de herança antes do inventário, NÃO é correto fazer um contrato de compra e venda. O documento que deve ser feito é a escritura pública de cessão de direitos hereditários, como disse acima.

Pode vender um bem sem inventário?

Posso vender os bens antes do inventário? Sim!

Artigo anterior
Qual o prazo para opção Simples Nacional?
Artigo seguinte
Quais os tipos de drivers?