O que é epidemiologia da obesidade?

Perguntado por: Nuno Freitas de Domingues  |  Última atualização: 9. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (30 avaliações)

Conceito e epidemiologia
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a obesidade é o excesso de gordura corporal, em quantidade que determine prejuízos à saúde. ... Segundo dados do Ministério da Saúde (2020), houve um aumento de 72% na incidência da obesidade no período entre 2006 e 2019, que passou de 11,8% para 20,3%.

Qual é a epidemiologia da obesidade no Brasil?

De acordo com os dados do inquérito nacional mais recente (Pesquisa Nacional sobre Saúde e Nutrição, 1989), cerca de 32% dos adultos brasileiros têm algum grau de excesso de peso. Destes, 6,8 milhões de indivíduos (8%) apresentam obesidade, com predomínio entre as mulheres (70%).

Quais as consequências Epidemiologicas da obesidade?

Inúmeras pesquisas indicam que doenças cardiovasculares, renais, digestivas, diabetes mellitus, problemas hepáticos e ortopédicos estão associadas ao excesso de gordura corporal e a incidência dessas doenças é duas vezes mais alta entre homens obesos e quatro vezes mais alta entre mulheres obesas, comparados à ...

Qual o conceito sobre obesidade?

Pela definição da Organização Mundial da Saúde, obesidade é o excesso de gordura corporal, em quantidade que determine prejuízos à saúde. Uma pessoa é considerada obesa quando seu Índice de Massa Corporal (IMC) é maior ou igual a 30 kg/m2 e a faixa de peso normal varia entre 18,5 e 24,9 kg/m2.

Quais são os fatores determinantes da obesidade?

O consumo alimentar e a atividade física, principais causas a determinar se uma pessoa estará ou não com excesso de peso, são originados também por fatores como renda, escolaridade e sexo.

Obesidade: definição epidemiologia

33 questões relacionadas encontradas

Quais os indicadores demográficos da obesidade no Brasil?

Resultados: As prevalências de obesidade foram de 16,8% para homens e 24,4% para mulheres. ... Quanto à morbidade referida, em pessoas obesas, as chances de ter o diagnóstico de hipertensão, diabetes ou de alguma doença crônica não transmissível foram maiores.

Qual o papel dos fatores Sócio-econômico culturais na obesidade?

O status socioeconômico influencia também a possibilidade de acesso aos alimentos saudáveis e a oportunidade de prática de atividade física, fatores fundamentais na modificação das altas prevalências de excesso de peso que se observam no Brasil e em grande parte dos países.

Quais são as causas e as consequências da obesidade?

Entre as principais consequências da obesidade estão o aparecimento de doenças. Isso acontece, pois o excesso de peso causa processos inflamatórios em diferentes regiões do corpo, sobrecarga ou acúmulo de gordura nas artérias (infarto) e colesterol nos vasos sanguíneos (AVC), sem contar os efeitos psicológicos.

Como a obesidade pode ser classificada?

Considera-se como obesidade o IMC maior ou igual a 30 Kg/m2. A classificação da obesidade é feita da seguinte forma: Grau I: IMC entre 30 e 34,9; Grau II: IMC entre 35 e 39,9 e Grau III: (obesidade mórbida): IMC acima de 40.

O que é obesidade e quais as suas consequências?

A obesidade é uma doença que, quando não tratada e remediada, pode desenvolver diversos outros problemas no organismo que levam a complicações no sistema respiratório, doenças cardiovasculares e problemas nos ossos e músculos, além de alterações hormonais.

Quais os principais problemas da obesidade?

Impactos da obesidade

O acúmulo de gordura no organismo aumenta o risco de doenças como hipertensão arterial, aumento do colesterol e triglicérides, diabetes, apneia do sono, acúmulo de gordura no fígado, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e pode estar associado ao surgimento de alguns tipos de câncer.

Qual a importância da vigilância epidemiológica na prevenção de doenças?

A IMPORTÂNCIA DA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA

A vigilância epidemiológica reconhece as principais doenças de notificação compulsória e investiga epidemias que ocorrem em territórios específicos. Além disso, age no controle dessas doenças específicas.

Qual a taxa de obesidade no Brasil 2021?

No Brasil, mais de um quinto (22%) da população adulta está obesa; o índice é de 10,8% entre os que têm de 5 a 19 anos. Segundo o relatório “Estatísticas da Saúde Mundial de 2021”, divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta sexta-feira (21).

Qual a taxa de obesidade no Brasil 2020?

No período, a obesidade feminina passou de 14,5% para 30,2% e se manteve acima da masculina, que subiu de 9,6% para 22,8%. Já a proporção de pessoas com excesso de peso na população com 20 anos ou mais de idade subiu de 43,3% para 61,7% nos mesmos 17 anos.

Porque a obesidade está aumentando no Brasil?

Isso pode ser consequência de dois principais fatores: Um aumento no consumo de alimentos muito calóricos, ricos em gordura e açúcar; Uma redução da prática de atividades físicas e aumento do sedentarismo. O sedentarismo e a alimentação inadequada e excessiva são, portanto, as principais causas da obesidade.

Qual o CID para obesidade?

CID10 - E66 - Obesidade.

Como saber a classificação do IMC?

  1. Como saber o peso ideal? A obesidade é determinada pelo Índice de Massa Corporal (IMC) que é calculado dividindo-se o peso (em kg) pelo quadrado da altura (em metros). ...
  2. Classificação do IMC: Menor que 18,5 - Abaixo do peso. ...
  3. Cálculo do IMC: IMC=peso (kg) / altura (m) x altura (m) ...
  4. Tratamento:

Quais são as consequências da obesidade no Brasil?

Vejam algumas doenças associadas a obesidade: “Hipertensão” arterial, cardiopatias, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e alguns tipos de câncer. Não podemos esquecer dos problemas articulares, dificuldade de locomoção e dificuldades até para fazer a higiene íntima.

Quais são as causas e consequências da obesidade infantil?

A obesidade infantil pode gerar alguns problemas de saúde, como:
  • Colesterol alto.
  • Pressão alta.
  • Doenças cardiovasculares precoces.
  • Diabetes.
  • Problemas precoces nossos ossos.
  • Problemas de pele como alergias pelo calor, infecções causadas por fungos e acne.

O que pode ocasionar a obesidade?

A obesidade é o acúmulo de gordura no corpo causado quase sempre por um consumo de energia na alimentação, superior àquela usada pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia-a-dia. Ou seja: a ingestão alimentar é maior que o gasto energético correspondente.

Que fator socioeconômico está associado à obesidade?

Entre indicadores de condições socioeconômicas mais frequentemente utilizados estão educação, ocupação e renda (5,6). Revisões sistemáticas (7,8) indicam que nos países desenvolvidos a obesidade tende a ser mais freqüente entre indivíduos de menor renda, menor escolaridade e com ocupações de menor prestígio social.

Qual a relação da obesidade com a vida social?

O peso social da obesidade é político e econômico e, portanto, social. Peso social, pois diz respeito à relação entre as pessoas, envolve estigmas, discriminação, preconceito, na produção e reprodução dos indivíduos.

Como se escreve socioeconômico?

3. SÓCIO-ECONÔMICO ou SOCIOECONÔMICO? No entanto, quando o elemento SOCIO for adjetivo (a conhecida redução de social), devemos grafar sem o acento agudo e sem o uso de hífen: "sociopolítico, socioeconômico, sociocultural, sociolinguístico".

Qual o país mais obeso do mundo?

Está é a primeira vez que o México assume o primeiro lugar, apresentando um índice de 32,8% de obesos contra 31,8% nos Estados Unidos.

Artigo anterior
É normal sentir dor após aplicação de varizes?
Artigo seguinte
Quem compra meteoro no Brasil?