É possível haver dissolução parcial de sociedade anônima?
Perguntado por: Violeta Filipa de Valente | Última atualização: 15. April 2025Pontuação: 4.5/5 (57 avaliações)
DISSOLUÇÃO PARCIAL DE SOCIEDADES ANÔNIMAS DE CAPITAL FECHADO A Lei das Sociedades por Ações estabelece as hipóteses em que uma sociedade anônima poderá ser dissolvida. A referida lei define, ainda, hipóteses específicas em que um acionista poderá se retirar da sociedade, mediante reembolso do valor das suas ações.
É possível a dissolução total ou parcial de uma sociedade anônima?
Como já mencionado, a dissolução das sociedades pode ocorrer de forma total ou parcial.
Como dissolver uma sociedade anônima?
A dissolução pode ocorrer mediante decisão judicial em 3 (três) hipóteses: (i) quando a constituição da companhia for anulada, em ação proposta por qualquer acionista; (ii) quando ficar provado que a companhia não pode preencher o seu fim, em ação proposta por acionistas que representem 5% (cinco por cento) ou mais do ...
É cabível no direito brasileiro a ação de dissolução parcial de sociedade para sociedades anônimas fechadas?
A jurisprudência pacífica do Superior Tribunal de Justiça (STJ) reconhece a possibilidade jurídica da dissolução parcial de sociedade anônima fechada em que prepondere o liame subjetivo entre os sócios, com fundamento na quebra da chamada affectio societatis.
Quando é cabível a ação de dissolução parcial de sociedade?
O artigo 599 do CPC denota que a ação de dissolução parcial de sociedade tem cabimento em três hipóteses: (i) falecimento do sócio; (ii) exclusão do sócio; e (iii) retirada do sócio, como se dá nas hipóteses legais de exercício do direito de recesso.
TRABALHO DE EMPRESARIAL / DISSOLUÇÃO PARCIAL DA SOCIEDADE ANÔNIMA
O que diz o artigo 1033 do Código Civil?
O Código Civil Brasileiro (Lei 10.406/2002) – Parágrafo Único e inciso IV do artigo 1033 – dispõe que todas as Sociedades Empresárias Limitadas (LTDAs) com falta de pluralidade de sócios (ou seja, com apenas um), não reconstituída no prazo de 180 dias, são caracterizadas em situação irregular.
Quem pode propor a ação de dissolução parcial de sociedade?
O legitimado da ação de dissolução parcial de sociedade poderá ser o sócio que exerceu o direito de retirada ou recesso, se não tiver sido providenciada pelos demais sócios a alteração contratual consensual formalizando o desligamento, depois de transcorridos dez dias do exercício do direito.
O que é dissolução parcial da sociedade anônima?
A dissolução parcial da sociedade consiste na extinção do vínculo societário entre o sócio dissidente e a sociedade a qual ele quer se desvincular.
Quanto ao regime de constituição e dissolução A Sociedade Anônima e contratual?
Quanto ao regime de constituição e dissolução, as sociedades podem ser contratuais (por exemplo, a sociedade limitada), que são constituídas por um contrato social e dissolvidas segundo as regras previstas no Código Civil; ou institucionais (por exemplo, a sociedade anônima), que são consti- tuídas por um ato ...
Que tipo de sociedades empresárias podem ser objeto de dissolução parcial de sociedade?
São sociedades empresárias contratuais a sociedade limitada, em nome coletivo e em comandita simples. Apenas esses três tipos societários, entre as empresárias, podem ser objeto de ação de dissolução parcial.
Quais são as principais formas de extinção de uma sociedade anônima?
Mas a sociedade anônima pode ser extinta de outras formas, como através de sua fusão com outra(s) sociedade(s), incorporação por outra sociedade ou cisão com versão de todo o seu patrimônio em outras sociedades.
Quais são as principais formas de Exɵnção de uma sociedade anônima?
- Dissolução, liquidação e extinção. ...
- Autofalência.
Quem responde na sociedade anônima?
158, a responsabilização dos administradores das sociedades anônimas. Segundo este artigo, “o administrador não é pessoalmente responsável pelas obrigações que contrair em nome da sociedade e em virtude de ato regular de gestão; responde, porém, civilmente, pelos prejuízos que causar”.
O que diz o artigo 1029 do Código Civil?
1029: Art. 1.029. Além dos casos previstos na lei ou no contrato, qualquer sócio pode retirar-se da sociedade; se de prazo indeterminado, mediante notificação aos demais sócios, com antecedência mínima de sessenta dias; se de prazo determinado, provando judicialmente justa causa.
Quais são as 4 fases da dissolução da sociedade?
- Morte;
- Exclusão ou expulsão do sócio;
- Declaração de falência ou insolvência civil do não empresário;
- Dissolução extrajudicial;
- Extinção de autorização para funcionar;
- Causas previstas no contrato social.
O que é dissolução parcial?
Na dissolução parcial, ocorre o desligamento de um dos sócios sem que a sociedade seja extinta. Isto é, ainda que tenha ocorrido a quebra da affectio societatis, o qual explicaremos adiante, a empresa não deixa de existir, preservando, assim, as suas atividades.
Qual é o ato constitutivo de uma sociedade anônima?
Sendo a sociedade anônima uma sociedade institucional, e não contratual, ela se constitui não por meio de um contrato social, mas de um ato institucional ou estatutário (estatuto social).
Qual a natureza de constituição de uma sociedade anônima?
A sociedade anônima é uma empresa com fim lucrativo que tem o seu capital social dividido em ações, que podem ser negociadas livremente. Pode ser subdividida em aberta, capta recursos junto ao público, e fechada, obtém recursos através dos próprios acionistas.
Quais são as três fases da constituição de uma sociedade anônima?
São 3 as etapas, listadas por Fábio Ulhoa Coelho, para constituição por subscrição pública: a) registro da emissão na CVM; b) colocação das ações junto aos investidores; c) assembleia de fundação.
Qual é a diferença entre dissolução parcial e dissolução total de uma sociedade?
A dissolução total gera a extinção da sociedade. Já a dissolução parcial que poderá ser efetivada através de um ou de mais sócios, na verdade nem mesmo deveria ser intitulado de dissolução, tendo em vista que a empresa continuará atuante, todavia é o nome formalmente empregado .
Como é feita a dissolução parcial de sociedade?
Quando apenas um dos sócios não tem mais interesse em fazer parte da empresa, é possível fazer a dissolução parcial. Para isso, o sócio que deseja sair deve fazer um comunicado oficial com antecedência de, pelo menos, 60 dias. Ele também tem o direito de receber o valor equivalente à sua participação no negócio.
O que muda na ação de dissolução parcial de sociedade no novo CPC?
A sentença proferida na ação de dissolução parcial de sociedade é constitutiva negativa, pois extingue a relação jurídica existente entre o sócio falecido, o excluído e aquele que exerceu o direito de retirada e os demais sócios e a sociedade.
Quem pode pedir a dissolução de sociedade?
A sociedade pode ser dissolvida judicialmente, a requerimento de qualquer dos sócios, quando: I - anulada a sua constituição; II - exaurido o fim social, ou verificada a sua inexequibilidade. O contrato pode prever outras causas de dissolução, a serem verificadas judicialmente quando contestadas.
Quais as hipóteses de dissolução da sociedade?
As hipóteses de dissolução de uma sociedade empresária são morte, retirada e exclusão. Compreenda os direitos e deveres a serem cumpridos em cada modalidade. Entenda como funcionam as hipóteses de dissolução, como se opera o direito de retirada de sociedade e a exclusão de sócio de uma empresa.
É correto afirmar acerca da ação de dissolução parcial de sociedade?
havendo manifestação expressa e unânime pela concordância da dissolução, o juiz a decretará, deixando de condenar as partes em honorários advocatícios, e as custas serão rateadas segundo a participação das partes no capital social.
Como se define a capacidade física?
O que e membros inferiores?