Como prevenir a colisão?

Perguntado por: Nuno Cardoso Tavares  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (44 avaliações)

Fique ligado: atitudes simples podem evitar ocorrências de colisão traseira!
  1. 1 – MANTENHA A REVISÃO DO SEU VEÍCULO EM DIA. ...
  2. 2 – MANTENHA DISTÂNCIA SEGURA DO VEÍCULO A SUA FRENTE. ...
  3. 3 – RESPEITE O LIMITE DE VELOCIDADE. ...
  4. 4 – NÃO UTILIZE O CELULAR AO DIRIGIR. ...
  5. 5 – SINALIZE SUAS AÇÕES DURANTE O PERCUSO.

Como evitar a colisão?

8 dicas para evitar colisões e acidentes no trânsito
  1. Obedeça à distância segura. ...
  2. Utilize setas e pisca alerta. ...
  3. Respeite as faixas horizontais. ...
  4. Fique atento às sinalizações. ...
  5. Controle a sua velocidade. ...
  6. Descanse sempre que precisar. ...
  7. Faça revisão no carro periodicamente. ...
  8. Conheça procedimentos de segurança.

Como evitar colisão com o veículo da frente?

Distância de segurança

Um dos principais cuidados para evitar colisões traseiras, se não o maior, é manter uma distância segura do veículo da frente. A distância de segurança é o espaço que o condutor deve manter entre o seu veículo e o veículo da frente.

Como evitar colisão nas ultrapassagem?

Ao observar isso, trazemos 5 dicas e sugestões para que você realiza suas ultrapassagens de maneira mais segura:
  1. SINALIZE. ...
  2. MANTENHA OS FARÓIS ACESOS DURANTE O DIA. ...
  3. ULTRAPASSE UTILIZANDO A MARCHA CORRETA. ...
  4. AVALIE SE A ULTRAPASSAGEM É POSSÍVEL. ...
  5. NÃO JOGUE O CARRO PARA O ACOSTAMENTO.

Quando o veículo está sendo ultrapassado o condutor deve fazer o quê?

b) Ao ser ultrapassado, o condutor deverá acelerar a velocidade do seu veículo.

Como evitar colisões

40 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre abalroamento e colisão?

Existe diferença entre colisão e abalroamento? Não existe diferença entre eles, já que um abalroamento é uma colisão entre dois veículos.

Quais são as principais causas de uma colisão frente a frente?

Colisão com o veículo da frente

Acontece quando o veículo bate naquele que está a sua frente. Esse tipo de acidente normalmente é resultado do desleixo com a distância de segurança. Como evitar: Observar os sinais do veículo que segue à frente, suas luzes de freio, indicadores de direção, entre outros.

Qual a regra dos 2 segundos?

Existe uma regra simples – a regra dos dois segundos – que pode ajudar você a manter a distância segura do veículo à frente: 1. Escolha um ponto fixo à margem da via; 2. Quando o veículo que vai à sua frente passar pelo ponto fixo, comece a contar; 3. Conte dois segundos pausadamente.

Por que devo respeitar a distância de seguimento com o veículo da frente?

Enquanto estiver dirigindo o condutor deve manter uma distância segura entre veículos. Isso é importante para que ele possa parar em uma situação de emergência. Isso, sem colidir com a traseira do veículo que estiver à sua frente. Essa é o que chamamos de distância de seguimento.

Qual o principal elemento do trânsito?

Direção defensiva, ou direção segura, é a melhor maneira de dirigir e de se comportar no trânsito, pois é assim que atuaremos na preservação da vida, da saúde, do meio ambiente e do nosso patrimônio.

Quais são as maiores causas de acidente no trânsito?

Segundo o Atlas da acidentalidade do transporte brasileiro, em 2020 as principais causas de acidentes de trânsito foram:
  • Falta de atenção;
  • Desobediência à sinalização;
  • Velocidade incompatível;
  • Ingestão de álcool no volante;
  • Defeito mecânico no veículo;
  • Desobediência em relação à distância de segurança;

Quando acontece a aquaplanagem?

A aquaplanagem ou hidroplanagem é o fenômeno que acontece quando o veículo, ao passar por uma pista molhada, perde o atrito com a pista. Nessa situação, o carro “flutua” no asfalto, fazendo com que o condutor perca o controle do veículo.

Qual a distância que deve manter do veículo da frente?

Motorista deve manter 2 segundos de distância do carro que vai à frente | Jornal Nacional | G1. Especialistas dizem que dá para calcular a distância mínima de segurança a partir de objetos estáticos na beira da pista. Observe quando o carro da frente passar por uma placa e conte pausadamente dois segundos.

Por que é importante manter uma distância razoável chamada de distância de reação entre um veículo e outro ao trafegar por uma via?

Uma boa distância permite que você tenha tempo de reagir e acionar os freios diante de uma situação de emergência e haja tempo também para que o veículo, uma vez freado, pare antes de colidir.

Qual a distância correta a se manter do veículo que segue à sua frente?

A 60 Km/h, distância do veículo da frente deve equivaler a três veículos. Atenção redobrada em dias chuvosos também pode evitar acidentes por falha humana. A maior parte dos acidentes de trânsito é fruto de falha humana.

Qual a diferença entre passar e ultrapassar?

Assim, você na ultrapassagem tem que retornar à faixa de origem. Já a passagem por outro veículo é o movimento de passagem à frente de outro veículo que se desloca no mesmo sentido, em menor velocidade, mas em faixas distintas da via.

O que diz o artigo 192 do CTB?

Deixar de guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu veículo e os demais, bem como em relação ao bordo da pista, considerando-se, no momento, a velocidade, as condições climáticas do local da circulação e do veículo: Infração - grave; Penalidade - multa.

Quanto a ultrapassagem é falso afirmar?

12 ) Em relação à ultrapassagem, é falso afirmar:

c) antes de ultrapassar devemos nos certificar que nenhum condutor que dirige à nossa frente tenha iniciado uma ultrapassagem; d) Todo condutor ao ultrapassar, deve manter a velocidade.

Qual das situações a seguir representa a principal causa da colisão frontal?

Ele ressaltou que este tipo de ocorrência têm sido recorrente e é resultado da imprudência dos motoristas. “Estão acontecendo muito acidentes e a maioria é colisão frontal. Isso significa que o condutor tentou fazer uma ultrapassagem, talvez não de forma segura ou ainda em locais não permitidos.

O que é uma colisão frontal?

Colisão frontal é a denominação de acidente de automóvel que ocorre quando os veículos colidem de frente. Veículos como trens, aviões e motocicletas são os tipos comuns envolvidos neste tipo de acidente. É considerado o pior tipo de colisão, ante colisão lateral e colisão traseira.

Quais são os tipos de colisão?

As colisões podem ser classificadas em três tipos: a colisão elástica, a colisão parcialmente elástica e a colisão inelástica.
  • Colisão elástica ou perfeitamente elástica.
  • Colisão Parcialmente Elástica.
  • Colisão Inelástica.

O que é abalroamento no cruzamento?

O abalroamento é uma colisão leve nas laterais dos veículos. Em geral acontece em cruzamentos ou devido a manobras inesperadas. As conversões à esquerda são a causa da maioria dos abalroamentos. Nos cruzamentos, as causas mais comuns são falta de visibilidade ou desconhecimento das preferências.

Como podemos definir colisões?

Em física, colisão é um evento em que dois ou mais corpos exercem forças um sobre o outro por um tempo relativamente curto. Embora a palavra colisão seja mais comumente utilizada nos casos em que há um grande impacto entre dois objetos, o uso científico do termo “colisão” não se limita apenas à magnitude da força.

O que significa colisão em física?

Colisão é a interação, num curto intervalo de tempo, entre dois ou mais corpos que inicialmente encontram-se livres, produzindo uma configuração final, também envolvendo corpos livres. É importante enfatizar que por interação entendemos como a ação de forças internas que formam pares de forças do tipo ação – reação.

Qual é a distância de segurança lateral e frontal?

Essa dica é conhecida como regra dos 2 segundos e serve para o condutor ter uma ideia da distância frontal que deve guardar de um veículo que esteja andando à sua frente.

Artigo anterior
Quais são os tipos de segmentação de clientes?
Artigo seguinte
Quem pode entrar com pedido de habeas corpus?