É possível endosso condicional?

Perguntado por: Íris Leticia Fernandes de Vaz  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (52 avaliações)

8º, parágrafo III, do Decreto nº 2044/1908, não existe endosso parcial ou condicional, ou seja, não é possível transferir apenas parte do crédito ou transmiti-lo sob alguma condição. O Código Civil Brasileiro, em seu art. 914, cria a figura do endosso condicionado, continuado; vedado, no entanto, o endosso parcial.

Pode haver endosso condicional?

O endosso condicional, em que a transferência do crédito fica subordinado a alguma condição não é nulo, mas a referida condição será ineficaz, porque a lei a considera não-escrita. (CC/2002, art. ... O endosso deve ser puro e simples. Qualquer condição a que ele seja subordinado considera-se como não escrito.

É possível fazer um endosso parcial?

P: É possível ao endossante transferir parte de seus direitos e ficar com outra parte? R: NÃO, o endosso parcial é nulo. Isto porque a obrigação cartular é unitária.

Quais são as modalidades de endosso?

O endosso possui duas modalidades comuns, conhecidas como endosso em branco e endosso em preto.

O que é o endosso parcial?

1 - O que significa Endosso? (Pág. 11/17)

É nulo o endosso parcial. Não se pode transferir o titulo parcialmente. A razão é óbvia: já falamos que o Título de Crédito é um documento necessário porá exercício do crédito nele inserido ..." de forma que para exercer o direito é preciso apresentar o titulo.

ENDOSSO NOS TÍTULOS DE CRÉDITOS - Direito Empresarial

43 questões relacionadas encontradas

O que é aceite parcial?

Aceite limitado ou parcial –aceitante se vincula ao pagamento a ordem de pagamento mas por um valor menor do mencionado no saque. Ex: “pela metade”. As obrigações são autônomas.

É permitido o aval parcial?

É vedado o aval parcial. Logo, não é admissível aval parcial para a duplicata, por vedação expressa do Código Civil. Portanto, a depender do título de crédito é que saberemos se existe ou não aval parcial.

Quais as figuras existentes no endosso?

Figuram dois sujeitos no endosso: - endossante ou endossador: quem garante o pagamento do título transferido por endosso; - endossatário ou adquirente: quem recebe por meio dessa transferência a letra de câmbio.

Quais as características do endosso?

O endosso deve ser lançado pelo endossante no verso ou anverso do próprio título. Pode o endossante designar o endossatário, e para validade do endosso, dado no verso do título, é suficiente a simples assinatura do endossante. A transferência por endosso completa-se com a tradição (entrega) do título.

Como funciona o endosso?

O endosso é um processo em que o beneficiário transfere a posse e os direitos do crédito de um cheque para um terceiro, identificando a ação no próprio documento. E para essa ação, é necessário assinar no verso do cheque e indicar o nome do novo beneficiário que passa a ter com o processo.

É admissível o aval parcial de uma letra de câmbio?

Pela regra geral, o aval parcial é vedado (art. 897, parágrafo único, do CC). Exceção: o aval pode ser parcial se for previsto na legislação especial, como ocorre com o cheque, a nota promissória e a letra de câmbio.

O que é endosso pignoratício?

Em síntese, o endosso-caução ou endosso-pignoratício é um endosso especial que transfere a posse do título a uma pessoa, em garantia de alguma obrigação.

O que é um endosso completo?

Contudo, para o festejado Professor mineiro, endosso pleno ou completo é o que transfere o título e o direito nele mencionado por completo, podendo ser expresso em preto, em branco ou ao portador, contrariamente a CARVALHO DE MENDONÇA, que vê o endosso completo como sinônimo do endosso em preto.

Quais são os principais efeitos do endosso?

Efeitos do Endosso Translativo

Transferir a propriedade do título através da tradição; Gerar a "coobrigação", ou seja, quem endossa passa a ser devedor do título, podendo o credor cobrar o devedor principal, o endossante ou ambos.

Quais as cláusulas possíveis via endosso?

O endosso é uma forma de transferência do direito firmado em um título de crédito, onde configuram, no mínimo, dois sujeitos, quais sejam, endossante (aquele que endossa, assina, transfere, ou seja, devedor) e endossatário (aquele que recebe/credor).

É possível o endosso e com ele se transmite a propriedade do título de crédito?

O endosso próprio transfere todos os direitos inerentes ao documento a outrem, ou seja, transfere a posse e a propriedade do título. Já o endosso imprópio transfere apenas alguns direitos ao portador do título, ou seja, somente se transfere a posse do título.

Quem pode ser endossante?

1.6 Quem pode ser endossante

Para ser endossante é necessário que a pessoa possa dispor legitimamente do título de crédito e tenha capacidade jurídica para assumir obrigações cambiárias.

O que é endosso qual o fundamento legal?

Endosso, no direito cambiário, é uma modalidade de transferência do direito creditório constante de um título de crédito. ... Os principais fundamentos legais do endosso encontram-se na Lei Uniforme de Genebra, internalizada no Brasil pelo Decreto n.º 57.663, de 24 de janeiro de 1966, em seus artigos 11 a 20.

Como se faz um endosso?

As regras para endossar um cheque à outra pessoa, são bem especificas sendo que o beneficiário do cheque deve assinar no verso do cheque e indicar o nome do novo beneficiário, isto é, ele deve escrever o nome da pessoa a quem o cheque será transmitido.

Quais são os elementos de crédito?

Elementos essenciais do crédito
  • Montante.
  • Finalidade.
  • Prazo.
  • Garantia.
  • Risco.
  • Remuneração.

Como identificar endosso mandato?

2) Endosso Mandato: O endosso apenas autoriza alguém a receber um crédito em nome do credor. Será um endosso sempre em "preto", uma vez que indicará o nome da instituição financeira a quem deve se pagar o valor em cobrança.

Quais são os tipos de títulos de créditos?

As espécies mais conhecidas são o cheque, a nota promissória, a letra de câmbio e a duplicata. Estes títulos podem ser vinculados ou livres. Os títulos vinculados produzem efeitos cambiais e quando atendem o que exige a lei, podemos citar como vinculados os cheques e duplicatas.

Quando cabe aval parcial?

Aval total ou parcial:

O aval parcial é quando o avalista garante apenas uma parte da dívida. Já o aval total é quando a garantia corresponde ao valor do documento. O Decreto Lei 57.663/56 prevê a possibilidade do aval parcial para a letra de câmbio e a nota promissória.

É vedado o endosso parcial enquanto o aceite parcial é permitido?

O Código Civil veda tanto o aval parcial quanto o endosso parcial. Dado o princípio da autonomia, caso o avalista pague o título, não haverá possibilidade de ação de regresso contra os demais coobrigados. É válido o endosso parcial de títulos de crédito.

Pode executar o avalista antes do devedor?

4º) o credor poderá executar diretamente o avalista, antes mesmo do devedor principal.

Artigo anterior
O que é uma luz linearmente polarizada?
Artigo seguinte
Porque o cisto Sebaceo inflama?