É possível desconsiderar a personalidade jurídica apenas pela ausência de patrimônio?

Perguntado por: Márcio Gil Correia Carneiro Pacheco  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (17 avaliações)

Ausência de bens não basta para desconsideração de personalidade jurídica. A mera inexistência de bens penhoráveis ou o encerramento irregular da empresa não basta para a desconsideração da pessoa jurídica, com afetação de patrimônio dos sócios por obrigação da sociedade.

Quando não cabe a desconsideração da personalidade jurídica?

“3. Não configura desvio de finalidade justificador de desconsideração da personalidade jurídica e penhora de bens pessoais do sócio para a satisfação de obrigações contraídas em nome da pessoa jurídica o fato de não terem sido encontrados bens passíveis de penhora em nome da empresa devedora.”

O que é desconsiderar a personalidade jurídica?

(...) A desconsideração da pessoa jurídica consiste na possibilidade de se ignorar a personalidade jurídica autônoma da entidade moral para chamar à responsabilidade seus sócios ou administradores, quando utilizam-na com objetivos fraudulentos ou diversos daqueles para os quais foi constituída.

Quais são os requisitos para a desconsideração da personalidade jurídica?

“Art. 28. O juiz poderá desconsiderar a personalidade jurídica da sociedade quando, em detrimento do consumidor, houver abuso de direito, excesso de poder, infração da lei, fato ou ato ilícito ou violação dos estatutos ou contrato social.

É possível desconsiderar a personalidade jurídica para atingir o patrimônio de qualquer um dos sócios?

Independente da espécie de pessoa jurídica, o juiz pode desconsiderar o princípio da autonomia patrimonial, vinculando o patrimônio do sócio ao da sociedade, se for caracterizado o abuso de direito ou a fraude contra credores.

DESCONSIDERACÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA

40 questões relacionadas encontradas

Quando posso pedir a desconsideração da personalidade jurídica na inicial?

Acerca do tema, escreve Humberto Theodoro Junior: “Na hipótese de a desconsideração da personalidade jurídica ser requerida nos autos da execução ou durante o cumprimento de sentença, mesmo quando a formulação do pedido se der na própria petição inicial ou no requerimento do cumprimento da sentença, será sempre ...

Quais empresas podem sofrer desconsideração da personalidade jurídica?

Abuso justifica a desconsideração

Por outro lado, Nancy Andrighi ressaltou que, havendo indícios de abuso da autonomia patrimonial, a personalidade jurídica da Eireli pode ser desconsiderada, como forma de atingir os bens particulares do empresário individual e garantir o pagamento de dívidas contraídas pela empresa.

Quais os requisitos do incidente de desconsideração da personalidade jurídica é em qual momento pode ser instaurado tal incidente?

O incidente de desconsideração da personalidade jurídica deve ser instaurado mediante petição endereçada ao juiz do processo ou ao relator do recurso, requerendo a sua instauração e demonstrando o preenchimento de todos os pressupostos legais específicos para desconsideração da personalidade jurídica, conforme § 4º do ...

O que é a extinção da pessoa jurídica?

001 O que se entende por extinção da pessoa jurídica? A extinção da firma individual ou de sociedade mercantil é o término da sua existência; é o perecimento da organização ditada pela desvinculação dos elementos humanos e materiais que dela faziam parte.

O que é desconsideração da personalidade jurídica no CDC?

Prevista pelo artigo 28, parágrafo 5º, do Código de Defesa do Consumidor, a teoria menor de desconsideração da personalidade jurídica – segundo a qual poderá ser desconsiderada a personalidade quando ela for, de alguma forma, obstáculo ao ressarcimento de prejuízos causados ao consumidor – não é aplicável ao gestor que ...

Não é cabível a desconsideração da personalidade jurídica em se tratando de firma individual?

Não é cabível a desconsideração da personalidade jurídica em se tratando de firma individual. A fundação de direito privado não pode ter fins lucrativo. A República Federativa do Brasil é pessoa jurídica de direito público interno. Têm domicílio necessário o incapaz, o servidor público, o militar e o preso.

O que caracteriza abuso de personalidade?

Em caso de abuso da personalidade jurídica, caracterizado pelo desvio de finalidade, ou pela confusão patrimonial, pode o juiz decidir, a requerimento da parte, ou do Ministério Público quando lhe couber intervir no processo, que os efeitos de certas e determinadas relações de obrigações sejam estendidos aos bens ...

Qual a diferença entre despersonalização e desconsideração da pessoa jurídica?

Como se vê, a diferença entre a despersonalização e desconsideração da pessoa jurídica é que esta não atinge a validade do ato constitutivo, mas a sua eficácia episódica. Uma sociedade que tenha a sua autonomia patrimonial desconsiderada continua válida, assim como válidos são todos os demais atos que praticou.

Como se dá a extinção da personalidade jurídica?

- Considera-se extinta a pessoa jurídica no momento do encerramento de sua liquidação, assim entendida a total destinação do seu acervo líquido.
...
206 da Lei das S.A.:
  1. de pleno direito;
  2. por decisão judicial;
  3. por decisão da autoridade administrativa competente, nos casos e forma previstos em lei especial.

Quais são as formas de extinção das pessoas jurídicas?

Extinção da Personalidade Jurídica
  • a) Dissolução do vínculo conjugal e do regime de bens;
  • b) Extinção do poder familiar e do direito a receber e dever de prestar alimentos;
  • c) Extinção de obrigações personalíssimas, que são aquelas que somente podem ser cumpridas pelo devedor da obrigação;

Quando ocorre a extinção da empresa?

Ocorre extinção da empresa quando ela encerra suas atividades, de modo total ou parcial. Conforme o motivo da extinção, teremos as seguintes situações: Se a empresa cessar as suas atividades, por morte do empregador, os empregados terão direito à indenização integral ou à livre utilização dos depósitos do FGTS.

Qual o momento em que poderá ser manejado o incidente de desconsideração de personalidade jurídica?

28. O juiz poderá desconsiderar a personalidade jurídica da sociedade quando, em detrimento do consumidor, houver abuso de direito, excesso de poder, infração da lei, fato ou ato ilícito ou violação dos estatutos ou contrato social.

Em que momento pode ser suscitado o incidente de desconsideração?

O incidente da desconsideração da personalidade jurídica: I – pode ser suscitado nos casos de abuso de direito por parte do sócio; II - é cabível em todas as fases do processo de conhecimento, no cumprimento de sentença e também na execução fundada em título executivo extrajudicial.”

Como é o procedimento da desconsideração da personalidade jurídica e em que momento pode ser realizado?

O incidente de desconsideração da personalidade jurídica deve ser instaurado mediante petição endereçada ao juiz do processo ou ao relator do recurso, requerendo a sua instauração e demonstrando o preenchimento de todos os pressupostos legais específicos para desconsideração da personalidade jurídica, conforme § 4º do ...

Quem pode ser Sociedade Limitada Unipessoal?

Pode abrir uma Sociedade Limitada Unipessoal pessoas maiores de 18 anos ou emancipadas que querem empreender sem a obrigatoriedade de ter um sócio.

É cabível o pedido de desconsideração da personalidade jurídica da empresa individual de responsabilidade limitada?

Logo na Eireli a desconsideração da personalidade jurídica é medida excepcional como em qualquer sociedade limitada, dependendo da comprovação de abuso da personalidade, caracterizado pelo ato intencional dos sócios de fraudar terceiros com o desvio de finalidade, ou pela confusão patrimonial da pessoa jurídica e de ...

Qual o tipo de empresa que apresenta confusão patrimonial entre a empresa e o empresário?

A empresa individual é considerada mera ficção jurídica que permite à pessoa natural atuar no mercado com vantagens próprias da pessoa jurídica, sem que a titularidade implique distinção patrimonial entre o empresário individual e a pessoa natural titular da firma individual.

Qual a única hipótese em que o manejo do incidente de desconsideração de personalidade jurídica da pessoa jurídica é dispensado?

§ 2o Dispensa-se a instauração do incidente se a desconsideração da personalidade jurídica for requerida na petição inicial, hipótese em que será citado o sócio ou a pessoa jurídica.

Quem pode ser atingido pela desconsideração?

Desconsideração da personalidade jurídica no Código Civil, no CDC e na legislação em geral. O art. 50 do Código Civil de 2002 expressa que podem ser afetados os bens “particulares dos administradores ou dos sócios da pessoa jurídica”.

É preciso a citação pessoal dos sócios para que se possa desconsiderar a personalidade?

1. A aplicação da teoria da desconsideração da personalidade jurídica do devedor, de acordo com o Art. 50 do Código Civil, possui natureza de incidente processual, não sendo necessária a citação dos sócios da pessoa jurídica desconstituída, bastando a mera intimação para assegurar o contraditório e a ampla defesa.

Artigo anterior
O que colocar na primeira página de um diário?
Artigo seguinte
Como se dividem as normas jurídicas?