Como explicar uma logomarca?

Perguntado por: Pedro Santos Pacheco  |  Última atualização: 8. April 2022
Pontuação: 5/5 (5 avaliações)

Logomarca, ou simplesmente logo, é a representação gráfica do nome de uma empresa ou marca, que determina a sua identidade visual e tem como objetivo facilitar o seu reconhecimento. Uma logomarca dá sentido à marca em questão, identificando-a e definindo-a no tempo e no espaço.

Como descrever uma logomarca?

É um produto gráfico resultante do design e também pode ser definido como a imagem da marca. É a forma de representação do nome de uma empresa com um tipo de letra característico. Exemplos de logotipos são: Google, Sony, Coca-Cola e vários outros.

Qual é o objetivo da logomarca?

Logotipo é a representação visual responsável pela identificação de uma marca. Um bom logotipo comunica, por meio de cores, fontes, linhas e ícones, qual o produto ou serviço ofertado e as características principais da sua empresa. Deve oferecer sempre, uma fácil memorização pelo consumidor.

Como fazer a apresentação de uma logo?

Aprenda como apresentar um logotipo a um cliente
  1. Conheça os conselhos de Quique Ollervides para que seus logos provoquem a melhor impressão. ...
  2. Faça uma versão monocromática. ...
  3. Proponha aplicações em suportes. ...
  4. Pense em problemas diferentes. ...
  5. Monte uma apresentação.

Qual a forma correta de dizer logotipo ou Logomarca?

Logotipo é a parte escrita (o nome da marca) de forma estilizada. Logomarca é o desenho, o símbolo ou o ícone que representa a marca graficamente. Isso não significa, porém, que uma marca seja obrigada a ter ambos na composição da sua identidade visual. Um bom exemplo é Coca-Cola.

COMO APRESENTAR UM LOGOTIPO AO CLIENTE

29 questões relacionadas encontradas

Qual é a diferença entre logotipo e logomarca?

Na comunicação, logotipo é a representação gráfica do nome de uma empresa, logo é a abreviação utilizada para logotipo. A marca engloba todos os elementos visuais que identificam a empresa, como o logotipo, o símbolo e o slogan.

Porque falar logomarca é errado?

Conforme citado, “logo” vem do grego e significa conceito, significado. Já “marca” vem do germânico “marka” e traduz-se como significado. Assim, a palavra logomarca seria um termo redundante: significado do significado. Logo, não faz sentido algum usá-la como identificação de algo.

Como apresentar uma logo nova?

8 dicas para fazer uma mudança de logomarca
  1. Reformular. O design da antiga logomarca de uma empresa é o que as pessoas geralmente estão familiarizadas. ...
  2. Reciclar elementos da logomarca anterior. ...
  3. Menos é mais. ...
  4. Ser original na logomarca nova. ...
  5. Criar valor na logomarca reformulada. ...
  6. Não seguir tendências.

Como fazer uma apresentação de uma marca?

Como apresentar uma empresa?
  1. Mostre o que sua empresa faz para resolver problemas. ...
  2. Apresente dados e fatos que comprovam o sucesso de sua empresa. ...
  3. Enfatize os seus diferenciais. ...
  4. Repita a solução principal e convide para uma reunião.

Qual a importância de uma logomarca?

O logotipo é a assinatura da sua empresa, é ele quem vai traduzir visualmente a personalidade da sua marca e gerar identificação com o seu público. Em um mercado concorrido como que nos encontramos, um logo bem feito faz com que o negócio ou produto se destaque dos demais e transmita profissionalismo e credibilidade.

Qual a importância de um logo?

Um logo consegue representar perfeitamente a sua marca, e criar identificação com o mercado. ... Isso acontece pelo fato da divulgação ser essencial para o reconhecimento e conquista de clientes. O logotipo permite que o seu negócio seja identificado pelos consumidores.

O que é e para que serve um logotipo?

O logotipo serve para identificar ou representar uma entidade (empresa, instituição, marca de produto ou serviço). Se por um lado no logotipo caracteriza-se por existir a presença de elementos tipográficos, na logomarca a imagem é composta apenas por elementos gráficos (figurativos ou não-figurativos).

Como pensar em um logo?

6 dicas para criar um logo de impacto para sua empresa
  1. Conheça bem seu negócio. Segundo Motta, o autoconhecimento é a chave para criar um logo de sucesso para uma empresa. ...
  2. Entenda o seu público. ...
  3. Analise a concorrência. ...
  4. Mostre a sua personalidade. ...
  5. Fique atento às cores. ...
  6. Fuja dos modismos.

Como criar uma boa identidade visual?

6 passos para uma identidade visual de sucesso
  1. 1 – Defina o seu público. ...
  2. 2 – Encontre a personalidade da sua marca. ...
  3. 3 – Desenhe seu logotipo. ...
  4. 4 – Busque a tipografia correta. ...
  5. 5 – Faça a melhor combinação de cores. ...
  6. 6 – Defina seu estilo fotográfico e de ilustrações.

Como apresentar uma nova logomarca no Instagram?

– Comece pelo seu logo, claro, colocando na imagem de perfil (Por incrível que pareça, são muitas as marcas que não fazem isso). – Na hora de fazer templates (aquelas postagens em que você coloca uma frase, um recado, etc…), passe a utilizar um layout único, que remeta à sua identidade visual.

Como divulgar sua logo?

Como divulgar uma marca em 5 passos efetivos
  1. 1- Conheça a sua empresa e o seu mercado. Não há como divulgar marca sem isso. ...
  2. 2- Conheça o seu público-alvo. ...
  3. 3- Siga a sua própria receita. ...
  4. 4- Combine estratégias. ...
  5. 5- Trabalhe em sua identidade visual.

Como divulgar uma nova marca?

Como divulgar minha marca: 11 dicas
  1. Comece pela identidade visual. ...
  2. Tenha um site. ...
  3. Entre nas redes sociais. ...
  4. Faça sua papelaria básica. ...
  5. Use o Google Meu Negócio. ...
  6. Crie promoções. ...
  7. Aposte no marketing de conteúdo. ...
  8. Invista em links patrocinados.

Como comunicar uma mudança de marca?

Como mudar o posicionamento? 5 passos que você deve seguir
  1. Analise o cenário. Reunir informações sobre o cenário atual da sua empresa é determinante para o sucesso dessa estratégia de mudança. ...
  2. O que o seu público tem a dizer? ...
  3. Enfim, reposicione! ...
  4. Conte que você mudou. ...
  5. Monitore os resultados.

O que é a logomarca?

Logomarca, ou simplesmente logo, é a representação gráfica do nome de uma empresa ou marca, que determina a sua identidade visual e tem como objetivo facilitar o seu reconhecimento.

O que vem na identidade visual?

É o conjunto de todos os aspectos visuais que acompanham um produto, empresa ou serviço. Geralmente contém as cores, fontes da marca e dos conteúdos de comunicação, texturas, ícones, formas, mascote e o logo gerado a partir desses elementos.

Qual a importância do logotipo em um anúncio?

A função do logotipo é identificar a empresa, produto ou serviço, de forma única. Ele deve traduzir a personalidade da marca e a essência do negócio em uma representação visual bonita, funcional e que se destaque dos concorrentes aos olhos do consumidor.

Como o logotipo pode ajudar a uma empresa?

Além da vantagem óbvia de criar reconhecimento de marca, o logotipo também pode comunicar benefícios não-tangíveis sobre uma empresa. Logos podem inspirar confiança, admiração e até mesmo transmitir superioridade em relação à concorrência.

Por que logotipo?

O logotipo e a representação do negócio

Criar um logotipo é fundamental para que os clientes possam identificar e diferenciar um produto ou serviço. Uma empresa sem logotipo é uma empresa sem identidade, sendo assim impossível de ser reconhecida pelos consumidores.

Como apresentar a marca de uma empresa?

Veja agora alguns itens que não podem faltar na sua proposta.
  1. Mostre o valor do seu negócio. O conteúdo da apresentação comercial deve indicar, de forma objetiva, como a sua empresa pode agregar valor. ...
  2. Valorize seus diferenciais. ...
  3. Faça storytelling. ...
  4. Dê detalhes sobre o produto/serviço. ...
  5. Adicione cases de sucesso.

Artigo anterior
Quais as construções características do Império Romano?
Artigo seguinte
Quais são os profissionais que trabalham no Setor Quaternário?