É possível cobrar um cheque prescrito?

Perguntado por: Melissa Marques Valente  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (11 avaliações)

Não é cabível a cobrança de juros moratórios a partir da apresentação do cheque ao banco sacado (Lei do Cheque, artigo 52, inciso II). Como o cheque está prescrito, os juros somente são devidos a partir da citação (Código Civil, artigo 397, parágrafo único). Nesse sentido está o entendimento do STJ: AÇÃO MONITÓRIA.

É possível cobrança de cheque prescrito?

O cheque é um título executivo extrajudicial, como previsto no art. 585, I, do Código de Processo Civil. Todavia, uma vez prescrito, o cheque perde sua força cambial, não mais podendo ser cobrado através da ação de execução, conforme disposto nos arts. 59 e 47 da Lei 7.357/85.

Como cobrar cheque prescrito a mais de 5 anos?

AÇÃO DE COBRANÇA. CHEQUE PRESCRITO. PRAZO PRESCRICIONAL DE CINCO ANOS CONTADO A PARTIR DO VENCIMENTO DO TÍTULO. I - Prescritas as ações de execução e de enriquecimento sem causa, ambas cambiárias, subsiste a ação de cobrança de cheque, que pode seguir o rito ordinário ou o monitório.

Como receber cheques antigos?

Ainda assim, se você perder o prazo de seis meses existe a opção de cobrar em até 5 anos do dia seguinte a data da emissão do cheque (súmula 503 do STJ) por meio de uma ação monitória ou de cobrança (art. 206, § 5º do Código Civil).

O que fazer quando o cheque prescreve?

A maioria das dívidas caduca em cinco anos. Ele é válido neste caso: o cheque sem fundo caduca também. Segundo o Código de Defesa do Consumidor e o Código Civil Brasileiro, o CPF e o nome do devedor devem ser limpos após cinco anos. Embora isso aconteça, a dívida não desaparece.

COBRANÇA DE CHEQUE PRESCRITO

45 questões relacionadas encontradas

Pode protestar cheque após 5 anos?

Protesto de dívida com mais de 5 anos é ilegal e dá direito a indenização por danos morais.

Quanto tempo leva para prescrever um cheque?

Também é importante lembrar que um cheque prescreve (deixa de valer) após seis meses, a contar do término dos prazos acima, ou seja, seis meses e 30 dias, quando o cheque é emitido na mesma praça ou seis meses e 60 dias, quando emitido em local diferente ou no exterior.

Como receber um cheque prescrito?

Retomando ao cerne deste texto, o ordenamento jurídico nos garante outras ações, caso o cheque esteja prescrito, para cobrar: ação de enriquecimento ilícito (ou ação de locupletamento), ação causal, ação monitória.

Como faz para resgatar cheque?

Para limpar seu nome no Cadastro de Cheque sem Fundo, é preciso procurar diretamente o banco que fez a inclusão. Você vai ter que comprovar que fez o pagamento do cheque. Isso pode ser feito com a entrega do próprio cheque ou com o extrato da conta corrente demonstrando o débito.

Quanto tempo um cheque pode ser cobrado na Justiça?

O prazo de prescrição da ação de cobrança é de cinco anos, a contar da data da emissão do título, conforme o disposto no Inciso I, do § 5º, do artigo 206, do Código Civil, conforme vemos: Art. 206.

Qual o prazo máximo para protestar um cheque?

Sendo assim os prazos para apontamento de cheques a protesto são: Cheques emitidos na praça de pagamento: 30 dias da data de emissão para apresentação (depósito) ao banco mais 6 meses, contando-se no total 210 dias corridos da data de emissão do cheque.

O que significa devolução de cheque prescrito?

Um cheque está prescrito quando perde a sua validade legal, ou seja, quando deixa de poder ser executado e descontado. O período de validade passa a ser contado a partir da emissão por parte do devedor, mais conhecido como o sacador do cheque.

Quem pode retirar o cheque devolvido?

Sim, só o titular da conta pode recuperar o cheque devolvido, e na maioria dos bancos, somente na agência bancária que a conta dele está registrada.

Quando um cheque volta para onde ele vai?

O cheque pode ter sido depositado na sua agência mesmo ou em qualquer outra do banco, mas o cheque devolvido irá para a sua agência.

Como faz para dar baixa em cheque devolvido?

Procure o banco, o mais rápido possível, de posse de documentos de identificação e do B.O. para comunicar o fato e cancelar a folha de cheque ou talonário.

Como protestar um cheque prescrito?

Conforme o entendimento jurisprudencial, com a prescrição do título executivo, o mesmo não poderá ser protestado. Ocorrendo protesto após o prazo prescricional, o consumidor tem todo o direito de exigir sua imediata sustação, ensejando indenização por danos morais.

Quem tem direito a talão de cheques?

O banco só fornece talões de cheque para pessoas que têm conta corrente. O cheque vem com o nome e os dados da conta corrente da pessoa e tem espaço para preenchimento do valor em números e por extenso, o local onde foi preenchido o cheque, a data e a assinatura da pessoa.

O que significa devolução de cheque motivo 44?

Cheque devolvido por motivo 44: cheque prescrito; Cheque devolvido por motivo 48: cheque de valor superior a R$ 100,00, emitido sem a identificação do beneficiário.

O que é 44 cheque prescrito?

Quando o cheque é apresentado após o prazo de prescrição, ele é devolvido pelo motivo 44, e não pode ser pago pelo banco, mesmo que a conta corrente tenha saldo disponível.

O que significa cheque devolvido apresentação indevida cheque prescrito?

Quando um cheque é devolvido à organização que o emitiu, por motivos de prescrição, sua identificação é feita por meio de um código. Nesse caso, o número 44 o classifica como “apresentação indevida”. Portanto, quando isso acontece,o banco devolve o cheque por não ter a possibilidade de descontá-lo ou depositá-lo.

Pode protestar depois de quanto tempo?

Basicamente o prazo de prescrição do direito de cobrança é de 6 meses e o prazo legal para o protesto é de 30 (trinta dias) quando emitido no lugar onde deverá ocorrer o pagamento ou de 60 (sessenta) dias, quando emitido no exterior ou em qualquer outro lugar do País, neste caso o protesto deve ser feito no lugar de ...

Como cobrar cheque com mais de 6 meses?

PRESCRIÇÃO DO CHEQUE

O cheque prescreve em seis meses, a contar do término do prazo de apresentação, da data de emissão, que é de 30 ou 60 dias, sendo o título respectivamente emitido na praça de pagamento ou fora dela, conforme prescreve a Lei do cheque (Lei nº 7.357/85):

O que fazer com cheque devolvido motivo 31?

Peça a microfilmagem do cheque ao banco. Essa é uma opção válida, quando não for possível localizar o cliente. Para que se identifique qual a origem dele. E então após a identificação do cliente, ele deverá comparecer ao banco e pagar ao portador o valor referente ao cheque em dinheiro.

O que fazer quando o cheque volta por motivo 22?

Em caso de cheque devolvido por motivo 22, a solução é procurar o emissor do cheque para receber os valores diretamente. Caso este recuse o pagamento, você poderá entrar com ação contra o emissor do cheque com a ajuda de um advogado.

O que é o motivo 35 quando um cheque volta?

Devolução pelo motivo 35. Constatação de adulteração no preenchimento da cártula. Suposição de fraude. Culpa exclusiva do beneficiário.

Artigo anterior
Vai chover no Natal dia 24 de dezembro?
Artigo seguinte
Como é o cabelo 2 a?