É possível cessar a menoridade por concessão dos pais?

Perguntado por: Eva Carlota Machado Branco Monteiro  |  Última atualização: 5. Juni 2024
Pontuação: 4.3/5 (74 avaliações)

O inciso I do artigo 5º do Código Civil de 2002 estabelece que o menor relativamente incapaz pode se emancipar pela concessão dos pais ou por sentença de um juiz. Nesse aspecto, o inciso I do artigo 5º pode ser concretizado de duas formas: a voluntária ou a judicial.

Quais as formas de fazer cessar a menoridade civil?

(i) pelo casamento, (ii) pelo exercício do emprego público efetivo, (iii) pela colação de grau científico em curso de ensino superior, e (iv) pelo estabelecimento civil ou comercial, ou pela existência de relação de emprego, desde que, em função deles, o menor de 16 anos tenha economia própria.

Quando cessa a menoridade?

5º da Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002 – Código Civil, passa a vigorar com a seguinte redação: “Art. 5º A menoridade cessa aos 18 (dezoito) anos completos, quando a pessoa fica habilitada à prática de todos os atos da vida civil.

É possível cancelar a emancipação?

A emancipação é irrevogável. Porém, tratando-se de emancipação inválida, torna-se plenamente possível a sua anulação por sentença judicial. Atente-se, entretanto, para o fato de que não se trata de revogação, pois esta é o desfazimento de um ato válido.

Tem como anular emancipação?

a emancipação de um menor é irrevogável, ou seja, depois de feita, não é possível cancelar ou anular o documento. a emancipação é feita por um documento chamado de "Escritura de Emancipação".

Efeitos da Emancipação sobre a Menoridade | Reflexões Extraclasse

25 questões relacionadas encontradas

Como emancipar um filho de pais separados?

O primeiro passo para realizar a emancipação voluntária é fazer uma solicitação em Cartório de Notas. Para isso, é necessário ter em mãos a Certidão de Nascimento menor. Além disso, todos (menor e pais) devem levar CPF e RG. Em alguns casos é solicitado comprovante de residência.

O que a emancipação não permite?

O emancipado não pode tirar CNH, no Art. 140 do Código de Trânsito Brasileiro a Lei 9.503/97 diz que para habilitar a carteira de motorista a pessoa precisa ser penalmente imputável, ou seja, deve responder penalmente por seus atos.

Como funciona a regra de emancipação?

A emancipação é a forma pela qual uma pessoa que ainda não atingiu a maioridade deixa de ser considerada relativamente incapaz e torna-se capaz para praticar os atos da vida civil sem a tutela dos pais. Está prevista no Código Civil.

O que um menor emancipado pode e não pode fazer?

O menor de idade emancipado pode se casar, assinar documentos e contratos, viajar sem a autorização dos pais ou responsáveis, comprar e vender bens móveis e imóveis, receber herança, entre outros direitos previstos para os cidadãos civilmente capazes.

Quem é emancipado pode morar sozinho?

Cabem aos pais no caso da emancipação voluntária uma detalhada reflexão sobre seus aspectos positivos e negativos.Com a emancipação o filho deixa de ter por exemplo o domicílio necessário, podendo morar sozinho ou com quem tiver interesse e eis que pode ocorrer a divisão de moradia com pessoas que não tenham boa índole ...

Quais são os tipos de emancipação?

Emancipação Legal

Ou seja, através do casamento, emprego público, colação de grau e economia própria. Então, quando o menor apresenta alguma dessas três características, a emancipação é garantida automaticamente. Dispensando trâmites legais, como nos outros tipos.

Qual a idade da menoridade?

No art. 1º, esse diploma define criança como todo ser humano com menos de dezoito anos de idade, a não ser que, em conformidade com a lei aplicável à criança, a maioridade seja alcançada antes.

O que diz o artigo 4 do Código Civil?

Art. 4. A lei só se revoga, ou derroga por outra lei; mas a disposição especial não revoga a geral, nem a geral revoga a especial, senão quando a ela, ou ao seu assunto, ser referir, alternado-a explícita ou implicitamente.

O que diz o artigo 3 do Código Civil?

Art. 3. A lei não prejudicará, em caso algum, o direito adquirido, o ato jurídico perfeito, ou a coisa julgada.

Quando a pessoa se torna maior de idade?

O novo Código Civil (Lei nº 10.406/02), em seu art. 5º, diminuiu a idade para aquisição da maioridade civil, de 21 para 18 anos.

Quais direitos são adquiridos quando alguém completa 16 anos de idade?

O adolescente de hoje possui direito de: votar (facultativo), trabalhar (Programa Jovem Aprendiz e Programa 1.º Emprego), casar e dirigir. Não incluo o direito ao estudo por ser uma prerrogativa que já existia há mais tempo.

Precisa do pai e da mãe para emancipar?

A emancipação é feita por escritura pública, no cartório de notas. Trata-se de ato irrevogável que torna o menor plenamente capaz. É obrigatório o comparecimento do pai, da mãe e do filho a ser emancipado, o qual necessariamente deve ser maior de 16 (dezesseis) anos.

Quem responde pelo menor emancipado?

Os pais em caso de cometimento de crimes pelos seus filhos emancipados voluntariamente respondem de forma solidária, ou seja ainda estão responsáveis por algum crime que o menor venha a cometer. A emancipação voluntária só alcança efeitos civis.

Qual o valor da taxa de emancipação?

Para o registro é necessário que o próprio registrado ou um dos genitores apresente a Escritura Pública e a certidão de nascimento do emancipado ao cartório. O valor do Registro é R$ 176,70 e fica pronto em até 5 dias úteis.

Qual a idade mínima para emancipar um filho?

Importante observar que, para ser emancipado, a pessoa precisa ser maior de 16 anos.

Quem tem 16 anos pode morar sozinho?

Portanto, do ponto de vista legal, para morar sozinho no Brasil você precisa ter no mínimo 18 anos ou ter mais de 16 anos e ser legalmente emancipado.

Quais as vantagens da emancipação do menor?

O emancipado pode casar, assinar documentos e contratos, viajar sem a autorização dos pais ou responsáveis, comprar e vender bens móveis e imóveis, receber herança, entre outros direitos previstos para os cidadãos civilmente capazes.

Quando o filho é emancipado tem direito a pensão?

A concessão de uma emancipação não extingue a obrigação do pagamento de pensão alimentícia por parte dos pais em caso de separação. Menores de 18 anos, mesmo emancipados, são penalmente incrimináveis e não podem responder como um adulto. Direção, álcool e cigarro.

Quem assina a escritura de emancipação?

A lei permite que, havendo uma justa causa como esta, a emancipação seja feita somente por um dos pais.

Qual o objetivo da emancipação?

O objetivo da emancipação é antecipar a capacidade plena, de modo que o menor passe a poder praticar os atos sozinho.

Artigo anterior
O que posso fazer para me livrar da catarata?
Artigo seguinte
Qual o valor do gol Comfortline 2016?