É possível cancelar a sustação de um cheque?

Perguntado por: Jaime Gabriel Miranda de Amaral  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (55 avaliações)

Porque sustar um cheque
Uma vez que esse procedimento é feito, não pode ser cancelado. Desacordo comercial: é permitido que um cheque seja sustado por conta de desacordo comercial. Neste caso, quem recebeu o cheque pode entrar com uma ação na justiça para receber o valor.

Tem como tirar a sustação de cheque?

Cuidados necessários no momento de sustação
  1. Comunique por escrito a empresa que iria receber a quantia do cheque, e explique seus motivos;
  2. Ingresse uma ação na justiça para desfazer o contrato;
  3. Certifique que os motivos pelos quais você está solicitando a sustação são válidos;

Como cancelar sustação de cheque BB?

Para cancelar cheques roubados, furtados ou extraviados, o cliente deve apresentar ao banco boletim de ocorrência fornecido pela polícia. Cancelamento e sustação provisórios, por telefone -O cancelamento e a sustação podem ser feitos provisoriamente por telefone.

O que fazer com cheque sustado ou revogado?

Dirija-se a um cartório de Registro de Protestos com o título, nesse caso o cheque. Ele deve constar que já foi devolvido pelo banco. O cartório de protesto deve ser da praça de pagamento do cheque (agência do correntista) ou o do domicílio do devedor. O cartório irá registrar então a sua reclamação.

É possível protestar cheque sustado?

Este assunto divide a opinião de advogados. Boa parte concorda que sim, um cheque sustado pode ir a protesto, já que é uma ordem de pagamento válida e que a prática de sustar o cheque não retira a obrigação de pagamento da dívida ou compromisso.

Cheque Sustado - Cobranca, Desacordo Comercial, Ação Judicial e mais.

27 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo tenho para protestar um cheque sustado?

Prazo de apresentação, que é de 30 dias, a contar da data de emissão, para os cheques emitidos na mesma praça do banco sacado; e de 60 dias para os cheques emitidos em outra praça; e. Prazo de prescrição, que é de 6 meses decorridos a partir do término do prazo de apresentação.

Quando um cheque pode ser protestado?

NOVAS REGRAS PARA PROTESTAR CHEQUES E NOTAS PROMISSÓRIAS

Sendo assim os prazos para apontamento de cheques a protesto são: Cheques emitidos na praça de pagamento: 30 dias da data de emissão para apresentação (depósito) ao banco mais 6 meses, contando-se no total 210 dias corridos da data de emissão do cheque.

Qual a diferença entre revogação e sustação do cheque?

– a sustação ou oposição ao seu pagamento. O emitente do cheque pode revogá-lo, por meio de contra-ordem escrita, por via judicial ou extrajudicial, motivando o ato. A revogação ou contra-ordem só produz efeito depois de expirado o prazo de apresentação.

Como fazer para protestar um cheque devolvido?

Para tanto, é preciso ir a um Cartório de Protestos. Esse cartório precisa estar na mesma praça do cheque emitido, que pode ser o endereço do credor ou do devedor. Somente um Tabelião do Cartório de Protestos pode fazer o protesto de algum título. E somente o credor poderá solicitar o protesto.

É crime sustar cheque?

Urge motivo legal e justo para sustar o pagamento de um cheque. Caso isso não ocorra, considerar-se-á uma fraude, tipificada no Código Penal como estelionato, conforme estatui o art. 171, § 2º., inciso VI, do referido diploma penal.

Como cancelar cheque pelo aplicativo BB?

O serviço está disponível na aba ;conta corrente;, disponível no menu do aplicativo. Ao clicar na aba, aparece a opção ;cheques; e, em seguida, o botão ;sustação/revogação ou baixa;. De acordo com o Banco do Brasil, a solução digital traz segurança e comodidade aos clientes que ainda usam cheques.

O que é sustação provisória?

A sustação provisória é aquela em que o correntista entra em contato com a instituição financeira por telefone e solicita a sustação ou revogação de um cheque.

Tem como saber se o cheque foi sustado?

Por meio do site “Cheque Legal” será possível saber se o cheque está bloqueado, se foi furtado, roubado, sustado, revogado (ainda que em caráter provisório), bloqueado pelo banco porque o cliente recebeu o talão e ainda não o desbloqueou, cancelado, extraviado ou destruído.

Como protestar cheque em cartório?

Isso é feito no cartório de registro de protestos, com o cheque carimbado pela instituição. Geralmente, o credor preenche um formulário de protesto de cheque, escrevendo informações como o endereço do emitente. Após a aprovação dos documentos, o protesto é oficializado.

Qual o valor da taxa para protestar um cheque?

Não há custo para protestar. Com o advento da Lei Estadual nº 10.710/2000, a partir de 30/03/2001 o protesto passou a ser ato gratuito no estado de São Paulo. Como o devedor é informado do pedido de um protesto?

Qual o procedimento para se protestar um cheque?

Cheque protestado é quando a inadimplência de um cheque devolvido é formalizada pelo credor em um cartório de registro de protesto. Uma das maneiras de pagar um cheque protestado é ir até o cartório onde ele foi registrado. Regularizar a dívida é importante para ter seu nome limpo e melhorar o score de crédito.

O que é revogação de cheque?

A instrução dada ao Banco para que não pague determinado cheque chama-se revogação.

Quais as consequências de sustar um cheque?

No caso de desacordo comercial, é importante que você esclareça quem recebeu o cheque que irá bloquear o pagamento, pois um cheque sustado pode ser protestado e fazer com que seu nome fique registrado no CCF (Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos) ou gerar uma ação de cobrança contra você.

O que é a sustação?

Significado de Sustação

substantivo feminino Ação de sustar, de interromper algo que está em curso; interrupção. [Por Extensão] Ato de tornar nulo, de fazer com que algo deixe de ter valor, validade, efeito: sustação de cheque, de encomenda. Etimologia (origem da palavra sustação). Sustar + ção.

Pode protestar cheque após 5 anos?

Protesto de dívida com mais de 5 anos é ilegal e dá direito a indenização por danos morais.

Onde o cheque pode ser protestado?

De acordo com o acima transcrito artigo 6º da Lei de Protestos, o cheque somente pode ser protestado “no lugar do pagamento ou do domicílio do emitente”.

Pode protestar cheque depois de 1 ano?

No caso do cheque, que têm lei especial (Lei nº 7.357/85) o prazo de prescrição do direito de cobrança é de 6 meses e o prazo legal para o protesto é de 30 (trinta dias) quando emitido no lugar onde deverá ocorrer o pagamento e, de 60 (sessenta) dias, quando emitido em outro lugar do País ou no exterior e o protesto ...

Como protestar cheque sustado motivo 21?

Cheques sustados por desacordo comercial, ou alínea 21, podem ser enviados para protesto junto aos cartórios. Todo título de crédito, tais como o cheque, nota promissória, duplicata mercantil, letra de câmbio, contrato assinado por duas testemunhas ou sentença pode ser protestado.

Artigo anterior
Porque chupão fica marcado?
Artigo seguinte
Como se conta o prazo em horas?