É possível aplicar o sistema just in time em qualquer tipo de organização?

Perguntado por: Cátia Mariana Sousa de Barros  |  Última atualização: 25. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (16 avaliações)

No entanto, é importante destacarmos que o just in time pode ser aplicado à qualquer tipo de organização e é muito importante para auxiliar na redução de estoques e dos custos decorrentes do processo.

Quais empresas usam o sistema just in time?

Hoje muitas empresas aplicam a metodologia, como Votorantim, Embraer, Avon, Unilever, Fiat, etc. Como fazer para implementar um modelo de gestão Just-in-time?

Como aplicar o just in time nas organizações?

Para que a aplicação do Just in time em uma empresa funcione adequadamente, é preciso que haja o cumprimento de alguns requisitos. É necessário que o fabricante obtenha uma boa relação entre cliente e fornecedor, para que os pedidos cheguem na hora certa.

Onde o just in time pode ser aplicado?

O Just in Time tem um grande impacto em uma cadeia produtiva, de forma a alocar apenas a matéria-prima na quantidade certa para determinado produto em um determinado tempo. Esse sistema se aplica em produções por demanda, para evitar desperdícios, estoques desnecessários e custos extras.

Quais são as principais dificuldades para aplicação do sistema just in time?

Uma grande desvantagem do sistema de produção Just in time é que ele não se aplica a todos os tipos de negócio. O processo produtivo de produtos que apresentam uma demanda pouco previsível e com grandes oscilações pode enfrentar sérios problemas de abastecimento de materiais.

Estoque zero com o Just in Time

16 questões relacionadas encontradas

Quais as desvantagens de Just in Time?

O Just in Time oferece algumas potenciais desvantagens, as principais se relacionam a falta de flexibilidade do sistema produtivo. A companhia que segue esse modelo pode ter dificuldades de trabalhar com variedade de produtos. A variação da procura em curto prazo pode se tornar um problema também.

Quais as desvantagens do just in case?

Desvantagens do método Just in Case
  • Alto custo para manter o estoque;
  • Produtos estocados correm o risco de sofrerem algum dano ou ficarem vencidos ou obsoletos;
  • Espaço utilizado para armazenamento poderia ser utilizado para um outro fim.

O que é just in time como pode ser aplicado na sua empresa?

O método Just in Time envolve a criação, armazenamento e controle de apenas pedidos suficientes para suprir a demanda real pelos produtos da empresa. Dessa forma, é necessário colocar em prática novas tecnologias e abordagens, padronizando e refinando os processos, além de integrar os setores.

O que é just in time Cite exemplos?

Just in time é um termo inglês, que significa literalmente “na hora certa” ou "momento certo". ... O just in time é o principal pilar de diversas fábricas, em especial de carros, como por exemplo o sistema Toyota de produção.

Qual a diferença entre just in time e Lean Manufacturing?

Just in time e Lean Manufacturing

Lean Manufacturing, também chamada de Manufatura Enxuta, lança mão de várias ferramentas, sendo o conceito de Just in time considerado um de seus principais pilares. Na prática, o JIT é uma das origens do sistema Toyota de Produção, que por sua vez é a origem da Lean Manufacturing.

Como o sistema JIT Just in Time contribui para os objetivos estratégicos da empresa?

Objetivos do Just in Time

O objetivo principal do Just in Time é a máxima redução de desperdícios e prejuízos. Além disso, ele contribui para a melhoria contínua, aumenta a competitividade da empresa, otimiza processos e elimina erros da linha de produção.

Qual é a importância da aplicação do Just in Time em uma empresa de manufatura?

Flexibilidade: o sistema Just in Time aumenta a flexibilidade de resposta do sistema pela redução dos tempos envolvidos no processo e a flexibilidade dos trabalhadores contribui para que o sistema produtivo seja mais flexível em relação às variações dos produtos.

Como o método de controle de produção Just in Time JIT contribui para a gestão da qualidade total?

A aplicação prática do JIT gera positiva melhoria de processo contínuo. Ajuda na padronização de processos e insere a criação de políticas modernas. O JIT também auxilia na diminuição de estoques, cálculo de demanda e melhor atendimento dessa demanda. Dessa forma, os clientes recebem seus produtos no tempo certo.

Quais os tipos de produção de just in time?

Segundo o guru do Just in Time, Shigeo Shingo, uma fábrica pode conter 7 tipos de desperdícios, sendo eles:
  • Superprodução (produção além do necessário)
  • Espera (espera para entrar no próximo centro de trabalho)
  • Transporte (manuseio desnecessário de materiais)
  • Produção desnecessária (produção que não é necessária)

Como o sistema JIT poderia ser aplicado na indústria de serviços?

Tanto a manufatura como os serviços podem ser melhorados com o sistema JIT, pois é uma filosofia de eliminação de perdas orientada por processo. Sendo assim, as questões para a melhoria do processo devem ser aplicadas da mesma forma em um ambiente de serviços.

Qual das teorias de administração da produção usam o sistema JIT just in time?

O Just in Time (JIT) surgiu no Japão, nos meados da década de 70, sendo sua idéia básica e seu desenvolvimento creditados à Toyota Motor Company, a qual buscava um sistema de administração que pudesse coordenar a produção com a demanda específica de diferentes modelos e cores de veículos com o mínimo atraso.

O que é just in time e quais suas vantagens?

O sistema just in time é uma forma da empresa reduzir desperdícios, custos e aumentar a produtividade. Neste processo, todas as mercadorias são armazenadas, produzidas e compradas somente de acordo com a necessidade.

Quais são as características do Just-in-time?

Just in Time (em português, “na hora certa”) é um método de produção enxuta em que a empresa fabrica os produtos de acordo com a demanda exata de quantidade que ela recebe, sem foco em produção de estoque e priorizando a entrega rápida ao cliente. Esse sistema de produção surgiu no Japão por volta da década de 1950.

O que é e quais são as características do Just-in-time?

O Just in Time ou ''no momento certo'' é uma filosofia de reorganização para alavancar o sistema produtivo e eliminar os desperdícios. Ele tem como objetivo reduzir os custos por meio de fornecimento e de produção dos materiais na quantidade e locais corretos, além de ser na hora que o cliente necessita.

O que é o método just in time?

O sistema just in time (JIT) tem o objetivo de contar com a quantidade necessária de matérias-primas ou produtos no espaço exato e no momento preciso. ... Em um paradigma empresarial guiado pelo sistema JIT (just in time), a logística adquire grande importância.

Como seria possível colocar em prática o sistema just in time em uma linha de produção de uma empresa de calçados?

A interação entre o fornecedor e a empresa deve iniciar já no projeto do produto. Além disso, deve ser efetuado um contínuo monitoramento da qualidade e pontualidade das entregas, para evitar a formação de estoques e custos na produção.

Qual a diferença de just in time e just in case?

A principal diferença entre Just-in-Time e Just-in-Case é que as operações JIT recebem estoque apenas quando ele for necessário para a produção, enquanto que a JIC estoca com antecedência. ... Just-in-Time produz mercadorias mediante pedidos feitos, e Just-in-Case literalmente produz "apenas para garantir".

O que significa a expressão just in case?

Já a expressão "just in case", é semelhante ao nosso "por via das dúvidas", "só por garantia".

Qual a diferença entre just in time e just in sequence?

A entrega sequenciada, ou seja, a entrega de um subsistema ou componente na ordem correta em que deve entrar na linha de montagem final, o chamado just in sequence (JIS), é uma radicalização do just in time e uma tendência forte nas empresas, uma vez que traz vantagens consideráveis do ponto de vista da economia de ...

Quais as desvantagens da produção enxuta?

Principais desvantagens do sistema Lean Manufacturing:
  • Aplicação restritas a sistemas produtivas com pouca variação na demanda e no mix de produtos.
  • Dependência maior de fornecedores internos.
  • Caso não existam estoques intermediários os defeitos podem acarretar paradas na linha de produção.

Artigo anterior
Quais as maiores fusões de empresas brasileiras?
Artigo seguinte
Como fazer limpeza de dados no celular?