É possível a responsabilização criminal da pessoa jurídica nos crimes ambientais?

Perguntado por: Rebeca Magalhães Anjos  |  Última atualização: 17. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (2 avaliações)

Tanto a Constituição Federal como a Lei de Crimes Ambientais responsabilizam a pessoa jurídica quando esta comete algum crime ambiental, não só a pessoa jurídica é responsável como também os sócios proprietários.

É possível a responsabilização criminal da pessoa jurídica nos crimes ambientais explique?

A responsabilidade penal das pessoas jurídicas quanto aos crimes ambientais foi enfrentada pela lei 9605/98, que estipula em seu artigo 3º o enquadramento quando a infração for cometida por órgão a elas vinculado; e o artigo 21º que estipula as penas aplicáveis a pessoa jurídica como a multa, restritiva de direitos e/ ...

É possível a condenação de pessoa jurídica por cometer crime ambiental?

Desde 1998, a legislação brasileira prevê que pessoas jurídicas podem ser processadas criminalmente por crimes ambientais, que são aqueles previstos na Lei 9.605/98.

São penas aplicáveis a pessoa jurídica segundo a lei de crimes ambientais?

É possível responsabilizar penalmente a pessoa jurídica que cometa crime ambiental previsto na lei em questão19 . A Lei n° 9.605/98 elenca em seu artigo 21 as penas aplicáveis : I - multa; II - restritivas de direitos; III - prestação de serviços à comunidade.

Como ocorre a responsabilização das pessoas jurídicas pelo cometimento de crimes ambientais?

3º que para que essa responsabilidade seja atribuída a pessoa jurídica é necessário o preenchimento de dois pressupostos, quais sejam: o delito ambiental deve ter sido cometido pelo seu representante legal ou contratual, ou por seu órgão colegiado; bem como por interesse ou em beneficio da pessoa jurídica.

3 minutos OAB - Responsabilidade penal da pessoa jurídica nos crimes ambientais

23 questões relacionadas encontradas

Qual a responsabilidade das pessoas jurídicas no Direito Ambiental?

Tanto a Constituição Federal como a Lei de Crimes Ambientais responsabilizam a pessoa jurídica quando esta comete algum crime ambiental, não só a pessoa jurídica é responsável como também os sócios proprietários.

Como responsabilizar as empresas de seus crimes sociais e ambientais?

Vislumbra-se, assim, que as empresas que cometerem danos ambientais possuem, além das obrigações impostas pelo princípio do poluidor-pagador, a responsabilidade de, perante a sociedade afetada pelo dano ambiental, recompor o meio ambiente, e arcar com os custos indenizatórios a sociedade.

Quais crimes a pessoa jurídica comete?

Pelo ordenamento jurídico brasileiro atual, as pessoas jurídicas são responsabilizadas penalmente apenas pelos crimes ambientais. Não há qualquer possibilidade de uma pessoa jurídica responder penalmente por crimes cujo objeto jurídico do crime seja a saúde pública.

São penas aplicáveis isolada cumulativa ou alternativamente as pessoas jurídicas?

As penas aplicáveis isolada, cumulativa ou alternativamente às pessoas jurídicas são: pena pecuniária, penas restritivas de direitos e prestação de serviço à comunidade.

É possível a responsabilidade penal da pessoa jurídica?

A responsabilidade penal da pessoa jurídica é perfeitamente possível no Direito penal que tem por função a prevenção geral da sociedade. Ademais, outros subsistemas jurídicos já aceitam perfeitamente a responsabilidade civil e administrativa da pessoa jurídica com base numa culpabilidade própria.

É possível a pessoa jurídica figurar como sujeito ativo de crimes contra o meio ambiente?

A lei ambiental (Lei 9605/98) estabelece em definitivo a responsabilidade penal da pessoa jurídica por crime contra o meio ambiente (art. 3º), fixando, ainda, em seu parágrafo único, que a responsabilidade da pessoa jurídica não exclui a das pessoas físicas envolvidas.

Quais os tipos de responsabilidade por questões ambientais pode sofrer uma PJ?

As pessoas jurídicas serão responsabilizadas administrativa, civil e penalmente conforme o disposto nessa lei, em caso que a infração seja cometida por decisão de seu representante legal ou contratual, ou de órgão colegiado, no interesse ou benefício da sua entidade (BRASIL, 1998).

É possível que a pessoa jurídica pratique crimes?

A pessoa jurídica, portanto, não pode praticar conduta jurídico-criminal. Ela, também, não pratica crime porque não há como verificar, em uma pessoa jurídica, o elo subjetivo que liga o autor ao fato.

É possível a responsabilização penal da pessoa jurídica por delitos ambientais independentemente da responsabilização concomitante da Pessoa Física explique?

SIM. É plenamente possível a responsabilização penal da pessoa jurídica no caso de crimes ambientais porque assim determinou o § 3º do art. 225 da CF/88. A pessoa jurídica pode ser punida penalmente por crimes ambientais ainda que não haja responsabilização de pessoas físicas.

São requisitos para a responsabilização criminal da pessoa jurídica?

“Conforme o art. 3.º da Lei 9.605/1998, são requisitos explícitos para a responsabilidade da pessoa jurídica: (a) deliberação do ente coletivo; (b) autor material da infração seja vinculado à pessoa jurídica; (c) que a infração seja praticada no interesse ou benefício da pessoa jurídica.

Como a lei de crimes ambientais trata a questão da aplicação da punição da pessoa jurídica?

“as pessoas jurídicas serão responsabilizadas administrativa, civil e penalmente conforme o disposto nesta Lei, nos casos em que a infração seja cometida por decisão de seu representante legal ou contratual, ou de seu órgão colegiado, no interesse ou benefício de sua entidade”.

São aplicadas as pessoas jurídicas isolada cumulativa ou alternativamente somente as penas de multa as restritivas de direitos e a prestação de serviços à comunidade?

são aplicadas às pessoas jurídicas, isolada, cumulativa ou alternativamente, somente as penas de multa, as restritivas de direitos e a prestação de serviços à comunidade. a responsabilização penal da pessoa jurídica é condicionada à simultânea persecução penal da pessoa física responsável no âmbito da empresa.

Quais são as espécies de sanções penais que podem ser impostas a pessoa jurídica como elas podem se aplicadas segundo a própria Lei de crimes ambientais?

Conforme disposto no artigo 21, são três as penas aplicáveis às pessoas jurídicas. A primeira é aplicação de multa, a segunda, restritivas de direito e a terceira, a pena de prestação de serviços à comunidade.

Quais são os crimes ambientais mais comuns?

Cinco principais crimes ambientais que sua empresa deve se atentar
  1. Crime de emissão de efluentes. O que é segundo a lei: ...
  2. Crime de destruição da floresta. ...
  3. Crime de destruição de locais de presevarção. ...
  4. Uso de produtos tóxicos e nocivos à saúde humana e ao meio ambiente. ...
  5. Empreendimentos potencialmente poluidores sem licença.

Quem pode cometer crime empresarial?

Os crimes empresariais são aqueles cometidos, ou praticados por meio de atos de gestores e sócios das empresas, e esses atos guardam relação direta com a atividade da empresa ou com distorções do que deveria ser a verdadeira atividade da empresa.

É possível a prática de delito por pessoa jurídica em que hipótese?

Atualmente a única hipótese de responsabilização penal da pessoa jurídica é a dos crimes ambientais.

Quem pode cometer crimes?

Os crimes comuns podem ser praticados por qualquer pessoa. Ex.: roubo, rixa e injúria. Os crimes próprios requerem a participação de um agente que tenha uma característica especial, que pode ser natural (ex.: gestante, no crime de auto-aborto) ou jurídica (ex.: funcionário público, no crime de peculato).

O que a empresa deve fazer para evitar multas e indenizações por danos ambientais?

Conheça 5 dicas para evitar multas ambientais
  1. Contratos em dia. ...
  2. Certificação de destinação final. ...
  3. Atestado de tratamento. ...
  4. Prazo dos certificados de licenciamento ambiental. ...
  5. Contrate uma consultoria ambiental.

Quais são as principais sanções para infrações de crimes ambientais para as empresas pessoa jurídica e para pessoa física?

A sanção penal encontra-se tipificada junto à conduta e poderá ser de uma pena privativa de liberdade e de multa. Sendo que existe a possibilidade de as penas privativas de liberdade serem substituídas por restritivas de direito, nas hipóteses previstas no artigo 7º: Art.

Quais os impactos que esses crimes ambientais pode trazer para a sociedade?

Dentre os principais impactos ambientais causados pela atividade humana, principalmente pelas empresas, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.

Artigo anterior
Qual o limite do cartão Pré-pago?
Artigo seguinte
Qual o peixe que parece cobra?