É possível a penhora da casa mesmo sendo bem de família?

Perguntado por: Mateus Dinis Pinheiro de Henriques  |  Última atualização: 22. April 2024
Pontuação: 4.4/5 (63 avaliações)

De acordo com a legislação, o bem de família é impenhorável, ou seja, não pode ser objeto de penhora para pagamento de dívidas, salvo exceções. Ela visa proteger o direito constitucional à moradia e garantir um mínimo de segurança para as famílias em momentos de dificuldade financeira.

Quando um imóvel bem de família pode ser penhorado?

Portanto, o bem de família pode ser penhorado nos seguintes casos: 1) dívida de financiamento para construir ou comprar o imóvel; 2) devedor de pensão alimentícia; 3) dívida de IPTU ou taxas e contribuições de condomínio; 4) o imóvel ter sido hipotecado; 5) o imóvel ter sido comprado com dinheiro decorrente de crimes ...

Quando o imóvel não pode ser penhorado?

Destarte, todo imóvel residencial próprio do casal ou de entidade familiar declarado por meio de escritura pública é impenhorável. Neste caso, ele não pode ser colocado como garantia em um processo caso seja comprovado que os bens são voltados para a quitação de dívidas.

É possível perder um bem protegido como um bem de família?

Em regra, não. O bem de família é um dos principais bens protegidos pelo ordenamento jurídico brasileiro e não pode ser penhorado para quitar dívidas do casal ou da entidade familiar.

É possível a penhora da casa de Ricardo mesmo sendo bem de família?

É possível a penhora da casa de Ricardo, mesmo sendo bem de família? SIM. A penhorabilidade de bem de família pertencente a fiador de contrato de locação também se aplica no caso de locação de imóvel comercial.

Neste caso é possível penhorar o BEM DE FAMÍLIA

38 questões relacionadas encontradas

O que determina a Súmula 364 do STJ sobre o bem de família?

O imóvel residencial do próprio casal ou da entidade familiar, é impenhorável e não responderá por qualquer tipo de dívida civil, comercial, fiscal, previdenciária ou de outra natureza, contraída pelos cônjuges ou pelos pais ou filhos que sejam seus proprietários e nele residam, salvo nas hipóteses previstas nesta Lei.

Quais são as exceções da impenhorabilidade do bem de família?

A impenhorabilidade do bem de família tem por exceção legal a obrigação decorrente de fiança concedida por livre e válida manifestação e vontade em contrato de locação, a qual não se afasta pela previsão de direito à moradia digna do idoso.

É impenhorável o único imóvel residencial do devedor?

Súmula 486 do STJ: “É impenhorável o único imóvel residencial do devedor que esteja locado a terceiros, desde que a renda obtida com a locação seja revertida para a subsistência ou a moradia da sua família.”

Quem tem um único imóvel pode ser penhorado?

No entanto, existe uma regra em que não é possível penhorar o bem de família. Isto é: em geral, não se pode penhorar o único imóvel do devedor. Agora, se quem deve possuir vários imóveis, pode ocorrer a penhora do bem menos valioso.

Pode penhora a casa de um idoso?

Pode penhora a casa de um idoso? 102 que “apropriar-se de ou desviar bens, proventos, pensão ou qualquer outro rendimento do idoso, dando-lhes aplicação diversa da de sua finalidade” constitui crime punível com pena de reclusão de um a quatro anos e multa.

É possível perder a casa por dívida?

Caso o cliente atrase as prestações, o imóvel pode ser levado para leilão extrajudicial, ou seja, um processo que tramita no cartório e acontece de forma muito rápida. O mais comum é que essa situação aconteça após o atraso de três prestações do financiamento de imóvel, independente do banco credor.

Como evitar a penhora de um imóvel?

O seguro garantia judicial é um excelente aliado para as empresas, possibilita a redução de suas despesas, a não paralização de suas atividades e pode evitar a penhora de bens.

Quanto tempo demora uma penhora de imóvel?

Não existe um prazo fixo para a penhora de um imóvel. Em alguns casos, o processo pode ser resolvido em questão de meses, enquanto em outros casos, pode levar anos para ser concluído. A duração de um processo de penhora de imóvel pode variar consideravelmente, dependendo de diversos fatores.

Como provar que o bem é de família?

II - O bem para ser enquadrado como de família deve ficar comprovado não apenas que é o único imóvel registrado em nome do interessado, mas, também, que se trata de residência única do casal ou da entidade familiar (inteligência do art. 1° da Lei nº 8.009/1990).

Pode penhorar imóvel com vários herdeiros?

TST afasta penhora de imóvel partilhado com quatro herdeiros.

Quando um imóvel pode ser tomado?

3º da Lei 8.009/90, permitindo que o único imóvel do devedor seja penhorado nas seguintes situações: para pagamento do crédito de financiamento de construção ou aquisição do próprio imóvel.

Em quais casos Posso perder minha casa?

Durante todo o período em que as parcelas estão em aberto, ele corre o risco de perder a casa própria. Caso o cliente atrase as prestações, o imóvel pode ser levado para leilão extrajudicial, ou seja, um processo que tramita no cartório e acontece de forma muito rápida.

Quanto tempo demora um processo de penhora de bens?

O tempo médio de um processo de penhora pode variar consideravelmente de acordo com diversos fatores, como a complexidade do caso, a quantidade de bens envolvidos, a celeridade do Poder Judiciário, entre outros. Em alguns casos, a penhora pode ser rápida e efetivada em poucos meses.

O que não pode ser penhorado pela Justiça?

De acordo com a Lei, é proibida fazer a penhora de salário e de valores que estão relacionados ao subsídio de uma pessoa, ou seja, os valores que são destinados para o sustento da pessoa que está inadimplente e de sua família, como: Vencimentos e salários. Subsídios. Remunerações.

Quais são os bens absolutamente impenhoráveis?

Alguns exemplos comuns de bens impenhoráveis incluem: a residência familiar, desde que seja o único imóvel e que não seja utilizado para atividade comercial; salário, desde que respeitado o limite de até 50 vezes o salário mínimo; aposentadoria, pensões e outros benefícios previdenciários; ferramentas de trabalho, ...

Pode penhorar residência?

1 – Os bancos e as instituições financeiras poderão penhorar o único imóvel de uma família para quitar dívidas. 2 – Essas regras também valerão nos casos de dívidas de terceiros, como no caso de um pai que usou sua casa como garantia para uma dívida do filho.

Pode penhorar o único carro da família?

O único veículo da família pode ser penhorado e nada impede isso. É diferente de uma casa ou apartamento, por exemplo, que, em alguns casos, não podem ser utilizados como meio de quitar dívidas pelo fato de serem a única moradia da família. São os chamados casos impenhoráveis.

É possível a penhora do bem de família quando a dívida exequenda for decorrente de contrato de compra e venda ou de promessa de compra e venda do próprio imóvel?

É admitida a penhora do bem de família, quando o resultado da dívida exequenda é decorrente do contrato de compra e venda do próprio imóvel, conforme exceção prevista no art. 3º da Lei nº 8.009/1990.

Quando a impenhorabilidade é Oponivel?

Art. 3º A impenhorabilidade é oponível em qualquer processo de execução civil, fiscal, previdenciária, trabalhista ou de outra natureza, salvo se movido: VII - por obrigação decorrente de fiança concedida em contrato de locação.

Quem tem legitimidade processual para requerer a impenhorabilidade do bem de família?

“Assim, não apenas o cônjuge da proprietária como também seus filhos, sendo conviventes no bem de família, estão legitimados para atuar em juízo visando à desconstituição da penhora”, afirmou, citando jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) (REsp 151281/SP, rel.

Artigo anterior
Quem é Kiyomi?
Artigo seguinte
Qual a maior joalheria do Brasil?