O que é o fenômeno de crase?

Perguntado por: Martinho Ramos  |  Última atualização: 6. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (36 avaliações)

Crase é o fenômeno em que ocorre a fusão de dois sons vocálicos iguais num só. O acento que se coloca sobre o a chama-se acento grave.

O que é o fenômeno da crase?

Crase é o nome dado à fusão de vogais idênticas. A ocorrência desse fenômeno será indicada através do uso do acento grave ou acento indicador de crase. ... Sempre que houver a fusão desses elementos, o fenômeno será indicado através da presença do acento grave, também chamado de acento indicador de crase.

O que é crase exemplo?

A crase é a união do artigo feminino a com a preposição a e com certos pronomes cuja letra inicial também é o a. Essa união é indicada ortograficamente através do uso do acento grave (à), também designado de acento indicador de crase. Exemplos: Gosto de comida à mineira.

Quando usa a crase?

1. A crase deve ser empregada apenas diante de palavras femininas. Essa é a regra básica para quem quer aprender mais sobre o uso da crase. ... Caso você fique em dúvida sobre quando utilizar o acento grave, substitua a palavra feminina por uma masculina: se o “a” virar “ao”, ele receberá o acento grave.

Quais são as Crases?

Crase é o nome que se dá à união da preposição “a” com o artigo definido “a(s)”, ou com o “a” inicial dos pronomes demonstrativos “aquele(s)”, “aquela(s)” e “aquilo”, ou, ainda, com o “a” inicial dos pronomes relativos “a qual” e “as quais”. Ao acento indicador de crase dá-se o nome de acento grave.

CRASE: USO E REGRAS | GRAMÁTICA | QUER QUE DESENHE?

42 questões relacionadas encontradas

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.

Quando não se deve usar a crase?

Quando não devo usar Crase?
  • Antes de palavras masculinas: Ex: Caminhava a passo lento.
  • Antes de verbos: Ex: Estou disposta a aceitar.
  • Antes de pronomes pessoais: Ex: Eu pedi a ela um vestido emprestado.
  • Antes de nomes de cidade (que não utilizam o artigo feminino).

Quando usar crase em datas?

A partir e datas Na expressão A PARTIR no A no meio de uma data (de 12 a 15 de outubro, por exemplo), não há acento da crase, pelo fato de que o A da expressão A PARTIR é apenas preposição, ou seja, não existe ali o artigo também, que é condição básica para existir crase.

Como aprender o uso da crase?

Quando a crase deve ser usada:

- quando se subentender a palavra à moda ou maneira de alguma coisa. - antes de numerais na indicação de horas. Exemplo: "A reunião vai começar às 10h." - diante de pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s) e aquilo quando acompanhados da preposição A.

Quais são os artigos?

Na gramática, o artigo é a classe de palavras que antecede o substantivo para determiná-lo de modo particular ou geral. Há dois tipos de artigos: Artigos definidos: o, os, a, as; Artigos indefinidos: um, uns, uma, umas.

Como escrever período de datas?

Escreva o primeiro dia do mês com numeral ordinal: 1º de abril; 1º-4-2007. Quando forem indicados apenas o mês e o ano, escreva o primeiro por extenso e o segundo com todos os algarismos: maio de 1937. Na referência a períodos, utilize hífen: 1995-1998.

Tem crase entre data e hora?

Gramática. Usamos a crase na indicação de horas, exceto se o artigo definido feminino (a/as) estiver precedido das preposições 'até', ' desde', 'após', 'entre' e 'para'. De acordo com a Gramática da Língua Portuguesa, devemos utilizar o acento grave (crase) como indicativo de horas.

Quanto à não tem crase?

Quanto a é uma locução prepositiva que termina com a preposição a. Dependendo do termo seguinte, poderá ocorrer ou não contração com esse termo, ou seja, poderá ocorrer ou não crase: Quanto a isso, nada sei. Quanto a esse assunto, nada sei.

Não é permitida a entrada tem crase?

“Permitida” concordando com o núcleo do sujeito “entrada”. Acontece que “permitida” é predicativo anteposto e não necessita de complemento regido por preposição, afinal, o que não é permitido, não é permitido e ponto final. Sendo assim: “Não é permitida a entrada com bebidas no balneário”, sem crase.

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Qual porque é usado no meio da frase?

- Por que: usado no início ou meio das orações. Aparece em frase interrogativas e pode ser substituído pelas expressões “pelo qual”, “ por qual”. ... As orações que possuem esse termo podem ser explicativas ou causais. Exemplo: vou ao parque porque (pois) quero brincar de balanço.

Porque utilizado em respostas explicações?

Porque (junto e sem acento) é usado principalmente em respostas e em explicações. Indica a causa ou a explicação de alguma coisa.

Que é um pronome demonstrativo?

Os pronomes demonstrativos são os que indicam o lugar em que uma pessoa ou coisa se encontra. ... 2ª pessoa: esse, essa, isso; 3ª pessoa: aquele, aquela, aquilo. De acordo com a gramática, os demonstrativos este(s), esta(s) e isto são usados para as pessoas ou coisas que se encontram perto da pessoa que fala.

O que é pronome demonstrativo exemplo?

- O (a, os, as) são pronomes demonstrativos quando se referem a aquele (s), aquela (s), aquilo, isso. - Mesmo e próprio, pronomes demonstrativos, designam um termo igual a outro que já ocorreu no discurso. ... -são usados como reforço dos pronomes pessoais. Eu mesma lavei a roupa.

Quem é pronome demonstrativo?

Os pronomes demonstrativos relacionam-se com as pessoas do discurso, sendo estas: a 1ª pessoa (quem fala) a 2ª pessoa (a quem se fala) a 3ª pessoa (outra pessoa que não seja quem fala nem a quem se fala)

Como escrever das 8h às 12h?

Funcionamento das 8h às 12h e das 14h às 18h, com crase. Exemplo: O horário comercial considerado na maioria das repartições públicas e privadas é das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Como escrever data e hora?

às 08:00 h / 09:30 h / 10:00 h / 10:05 h / 14:35 h / 20:01 h etc. Existem três possibilidades, com traço, barra ou ponto: 16-7-2000, 16/9/2000, 16.10.2000. O ano pode ser registrado com os dois últimos dígitos: 16/11/00.

Como escrever datas ABNT?

Vale ressaltar que, ao fazer uma referência de site na ABNT, a data deve ser no formato dia (representado por dois números), mês (as três primeiras letras do mês abreviadas) e ano (quatro números). O único mês escrito inteiramente por extenso é o mês de maio.

Como escrever datas em redação?

Ao escrever datas inteiramente por meio de números, porém, a padronização internacional atual recomenda o uso de sempre dez dígitos – dois para dia e dois para o mês (mesmo no caso de números menores que dez) e quatro algarismos para o ano: 14/09/2017, etc. Em textos, use da seguinte forma: 7 de fevereiro de 2012.

Artigo anterior
Como se escreve por extenso os números decimais?
Artigo seguinte
Qual será o continente mais populoso em 2050?