É possível a extradição de brasileiro nato?

Perguntado por: Diana Cunha  |  Última atualização: 5. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (66 avaliações)

é absolutamente vedada pela Constituição quanto ao brasileiro nato. Vejamos: A extradição é o ato pelo qual um Estado entrega um indivíduo, acusado de um delito ou já condenado como criminoso, à justiça de outro, que o reclama, e que é competente para julgá-lo e puni-lo.

Pode ser extraditado brasileiro nato?

Segundo o inciso LI, os brasileiros natos não podem ser extraditados em nenhuma situação, visto que seria injusto que alguém nascido no Brasil fosse submetido a uma lei estrangeira da qual não conhece.

Quando o Brasil autoriza a extradição?

Art. 1º Fica promulgado o Tratado de Extradição entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo do Estado de Israel, firmado em Brasília, em 11 de novembro de 2009, anexo a este Decreto. Art.

Quando pode ocorrer a extradição?

A extradição poderá ser concedida quando o governo requerente se fundamentar em convenção, tratado ou quando prometer ao Brasil a reciprocidade. VIII - o extraditando houver de responder, no Estado requerente, perante Tribunal ou Juízo de exceção.

É possível extraditar um brasileiro à pedido do Estado estrangeiro?

Art. 1º Em nenhum caso será concedida a extradição de brasileiros requisitada por Estado estrangeiro. O Governo Federal continuará, porém, a requisitar aos Estados estrangeiros a extradição de brasileiros, na forma de direito.

Extradição de Brasileiro - Art. 5º, LI, da CF/88

22 questões relacionadas encontradas

De quem é a competência para extraditar?

11.243, o STF entendeu que a competência para extraditar é do Presidente da República e, caso o STF tomasse para si tal competência, estaria violando a separação de poderes.

Quais são os requisitos para a concessão da extradição?

A extradição obedece a dois requisitos: o da especialidade, onde o indivíduo não pode ser julgado ou castigado por um delito diverso do que ensejou o pedido; e o da identidade ou da dupla incriminação, não se concederá a extradição quando no Estado requerido não se considerar crime o fato que alicerçou a solicitação, ...

Quais são os tipos de extradição?

Extradição Ativa e Passiva:

a extradição ativa, quando o Governo brasileiro requer a extradição de um foragido da Justiça brasileira a outro país, e. a extradição passiva, quando um determinado país solicita a extradição de um indivíduo foragido que se encontra em território brasileiro.

Quem extradita?

A extradição é o processo oficial pelo qual um Estado solicita e obtém de outro a entrega de uma pessoa condenada ou suspeita da prática de uma infração criminal. O direito internacional entende que nenhum Estado é obrigado a extraditar uma pessoa presente em seu território, em razão do princípio da soberania estatal.

Em que consiste a extradição?

Extradição é a remoção de um indivíduo de um Estado para outro. Basicamente, ela consiste na renúncia de jurisdição do Estado requerido (onde o indivíduo se encontra) sobre o extraditando (indivíduo) para o Estado requerente (que solicita a extradição).

Qual tipo de extradição o Brasil adota?

Resumo: A Constituição Federal veda a extradição de brasileiros natos. Não obstante, o Brasil é signatário do Estatuto de Roma que prevê a possibilidade de entrega de indivíduos que tenham cometido crimes contra a humanidade, independentemente de sua nacionalidade.

Como ser deportado do Brasil?

Artigo 65 - É passível de expulsão o estrangeiro que, de qualquer forma, atentar contra a segurança nacional, a ordem política ou social, a tranqüilidade ou moralidade pública e a economia popular, ou cujo procedimento o torne nocivo à conveniência e aos interesses nacionais.

Em que caso um brasileiro nato pode ser extraditado por ter cometido crime no exterior?

A Constituição da Republica Federativa do Brasil é clara ao vedar a extradição de brasileiro nato. ... Assim, o brasileiro nato que cometa um crime no exterior e retorne ao Brasil não poderá ser extraditado ao país local de cometimento desse delito.

Qual o cargo que não é privativo de brasileiro nato?

§ 3º São privativos de brasileiro nato os cargos:

I – de Presidente e Vice-Presidente da República; II – de Presidente da Câmara dos Deputados; III – de Presidente do Senado Federal; ... Os cargos acima não podem ser preenchidos por brasileiros naturalizados ou estrangeiros.

É possível a extradição daquele que perdeu a condição de brasileiro nato pela aquisição de outra nacionalidade?

“É vedada essa extradição de brasileiro quando de brasileiro se trata, mas a própria Constituição, que veda a extradição de brasileiro, afirma que o brasileiro perde a sua nacionalidade ao adquirir voluntariamente outra nacionalidade. E isso vem sendo repetido em todas as Constituições brasileiras.

Quem autoriza a extradição no Brasil?

O pedido de extradição é geralmente feito diplomaticamente entre os governos envolvidos e, no Brasil, o Supremo Tribunal Federal é a autoridade competente que concederá ou não o pedido.

Qual a diferença entre deportação e extradição?

A extradição é a saída compulsória do estrangeiro, em virtude de crime cometido em outro país, que pede para receber de volta o cidadão foragido. ... A deportação acontece quando o estrangeiro entra ilegalmente no país, ou sua permanência torna-se ilegal.

O que é extradição ativa e passiva?

A extradição ativa acontece quando o Governo brasileiro solicita que o processo ocorra para uma pessoa que está foragida da justiça brasileira. No caso da extradição passiva ocorre o inverso, ou seja, o Estado pede a extradição de um indivíduo foragido em território brasileiro.

Quais são as espécies ativa e passiva de extradição?

Extradição Ativa e Passiva

a extradição ativa, quando o governo brasileiro requer a extradição de um foragido da Justiça brasileira a outro país, e. a extradição passiva, quando um determinado país solicita a extradição de um indivíduo foragido que se encontra em território brasileiro.

O que é extradição instrutória?

A extradição poderá ser solicitada tanto para fins de instrução de investigação ou processo penal a que responde a pessoa reclamada (extradição instrutória), quanto para cumprimento de pena já imposta (extradição executória). ...

Quais os requisitos para a concessão de extradição e onde estão previstas no direito brasileiro?

A extradição no Brasil é prevista no artigo 5o, incisos LI e LII da Constituição de 1988, sendo detalhada no Título IX da Lei no 6.815/1980, vulgo "Lei dos Estrangeiros". ... O pedido de extradição é feito por vias diplomáticas pelo Estado requerente, cabendo a análise ao Supremo Tribunal Federal.

Quais as fases do processo de extradição?

Elas são dividas em 3 etapas: exame dos pressupostos básicos, análise jurídica e fase administrativa.

Como critério nacional Brasil não se concede extradição?

A Constituição Federal determina que o brasileiro nato nunca será extraditado e que o brasileiro naturalizado somente será extraditado no caso de ter praticado crime comum antes da naturalização.

Quem pode ser expulso do Brasil?

Art. 65. É passível de expulsão o estrangeiro que, de qualquer forma, atentar contra a segurança nacional, a ordem política ou social, a tranquilidade ou moralidade pública e a economia popular, ou cujo procedimento o torne nocivo à conveniência e aos interesses nacionais.

Qual a natureza jurídica do pedido de extradição?

Segundo Cezar Roberto Bittencourt, a ação de extradição é de natureza constitutiva, objetivando a formalização de um título que autoriza o Poder Executivo a entregar um estrangeiro a outro país soberano para responsabilizá-lo pela prática de crime.

Artigo anterior
Qual a origem das trufas?
Artigo seguinte
Quantos filmes a Marvel já lançou?