É possível a execução contra a Fazenda Pública com base em título executivo extrajudicial?

Perguntado por: Helena Inês Abreu Morais Barros  |  Última atualização: 16. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (40 avaliações)

Súmula 279 STJ - É cabível execução por título extrajudicial contra a Fazenda Pública. A Execução contra a Fazenda Pública está prevista nos artigos 730 e 731 do Código de Processo Civil, e deve ser estudada em conjunto com a EC n.

É possível a execução contra a Fazenda Pública fundada em título executivo extrajudicial?

Durante muito tempo, discutiu-se acerca da possibilidade desta execução estar fundada em título extrajudicial, o que foi pacificado na jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça quando da edição da Súmula 279, que definiu: “é cabível a execução por título extrajudicial contra a Fazenda Pública”.

Qual o procedimento para a execução contra a Fazenda Pública?

O procedimento de execução por título extrajudicial contra a fazenda pública está previsto no artigo 910 do CPC/15 e deve observar o regime de precatórios ou de requisição de pequeno valor - RPV, previsto no art. 100 da Constituição da República Federativa do Brasil.

Qual o procedimento inicial na execução fundada em título extrajudicial contra a Fazenda Pública?

ART. 910. NA EXECUÇÃO FUNDADA EM TÍTULO EXTRAJUDICIAL, A FAZENDA PÚBLICA SERÁ CITADA PARA OPOR EMBARGOS EM 30 (TRINTA) DIAS. Inicialmente, observamos que esse procedimento apenas será aplicado no caso em que o exequente possui título extrajudicial (reconhecido em lei como tal) cujo devedor seja a fazenda pública.

O que acontece na execução de título extrajudicial?

A ação de execução de título extrajudicial é um tipo de processo judicial de cobrança que possui a finalidade de cobrar dívidas que não foram devidamente pagas pelo devedor e constam registradas em algum título, como contrato, cheque, boleto ou nota promissória.

NOVO CPC - Execução contra a Fazenda Pública

38 questões relacionadas encontradas

Quais são as consequências da ação de execução de título executivo extrajudicial?

Sendo a proposta deferida pelo juiz, o exequente levantará a quantia depositada e serão suspensos os atos executivos; caso indeferida, seguir-se-ão os atos executivos, mantido o depósito, que será convertido em penhora (§ 4º).

Tem multa na execução de título extrajudicial?

523 do CPC no cálculo do crédito da execução de título extrajudicial: O artigo 523, § 1º do CPC e seus parágrafos não são aplicáveis à execução de título extrajudicial, mas apenas ao cumprimento de sentença. Assim, é indevido acréscimo de multa de 10% ao crédito exequendo com fundamento no art.

É necessária a instauração de processo de execução em face da Fazenda Pública tanto para títulos judiciais quanto para títulos extrajudiciais?

É necessária a instauração de processo de execução em face da Fazenda Pública tanto para títulos judiciais quanto para títulos extrajudiciais. No processo de execução contra a Fazenda Pública, o despacho inicial determinará a citação da Fazenda para pagar a dívida no prazo de 3 (três) dias, ou opor embargos.

Qual o procedimento para a execução fiscal?

Etapas da Execução Fiscal

A Execução Fiscal tem início quando a Fazenda Pública não consegue receber os valores pelas vias administrativas, depois que passados 60 dias da emissão da CDA. Assim que houver o recebimento da petição inicial, o devedor tem 5 (cinco) dias para pagar o débito.

O que significa quando o processo está na Fazenda Pública?

O conceito de Fazenda Pública é usado no Processo Civil como sinônimo de Estado, assim entendido como ente federado (União, Estados, Município e Distrito Federal) em sentido amplo, quando atua como parte ou interveniente na relação jurídica processual.

Como ficou a execução contra a Fazenda Pública com o NCPC?

No NCPC passou a existir um procedimento próprio chamado de cumprimento de sentença contra a Fazenda Pública. A nomenclatura execução contra a Fazenda Pública ficou destinada para a execução fundada em título extrajudicial. No cumprimento de sentença, a defesa da Fazenda é chamada de IMPUGNAÇÃO.

Quanto tempo demora para cumprimento de sentença contra a Fazenda Pública?

535, Novo CPC, portanto, trata da impugnação ao cumprimento de sentença pela Fazenda Pública. Esta terá, portanto, o prazo de 30 dias para impugnar a execução.

É possível a execução provisória contra a Fazenda Pública?

2 - Não há execução provisória contra as Fazendas Públicas. 3 - As execuções contra as Fazendas Públicas têm rito próprio previsto nos artigos 730 e 731 do CPC, que guardam conformidade com a norma constitucional do artigo 117 da CF/69 e artigo 100 da CF/88.

São devidos honorários nas execuções fundadas em título executivo Extra-judicial contra a Fazenda Pública?

São devidos honorários nas execuções fundadas em título executivo extrajudicial contra a Fazenda Pública, a serem arbitrados na forma do § 3ºdo artt . 85?. Decisão reformada, com fixação da verba honorária na forma das faixas estabelecidas no artigo 85 , § 3º , do Código de Processo Civil .

Quais são os títulos executivos extrajudiciais?

Os títulos executivos extrajudiciais consistem documentos ou atos aos quais a lei confere força executiva, cabendo ao credor promover o procedimento executório em face do devedor a fim de satisfazer a prestação obrigacional pendente.

O que acontece se a Fazenda Pública não impugnar a execução?

Referida multa é aplicada quanto o exequente, ressalvada a Fazenda Pública, deixa de pagar o valor no prazo estabelecido.

Como funciona o processo de execução?

Como funciona a execução judicial? A execução é um processo que tramita perante o Poder Judiciário, visando ao cumprimento da obrigação que o devedor não adimpliu espontaneamente. Por meio da execução, o patrimônio do devedor pode ser penhorado para o pagamento da dívida.

Quais os requisitos da petição inicial da execução fiscal?

Petição inicial

A sua forma é simples, devendo indicar tão somente (art. 6º da Lei de Execução Fiscal): (a) o juízo a que é dirigida (a Lei utiliza a frase"o Juiz a quem é dirigida", mas o jurisdicionado dirige sua pretensão ao órgão jurisdicional, não à pessoa do juiz); (b) o pedido; (c) o requerimento para a citação.

Quanto tempo demora um processo de execução fiscal?

O estudo inédito apontou que um processo de execução fiscal (cobrança financeira) na Justiça Federal leva em média 2.989 dias para ser julgado, isto é, oito anos, dois meses e nove dias. E se ocorressem todas as etapas da execução fiscal, o tempo ainda seria maior: 5671 dias, quase 16 anos.

Como é o procedimento da execução fundada em título judicial há exceções à regra?

Existem apenas três exceções em que haverá processo autônomo de execução fundado em título judicial: no cumprimento de sentença penal condenatória, estrangeira homologada ou arbitral; no cumprimento de sentença proferida contra a Fazenda Pública e no cumprimento de sentença condenatória por alimentos.

É possível ingressar com a execução somente de título executivo judicial?

O título executivo é condição necessária para a existência da execução, pois desde que exista o título, pode-se logo iniciar a ação de execução, sem que se haja previamente propor a ação de condenação, tendente a comprovar o direito do autor.

Quais são os títulos executivos extrajudiciais aptos a iniciar uma execução?

Há os chamados títulos executivos extrajudiciais. Cada um dos títulos enumerados pelo artigo 784 do CPC de 2015 é título particular ou público , autorizando a execução forçada, dentro do que chamamos de antiga ação executiva: I – a letra de câmbio, a nota promissória, a duplicata, a debênture e o cheque.

Quando cabe a multa do 523 CPC?

(2) Segundo o parágrafo 1º do art. 523, do Novo CPC, caso o executado não pague, voluntariamente, a dívida no prazo de 15 dias, incidirá sobre ele multa de 10%. Além disso, também deverá o executado arcar com honorários advocatícios valorados em 10%..

Como funciona execução de título extrajudicial?

A execução de título extrajudicial deve ter no polo ativo a pessoa que tem legitimidade originária da execução, o credor de um título executivo, ou ainda, o indivíduo que assume a legitimidade de forma derivada, como no caso de espólio.

Como se defender de uma execução de título extrajudicial?

Quando a execução se fundar em título executivo extrajudicial, a defesa do executado ocorre através de embargos do executado (arts. 914 ao 920 do CPC/2015). Trata-se de mecanismo de defesa distinto da impugnação ao cumprimento da sentença, especialmente por ter natureza de processo de conhecimento autônomo.

Artigo anterior
O que significa PPM vendas?
Artigo seguinte
Qual o satélite que pega Sky Gato?