É possível a distribuição de execução contra empresa em recuperação judicial?

Perguntado por: Núria Soraia Costa Rocha  |  Última atualização: 19. März 2025
Pontuação: 4.3/5 (24 avaliações)

IMPOSSIBILIDADE. A competência para executar créditos trabalhistas em face de empresa em recuperação judicial é do juízo universal da recuperação. É vedado o prosseguimento da execução mediante desconsideração da personalidade jurídica em face dos sócios no juízo trabalhista.

Pode executar empresa que está em recuperação judicial?

Empresa com plano de recuperação judicial em andamento não está sujeita a execuções trabalhistas.

Pode entrar com ação de cobrança contra empresa em recuperação judicial?

A aprovação do plano de recuperação judicial implica a novação das dívidas nele incluídas — ou seja, as dívidas originais são extintas e substituídas por outras. Com isso, é desnecessário ou juridicamente inviável o prosseguimento de ações e execuções contra o devedor.

É possível penhorar bens de empresa em recuperação judicial?

PENHORA DE BENS IMPOSSIBILIDADE. Não cabe penhora em bens de empresa em recuperação judicial.

Como cobrar uma empresa que está em recuperação judicial?

Como cobrar empresas em recuperação judicial
  1. Procure o administrador judicial. ...
  2. Verifique se seu crédito está no plano de recuperação judicial. ...
  3. Acompanhe o pedido de recuperação judicial. ...
  4. Habilite seu crédito.

Tenho uma ação contra empresa em RECUPERAÇÃO JUDICIAL, e agora?

23 questões relacionadas encontradas

O que acontece com as dívidas da empresa durante o processo de recuperação judicial?

4 – Quais créditos serão submetidos à recuperação judicial? Estarão sujeitos à recuperação judicial todos os débitos da empresa em recuperação judicial existentes até a data do pedido (09/03/2022), ainda que não vencidos, com exceção dos débitos tributários e demais exclusões normativas expressas.

Quem responde pela empresa em recuperação judicial?

64 da Lei 11.101/05, “durante o procedimento de recuperação judicial, o devedor ou seus administradores serão mantidos na condução da atividade empresarial, sob fiscalização do Comitê, se houver, e do administrador judicial”.

Qual o tempo máximo que a empresa pode ficar em recuperação judicial?

nº 61 da Lei nº 11.101/2005 – que regula a Recuperação Judicial, a Extrajudicial e a falência do empresário e da sociedade empresária –, uma vez deferida, a recuperação deverá ser encerrada no prazo máximo de 2 (dois) anos. Na prática, porém, ela pode perdurar por mais tempo, dependendo de autorização judicial.

O que fazer quando o executado não tem bens para penhorar?

Caso não encontre nenhum bem, pode ser pedido o sobrestamento do feito por um prazo pré-determinado (Ex.: 180 dias), período em que se espera que novos bens apareçam e possam ser penhorados posteriormente.

Quais os riscos de uma empresa em recuperação judicial?

Os riscos da nova Lei de Recuperação Judicial e Falências

Realmente, algumas modificações se mostram positivas. No entanto, parte delas poderá trazer maior insegurança e, consequentemente, restrição ao crédito e ao financiamento para as empresas que se encontram em situação de crise.

Qual o prazo para pagamento dos credores na recuperação judicial?

A Recuperação Judicial dá ao devedor o direito de suspender pelo prazo de 180 dias, prorrogável por mais 180 dias, o pagamento das dívidas que serão renegociadas no processo, até que os credores votem o plano de pagamento.

Qual a ordem de pagamento dos credores na recuperação judicial?

Pela aplicação do art. 187 do CTN, deverão ser pagos primeiramente os tributos federais, depois os estaduais e por último os municipais. Havendo concorrência entre obrigações tributárias e atos válidos praticados na falência ou na recuperação judicial, deve ser respeitada a ordem estabelecida no art. 83 da Lei n.

Sou devedor de uma empresa que faliu?

4 passos para quitar dívida com empresa falida | LNO
  • Acesse o site do Serasa Consumidor;
  • Escolha a opção “consultar dívidas”;
  • Preencha seu CPF e coloque sua senha;
  • Se não for cadastrado, faça o cadastro. Qualquer dúvida no cadastro, acesse a nossa Central de Ajuda.

Quais tipos de ações não serão suspensas na recuperação judicial?

Recuperação judicial: quais as ações que não sofrem suspensão?
  • Ações que demandem quantias ilíquidas [5] (art. ...
  • Reclamações trabalhistas;
  • Execuções fiscais;
  • Demandas arbitrais ( Resp.

O que fazer quando o executado entra em recuperação judicial?

Assim que entrar com o pedido de Recuperação Judicial, a empresa precisa apresentar um processo para o juiz. O juiz analisa esse processo e se a documentação estiver completa, emite o despacho que autoriza a recuperação.

Pode protestar título de empresa em recuperação judicial?

Recuperação Judicial não impede anotação em órgão de proteção ao crédito. Ainda que seja deferido o processamento da recuperação judicial com a respectiva suspensão das ações e execuções, podem ser mantidas anotações em órgãos de proteção ao crédito.

O que acontece se o devedor não tiver bens para o pagamento?

O que acontece se o devedor não tiver bens para o pagamento? O processo vai para o arquivo provisório até que sejam localizados bens do devedor para pagamento da dívida trabalhista.

Como executar empresa sem bens?

Se a empresa não possui bens disponíveis para a satisfação do débito trabalhista, a execução deve ser direcionada em face dos seus sócios. (Agravo provido). (TRT 17ª R., AP 0001273 -92.2017.5.17.0010, Divisão da 3ª Turma, DEJT 17/02/2020).

O que diz o artigo 774 do CPC?

774 do CPC/2015. Considera-se, portanto, atentatória à dignidade da justiça a conduta do executado que: (a) Frauda a execução (inciso I). Essa conduta não significa apenas 'cometer fraude à execução', em que o executado pratica ato de disposição de bens, capaz de reduzi-lo à insolvência.

Qual o prazo máximo para pagamento dos débitos no plano da recuperação judicial?

Os primeiros, no limite previsto na lei (cinco salários-mínimos por trabalhador e vencidos nos três meses anteriores ao pedido de recuperação judicial), têm que ser pagos em até 30 dias da homologação do plano. Os últimos, devem ser pagos, conforme o caso, em 1 (um) ou, no máximo, em 2 (dois) anos.

Qual o prazo máximo para que a empresa devedora quite todos os débitos descritos no plano de recuperação judicial?

Prazos. Na amostra verificada pelo estudo, as condições típicas aceitas por quem tem a receber foram dez anos para a quitação do débito, com o primeiro ano de carência. Mas não sem antes cortar pela metade o valor da dívida.

O que acontece quando acaba a recuperação judicial?

O que acontece quando acaba a recuperação judicial? O processo judicial acaba depois de 2 anos da sentença do juiz. A sua extinção também será feita por sentença (art. 63 da lei 11.101).

Quem paga o administrador judicial na recuperação judicial?

É a empresa devedora (recuperanda) quem paga o administrador judicial na recuperação judicial, conforme o art. 24 da lei 11.101.

Como será feito o pagamento aos credores?

Seja qual for a hipótese, o pagamento dos credores sempre será feito ordenada e proporcionalmente, de acordo com os art. 83 e 84 da Lei 11.101/05. Um importante discernimento que os credores devem ter neste processo é que há igualdade entre eles, desde que observada a preferência entre eles.

O que acontece com os sócios de uma empresa falida?

Quando uma empresa fale o que acontece com os sócios? Quando ocorre a decretação da falência temos como consequência a extinção da sociedade empresária. Isso significa que os vínculos entre os sócios deixam de existir.

Artigo anterior
Qual o pior Cid da depressão?
Artigo seguinte
Que alimentos ajudam a emagrecer?