É possível a alteração do pedido após o saneamento do processo?

Perguntado por: Inês Pires Rodrigues  |  Última atualização: 14. Juni 2024
Pontuação: 4.8/5 (53 avaliações)

-> APÓS O SANEAMENTO: NÃO é mais possível alterar ou aditar o pedido ou a causa de pedir, ainda que o réu dê o consentimento. Isso porque, a demanda tem que se estabilizar. Não é possível que se dê continuidade ao processo (à fase instrutória) sem que se saiba qual a controvérsia será decidida.

Quando o autor pode alterar o pedido?

De acordo com o inciso I do art. 329, o autor poderá, até a citação, aditar ou alterar o pedido ou a causa de pedir, independentemente de consentimento do réu, ou seja, qualquer eventual modificação é possível de ser realizada sem muitos obstáculos.

O que acontece após o saneamento do processo?

O saneamento do processo ou fase de saneamento, significa uma fase de organização do mesmo, na qual o magistrado resolve questões e toma providencia para prepara-lo para a fase de produção de provas(instrução) necessária para o julgamento (sentença).

É possível o aditamento uma vez que até o saneamento do processo é permitido alterar ou aditar o pedido sem o consentimento do réu?

O aditamento poderá ocorrer livremente a critério do Autor até a citação. Porém, sendo posterior a citação, o Autor poderá aditar a inicial até o saneamento do processo e desde que haja a concordância do Réu. O aditamento está previsto no artigo 329 do Novo CPC: Art.

É possível aditar a inicial após a citação?

Nos termos do art. 329 , do CPC , o aditamento da inicial pode acontecer livremente até o momento da citação do réu, contudo, caso o réu já tenha sido citado, a parte autora poderá realizar o aditamento até a fase de saneamento do processo, sendo necessária, nesse caso, a concordância do réu.

Profa. Ana Reale. Alteração de Pedido ou Causa de Pedir

21 questões relacionadas encontradas

Como corrigir uma informação errada na petição inicial?

A alteração da petição inicial só ocorrerá mediante emenda ou aditamento. Ambos os meios possuem amparo pelo Código de Processo Civil, no entanto existe uma tênue diferença que deve ser esclarecida, assim dispõe o CPC sobre a emenda da inicial: Art. 321.

O que diz o artigo 321 do CPC?

321 do CPC trata de prazo dilatório, podendo ser estendido quando previsível a dificuldade da parte em cumprir a determinação de emenda à inicial requerida no prazo legal ou quando demonstrado interesse em cumpri-la, por meio do requerimento de maior prazo para tanto."

O que diz o artigo 329 do CPC?

329 , I , DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL DE 2015 . PRINCÍPIO DA ESTABILIZAÇÃO DA DEMANDA. 1. O autor poderá, somente até a citação, aditar ou alterar o pedido ou a causa de pedir, independentemente de consentimento do réu, nos termos do art.

O que muda no saneamento do processo conforme o novo CPC?

Conforme o CPC (art. 357), sanear o processo implica: [1] resolver as questões processuais pendentes; [2] delimitar as questões de fato e de direito; [3] definir o ônus da prova; [4] ordenar a produção das provas pertinentes.

Até quando é possível aditar a inicial?

O aditamento poderá ocorrer livremente a critério do Autor até a citação. Porém, sendo posterior a citação, o Autor poderá aditar a inicial até o saneamento do processo e desde que haja a concordância do Réu. O Aditamento a inicial está previsto no artigo 329 do Novo CPC: Art.

Qual recurso cabível contra decisão de saneamento?

AGRAVO DE INSTRUMENTO - ART.

O que diz o artigo 369 do CPC?

Art. 369. As partes têm o direito de empregar todos os meios legais, bem como os moralmente legítimos, ainda que não especificados neste Código, para provar a verdade dos fatos em que se funda o pedido ou a defesa e influir eficazmente na convicção do juiz.

Qual é o recurso contra decisão saneadora?

RECURSO CABÍVEL.

Reconhecida a ilegitimidade passiva da instituição bancária, mediante despacho saneador, a irresignação da parte deve ser manifestada através do recurso de Agravo de Instrumento, na medida em que pendente de apreciação pelo juízo singular, a pretensão da parte autora em relação ao ente federativo.

Pode mudar o pedido no meio do processo?

Agora, caso o réu já tenha sido citado, o autor só poderá modificar seu pedido com o consentimento do réu. Por fim, se o processo já tiver sido saneado pelo juiz, o autor não poderá mais modificar o pedido. O que nos faz concluir que o pedido não poderá ser modificado em qualquer fase do processo.

É possível alterar o pedido da petição inicial?

A petiçào inicial pode ser emendada antes ou depois de ocorrida a citação do réu. Entretanto, é de se ressalvar que, o alcance desta modificação depende da atual posição do processo.

O que acontece se o réu não concordar com o aditamento?

IMPOSSIBILIDADE. ARTIGO 264 , DO CPC . 1 - Sem a concordância do réu em relação ao requerimento de aditamento formulado pelo autor, o objeto da lide deve restringir-se ao pedido inicial, nos termos do art. 264 do CPC .

Para que serve o saneamento do processo?

saneamento e de organização do processo: I - resolver as questões processuais pendentes, se houver; II - delimitar as questões de fato sobre as quais recairá a atividade probatória, especificando os meios de prova admitidos; III - definir a distribuição do ônus da prova, observado o art.

É obrigatório o saneamento do processo?

De acordo com artigo 357 do NCPC, excluídas as hipóteses de extinção ou de julgamento antecipado, o juiz deve sanear e organizar o processo, preparando-o, dessa forma, para o posterior julgamento do mérito.

O que vem depois do despacho saneador?

O momento normal de saneamento tem início com as providências preliminares e culmina com o despacho saneador previsto na audiência do art. 331 do CPC. o Após a fase postulatória, na denominada fase das providências preliminares.

O que diz o artigo 489 do CPC?

Está assim redigido o texto legal: “ Não se considera fundamentada qualquer decisão judicial, seja ela interlocutória, sentença ou acórdão, que: [...] não enfrentar todos os argumentos deduzidos no processo capazes de, em tese, infirmar a conclusão adotada pelo julgador ”.

O que diz o artigo 373 do CPC?

Artigo 373

O ônus da prova incumbe: I - ao autor, quanto ao fato constitutivo de seu direito; II - ao réu, quanto à existência de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor.

O que diz o art 485 IV do CPC?

§ 4º Oferecida a contestação, o autor não poderá, sem o consentimento do réu, desistir da ação.

O que diz o artigo 774 do CPC?

774 do CPC/2015. Considera-se, portanto, atentatória à dignidade da justiça a conduta do executado que: (a) Frauda a execução (inciso I). Essa conduta não significa apenas 'cometer fraude à execução', em que o executado pratica ato de disposição de bens, capaz de reduzi-lo à insolvência.

O que diz o artigo 513 do CPC?

513 , § 4º , do CPC/2015 - do qual exsurge a necessidade de intimação pessoal do executado - deve ser contado da decisão que ultimar a liquidação de sentença, homologando os respectivos cálculos, mediante interpretação teleológica do dispositivo legal em comento.

O que diz o artigo 1.015 do CPC?

1.015 do CPC/15 e verificar a possibilidade de sua interpretação extensiva, analógica ou exemplificativa, a fim de admitir a interposição de agravo de instrumento contra decisão interlocutória que verse sobre hipóteses não expressamente previstas nos incisos do referido dispositivo legal.

Artigo anterior
Quais as cores adotadas na NBR 7195?
Artigo seguinte
Quanto valia 1 Bitcoin em 2017?