Como se aposentar por tempo de roça?

Perguntado por: Álvaro Pinheiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (66 avaliações)

Para os rurais exige-se 5 anos a menos – 60 (H) e 55 (M) – e trabalho rural nos últimos 15 anos antes de completar essa idade. Em outras palavras, ou é urbano e recolhe INSS por 15 anos; ou é rural e comprova que nos últimos 15 anos trabalhou nessa atividade.

Como comprovar tempo de serviço rural para aposentadoria?

Como comprovar o tempo de atividade rural?
  1. Contrato individual de trabalho ou CTPS;
  2. Contrato de arrendamento, parceria ou empréstimo rural;
  3. Declaração do Sindicato dos Trabalhadores Rurais;
  4. Registro de imóvel rural;
  5. Comprovante de cadastro do INCRA;
  6. Bloco de notas do produtor rural;
  7. Notas fiscais de entrada de produtos;

Quem trabalha na roça aposenta com quantos anos?

Aposentadoria por idade urbana com tempo rural

Importante, a idade para este benefício deve ser de 65 anos para homens e 62 anos para as mulheres.

O que é preciso para dar entrada na aposentadoria rural?

  1. Entre no Meu INSS;
  2. Clique no botão Novo Pedido;
  3. Digite o nome do serviço/benefício que você quer;
  4. Na lista, clique no nome do serviço/benefício;
  5. Leia o texto que aparecerá na tela e informe seus dados para avançar.

Como averbar tempo de Agricultura para aposentadoria?

Após o tempo rural reconhecido e indenizado, o servidor pode requerer ao regime próprio a averbação daquele tempo, bastando um requerimento administrativo perante o órgão, acompanhado da Certidão de tempo rural emitida pelo INSS e as guias de recolhimento.

Aposentadoria Rural 2021│ Documentos Aposentadoria Rural TUDO O QUE PRECISA SABER

18 questões relacionadas encontradas

Como pedir averbação de tempo de serviço rural no INSS?

Essa comprovação pode ser feita por muitos meios, como: ficha do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, certidão de nascimento própria ou dos irmãos, histórico escolar, notas de produtor rural, autodeclaração rural, prova testemunhal e etc.

Pode juntar tempo rural e urbano na aposentadoria?

Ou seja, exige idade mínima de 65 anos para o homem e 62 anos para a mulher e carência de 180 meses. A diferença é que, na aposentadoria híbrida, é possível somar o período trabalhado na zona rural com o período trabalhado na zona urbana para cumprir os requisitos do benefício.

Precisa de advogado para dar entrada na aposentadoria?

Contratar um advogado não é uma exigência para dar entrada em algum dos benefícios do INSS. Você, mesmo sozinho, pode solicitar a sua aposentadoria.

Quantos anos tem 180 meses?

Ai você vai me dizer, mas 180 meses são 15 anos, sim, porém a contagem de meses é diferente da contagem de anos, ou seja, se você trabalhou 1 dia no mês, já se conta o mês inteiro.

Quais os direitos dos trabalhadores rurais?

O trabalhador rural tem vários direitos trabalhistas, como o salário em dia, décimo terceiro, adicional noturno, horas extras, descanso semanal, FGTS, aviso-prévio, seguro-desemprego, benefícios do INSS e outros. Atualmente, existem cerca de 18 milhões de trabalhadores rurais.

Como provar tempo rural antes de 1991?

Para provar atividade rural anterior a 1991, o INSS informou, por nota, que “aceita uma série de documentos, caso o segurado não possua carteira de trabalho ou carnês de contribuição, tais como holerites, crachás e contratos que comprovem sua ligação com a empresa ou façam referência a ela.

O que comprova atividade rural?

Qualquer pessoa que tenha ou teve imóvel rural cadastrado no Incra. O interessado deve procurar uma unidade do Incra nos estados ou acessar a página da Sala da Cidadania para requerer o comprovante de atividade rural. Informar o CPF e o código do imóvel rural cadastrado no Incra.

Como comprovar 180 meses de atividade rural?

Para os períodos anteriores a essa data, essa comprovação se dará através de uma autodeclaração. Isto é, a forma de comprovação, que antes era dada pelo sindicato dos trabalhadores rurais, agora é feita através de uma declaração feita pelo próprio segurado.

Quanto tempo é 180 meses de carência?

Carência e a aposentadoria por idade

Além da comprovação de idade mínima, é preciso cumprir a carência de 180 contribuições mensais (ou 15 anos de contribuição) para se aposentar por idade. No caso, a idade mínima hoje é de 65 anos para os homens e de 62 anos para as mulheres.

O que significa 180 meses de carência para se aposentar?

Para ter direito à Aposentadoria por Idade é preciso ter 180 meses de carência. Em alguns casos, por causa da contagem diferenciada de carência e tempo de contribuição, o segurado tem menos de 15 anos de tempo de contribuição mas já atinge 180 meses de carência.

Quanto cobra um advogado para dar entrada na aposentadoria?

Desta forma, o mínimo que o Advogado Previdenciário pode cobrar é: 20% dos atrasados; 2,6 dos primeiros salários de benefícios (20% das 12 parcelas que ainda não venceram e mais 13º salário).

Como dar entrada no pedido de aposentadoria?

Tudo passa a ser feito pela central 135 e Portal Meu INSS, plataforma criada pelo governo para o atendimento. Basta usar o site do Meu INSS ou baixar o aplicativo no celular e seguir alguns passos para solicitar seu benefício sem sair de casa.

Como faço para entrar com pedido de aposentadoria?

Solicitação da aposentadoria pela internet
  1. Acesse a plataforma Meu INSS;
  2. Faça o login da sua conta;
  3. Escolha a opção “Pedir aposentadoria”;
  4. Selecione a modalidade de aposentadoria desejada (por idade, por tempo de contribuição, especial, entre outras);
  5. Responda o questionário sobre sua vida profissional;

Quais são as novas regras para aposentadoria rural?

Acontece que em 2019 veio uma lei que mudou um pouco as coisas. Essa lei diz que a partir de 1 de janeiro de 2023 a forma de comprovação da atividade rural e da condição de segurado especial vai se dar somente pelo Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

Qual a diferença entre aposentadoria por idade rural e urbana?

Como previsto no art. 201, § 7º, II, da CF/88, a idade mínima para o requerimento da aposentadoria por idade do trabalhador rural será diminuída em 5 anos, para os dois sexos, se comparado com o trabalhador urbano. Portanto, essa idade passa a ser de 60 anos para os homens e 55 anos para as mulheres.

Qual o critério para aposentadoria urbana?

Conclui-se que as exigências para a Aposentadoria por idade urbana são: Para os homens: Idade de 65 anos e mais 20 anos de contribuição. Para as mulheres: Idade de 60 anos aumentando anualmente 6 meses até chegar em 62 anos e mais 15 anos de contribuição.

Como requerer averbação de tempo de serviço no INSS?

Para ter esse período reconhecido pelo INSS, o empregado não precisa pagar mais nada por isso, basta comprovar que trabalhou para a empresa através de documentos como o registro na carteira de trabalho, contracheque, testemunhas, contrato de trabalho, dentre outros documentos que possam comprovar o vínculo empregatício ...

Como averbar tempo de serviço no meu INSS?

Como pedir no INSS a averbação do tempo de serviço?
  1. acesse o site meu.inss.gov.br ou aplicativo Meu INSS (no Google Play ou na App Store)
  2. clique em Entrar, digite seu CPF e, depois, sua senha; se você ainda não tiver senha, clique aqui e saiba como se cadastrar.

Como incluir atividade rural no INSS?

Declaração do Sindicato dos Trabalhadores Rurais

Para isto, basta comparecer com todos os documentos que você já possui para comprovar o período como trabalhador rural, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município que você trabalhou no meio rural.

Artigo anterior
Como ser uma boa professora na creche?
Artigo seguinte
Pode deixar o gato dormir no quintal?