É possível a administração pública terceirizar Atividade-fim?
Perguntado por: Benjamim Matheus Rodrigues Matias | Última atualização: 22. April 2022Pontuação: 4.8/5 (23 avaliações)
Quais são as Atividades-fim da administração pública?
§ 1º As atividades de conservação, limpeza, segurança, vigilância, transportes, informática, copeiragem, recepção, reprografia, telecomunicações e manutenção de prédios, equipamentos e instalações serão, de preferência, objeto de execução indireta.
O que pode ser terceirizado na administração pública?
Bons exemplos de atividades-meio são aquelas do setor de limpeza, segurança, transporte, manutenção predial e de equipamentos, recepção, terceirização de portaria, etc.
É possível terceirizar a Atividade-fim Há exceções?
Dessa forma, a terceirização de serviços, independente do objeto social das empresas envolvidas, seja em atividades-meio ou fim, é lícita. Vale ressaltar que o STF manteve a responsabilidade subsidiária da empresa contratante já prevista no art. 5º-A, § 5º da lei 6.019/74.
É possível terceirizar a Atividade-fim da empresa quais as regras para tanto?
A terceirização de atividade-fim é autorizada pela lei
Até mesmo o exercício da atividade-fim é permitido! Isso quer dizer que uma empresa de tecnologia pode terceirizar desenvolvedores e uma universidade pode contar com professores terceirizados também.
Terceirização da atividade-fim na Administração Pública federal (Decreto 9.507/2018)
Quando a terceirização é ilícita?
A terceirização será ilícita quando o contratante utilizar os trabalhadores terceirizados em atividades distintas daquelas que foram objeto do contrato com a empresa prestadora de serviços a terceiros (desvio de função, acúmulo de funções ) – § 1º do art. 5º-A da Lei 6.019/1974.
O que pode eo que não pode ser terceirizado?
Desde 2017, qualquer atividade pode ser terceirizada, em qualquer setor, seja ela atividade-meio ou fim. Mas, há uma única exceção: as atividades de vigilância e transporte de valores não podem ser terceirizadas. Neste caso é obrigatória a contratação CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
É admitida a terceirização da prestação de serviços nas atividades relacionadas com a atividade-fim da empresa tomadora?
Portanto, tem-se como plenamente possível a terceirização de serviços ligados à atividade-fim da empresa tomadora, inclusive sem qualquer formação de vínculo entre o empregado da prestadora e a contratante.
É possível a terceirização da Atividade-fim da Caixa Econômica Federal Justifique sua resposta?
De acordo com o ministro Og, a Caixa, embora vinculada como empresa pública ao Estado, executa uma atividade econômica em ambiente de concorrência. Assim, a terceirização dos serviços jurídicos é possível porque a atividade não se vincula à atividade-fim do órgão.
Quais os tipos de serviços que podem ser terceirizados?
- Limpeza. Contar com o auxílio de uma empresa especializada para realizar essa tarefa é um dos exemplos mais clássicos de terceirização de serviços. ...
- Contabilidade. ...
- Armazenamento de produtos. ...
- Serviços Administrativos. ...
- Segurança.
O que é servidor público terceirizado?
Qualquer pessoa que exerça função pública, mesmo que por meio de empresa terceirizada pelo Poder Público, se equipara à condição de servidor público do quadro efetivo para fins de ação penal.
Como trabalhar terceirizado em órgão público?
De acordo com Decreto n° 9.507/2018, “as contratações deverão ser precedidas de planejamento e o objeto será definido de forma precisa no instrumento convocatório, no projeto básico ou no termo de referência e no contrato como exclusivamente de prestação de serviços”.
Quais dos serviços abaixo não são passíveis de serem terceirizados?
Não podem ser terceirizadas, por sua vez, as atividades inerentes às categorias funcionais abrangidas pelo plano de cargos do órgão ou entidade; as que constituam a missão institucional do órgão ou entidade (atividades-fim) e que impliquem limitação do exercício dos direitos individuais em benefício do interesse ...
Quais são as Atividades-fim?
A atividade-fim é a finalidade da empresa, ou seja, seu objetivo registrado em seu contrato social. Por exemplo, considere uma indústria automobilística. Logo, sua atividade-fim é a produção de automóveis.
O que é atividade meio e fim?
Atividade-fim é aquela que compreende as atividades essenciais e normais para as quais a empresa se constituiu. É o seu objetivo a exploração do seu ramo de atividade expresso em contrato social. Atividades-meio é aquela não relacionada, diretamente, com a atividade-fim empresarial. Exemplo: indústria de móveis.
O que é Atividade-fim na terceirização?
Atividade fim é a atividade principal de uma empresa, aquela atividade a qual foi motivo de abertura da empresa. Já, atividade-meio são todas as atividades necessárias no processo de produção da atividade-fim e que não se confundem com esta.
O que diz a CLT sobre terceirização?
O trabalhador terceirizado é aquele que é contratado como CLT por uma empresa que oferece seus serviços para outra. Por exemplo, suponha que uma empresa de limpeza seja contratada para limpar o escritório de uma companhia de TI.
Que tipos de atividades são permitidas de se terceirizar após a lei 13.429 17?
A empresa contratante pode estender ao trabalhador da empresa de prestação de serviços o mesmo atendimento médico, ambulatorial e de refeição destinado aos seus empregados, existente nas dependências da contratante, ou local por ela designado (artigo 5º-A, § 4º, da Lei 6.019/1974, acrescentado pela Lei 13.429/2017).
Qual a responsabilidade trabalhista das empresas na terceirização?
2 Responsabilidades das Empresas na Terceirização
Que numa terceirização irregular, aplicando o art. 455 da CLT a responsabilidade será solidária pelos débitos trabalhistas, ou seja, o prestador de serviços terceirizados poderá cobrar tanto da tomadora quanto da prestadora de serviços (BENHAME,2018).
Quais as desvantagens da terceirização do trabalho?
- Dúvidas sobre a legislação. ...
- Dificuldade em encontrar boas empresas parceiras. ...
- Distanciamento com os prestadores de serviço. ...
- Demissões e rotatividade de funcionários. ...
- Dependência de terceiros e perda da identidade cultural.
Quais são as principais vantagens e desvantagens da terceirização?
- 2- Produtividade. O aumento no ritmo de trabalho e em produtividade é mais uma vantagem da terceirização. ...
- 3- Otimização. ...
- 4- Economia. ...
- 1- Fiscalização. ...
- 2- Busca pelo parceiro ideal. ...
- 3- Planejamento. ...
- 4- Dependência.
Quais aspectos positivos e negativos da terceirização do trabalho?
Positivo: Haverá maior competitividade da economia e geração de empregos formais com o estímulo a contratação de empresas especializadas. Negativo: Em tese, os empregos já existem.
O que diz a Súmula 331 do TST?
I - A contratação de trabalhadores por empresa interposta é ilegal, formando-se o vínculo diretamente com o tomador dos serviços, salvo no caso de trabalho temporário (Lei nº 6.019, de 03.01.1974).
Quais as diferenças qualitativas dos serviços terceirizados e não terceirizados?
Você como gestor assume total responsabilidade por esse colaborador. Já no caso colaborador terceirizado quem contrata e assina a carteira é a empresa que você contratou para a prestação do serviço. Por isso, a responsabilidade de pagamento e acesso aos benefícios desses trabalhadores é dela e não sua.
Como trabalhar em órgão público sem concurso?
3 – Comissionado
Também chamado de cargo de confiança, o servidor em função comissionada ocupa uma posição de livre nomeação, ou seja, não precisa ser aprovado em um concurso público. Contudo, a ele não é garantido o direito de estabilidade, logo, pode ser dispensado sem justificativa.
O que é perda de fiança?
O que falar sobre poluição?